Cachorro ou gato? Eis a questão para quem está pensando em ter um animal de estimação. Esta é, sem sombra de dúvidas, uma das dúvidas mais comuns entre tutores de primeira viagem. E nem sempre é fácil de resolvê-la! Afinal, cada animal terá personalidade diferente.
E isto também gera pontos positivos e negativos, dependendo do que você está esperando. Por isso, vamos te ajudar a decidir! Veja abaixo um pouco mais sobre estes animais fofos.
Cachorro ou gato: como escolher?
Como você pode escolher entre cachorro ou gato? Se você está se fazendo esta pergunta, é porque muito provavelmente é o seu primeiro animal de estimação. Ou então, nunca teve um ou outro pet. E não há problema nisso! No texto de hoje, vamos apontar alguns critérios para que você possa usar de base para sua escolha.
E já podemos adiantar que nem sempre é uma escolha fácil. Afinal, um cãozinho ou um gatinho sempre são extremamente fofos e apegáveis. E alguns “pontos negativos” acabam nem fazendo diferença, neste caso.
Construir um lar perfeito leva tempo, pois é preciso entender comportamentos, manias, medos e vontades. Por isso, a primeira dica é: paciência. Dê tempo ao tempo e acompanhe o texto.
Todo animal de estimação merece amor e carinho
Antes mesmo de você sair escolhendo entre cachorro ou gato, entenda uma coisa: todo animal precisa (e merece!) muito amor e carinho. Estes são pontos fundamentais para que eles possam viver felizes e equilibrados. Sem isto, qualquer outro esforço para entregar um bom lar para eles pode ser em vão.
Há uma comparação que muitas pessoas fazem com relação ao pouco tempo de vida dos cães, mas que serve para gatinhos também. Se comparado ao tempo de vida de uma pessoa, é muito menos. E isto tem um motivo folclórico: basicamente, os animais vivem menos pois já nasceram sabendo amar. Já os humanos, levam tempo para isso e por isso, vivem mais.
É claro que esta é apenas uma metáfora. Mas que pode ser completamente adequada a realidade dos pets e vem de encontro com o que mencionamos anteriormente: eles são movidos a amor! Por isso, antes de escolher entre um e outro, saiba o que eles esperam de você!
Saiba que tipo de personalidade você quer
Para que possamos começar a escolher entre cachorro ou gato, é importante entender que cada um deles vai ter personalidades e comportamentos diferentes. As necessidades vão ser diferentes. Os medos vão ser diferentes. A higiene vai ser diferente. Além de muitos outros pontos.
Assim sendo, quando estamos escolhendo um pet, precisamos nos atentar também ao nosso objetivo com eles. Nós já sabemos o que eles esperam de nós, conforme mencionamos anteriormente. Mas, e você, sabe o que esperar do seu mais novo membro da família?
É importante começar a entender isto, pois a escolha também passa muito pelo seu estilo de vida, afazeres, hobbies e necessidades. Principalmente se você morar sozinho ou sozinha, saiba que a atenção para o animal precisará ser ainda maior.
Caso não haja a atenção necessária, muitas vezes será um problema para quem busca um cãozinho ou um gatinho. O que é péssimo para o animal, pois gerará cães estressados e gatos ansiosos.
Assim sendo, vamos te ajudar a esclarecer um pouco mais as questões da personalidade de cada um e, desta forma, você terá mais base para escolher. Acompanhe.
Cachorro ou gato: Os cães são muito mais extrovertidos
Este é o primeiro ponto para que a escolha entre cachorro ou gato tenha um pouco mais de critério. Talvez você até já tenha percebido, mas os cães são muito mais extrovertidos que os gatos. E isto se deve por uma série de razões relacionadas, justamente, a personalidade do animal.
Se você é alguém que busca interação o tempo inteiro com o seu pet, brincadeiras e pouca economia de energia, um cachorro talvez seja a melhor opção. Se você tiver um quintal grande, por exemplo, um cachorro de grande porte pode ser uma ideia bacana. Pois ele sempre estará disposto a correr e se divertir.
Ou então, um cachorro de pequeno porte para viver dentro de casa também pode ser uma boa opção para buscar este “extravaso”. Os cães, no geral, tem este aspecto de mais “bobões”. O que pode ser muito positivo para quem busca este estilo de animal de estimação!
Mas não se engane: simplesmente pelo fato do animal correr e brincar o tempo inteiro, não significa que ele não tenha necessidades específicas para viver desta forma. Não se aproveite desta “boa vontade” deles. É sempre importante equilibrar tudo!
Já com relação ao gato, não ser extrovertido não significa ser mais “chato”. Os gatos apenas tem o tempo deles e não é de sua personalidade, por exemplo, fazer alvoroço assim que o tutor chegar em casa. O comportamento mais neutro nestes casos muitas vezes transparece indiferença com você. Mas isto não é verdade e vamos falar disso abaixo. Acompanhe.
Cachorro ou gato: Um gato pode ser muito mais independente
Já entendemos que um cão pode ser muito mais extrovertido em alguns pontos e um gato pode ser mais neutro em outros. Isto por si só já poderia ser um bom critério de escolha entre cachorro ou gato. Porém, há mais pontos a serem levados em consideração. E um deles, é a questão da independência.
Um cachorro independente muitas vezes é resultado e reflexo de muito trabalho, esforço e dedicação da sua parte para ensiná-lo e ter paciência o suficiente até que ele possa entender. Já o gato não. Ele pode ser muito mais independente e de maneira automática. Pois está na personalidade deles!
Por exemplo, enquanto que o cão não dá muita relevância para tomar banho, embora precise, o gato é muito mais preciso neste quesito. Ele sempre fará a limpeza do corpo de forma automática durante boa parte do dia. E isto acaba com que ele não precise de uma ducha com frequência.
De forma geral, gatos são mais independentes para uma série de questões. E se você procura um pet que possa “facilitar” o dia a dia, talvez o gato seja a melhor opção.
Cachorro ou gato: A felicidade do cachorro pode ser contagiante
Você já teve um dia ruim no trabalho em que tudo que você precisava era chegar em casa e encontrar alto-astral? Pois bem, entre um cachorro ou gato, certamente a felicidade aparente do dog poderá ser contagiante. Assim que você chegar em casa e vê-lo saltitando de felicidade, automaticamente seu dia já fica um pouco mais leve.
Afinal, este é um claro sinal de amor e de importância. E quando você pensava que ninguém ligava para você, o seu cachorro pode mudar seu pensamento facilmente! E isto ajudará muito você aprender a conviver com um cachorro, pois nestes momentos, tudo valerá a pena.
E esta característica também faz parte do que falamos anteriormente: cães são mais extrovertidos!
Cachorro ou gato: O gato tende a ser muito mais higiênico do que os cães
Se manter a higiene do seu animal de estimação pode vir a se tornar um problema a longo prazo (devido a tempo e dinheiro), talvez a melhor opção seja ter um gato. Eles costumam ser muito mais higiênicos do que os cachorros. Muitas vezes, tudo que você precisa fazer é apenas limpar a caixa de areia uma vez por dia!
O restante muitas vezes acaba sendo automático devido a personalidade e ao estilo de vida do bichano. Conforme já mencionamos anteriormente, o gato passará boa parte do dia se lambendo. Isto significa que ele está tomando banho! Ou seja, mantendo a higiene.
Além de que na maioria das vezes você nem precisará ensinar o gato a usar o banheiro. Ele automaticamente entenderá onde deve fazer as necessidades. Enquanto o cão, por exemplo, fará em qualquer lugar, até entender, através de um adestramento de cachorro, onde é o local certo.
Com estes critérios, você já conseguiu tomar sua decisão entre cachorro ou gato? Independente da escolha, saiba que um animal de estimação transformará a sua vida para melhor. Boa sorte.