É uma raça gentil e sem medo, o maltês cumprimenta a todos como um amigo. Seu casaco branco glamuroso dá-lhe um olhar de nobreza altiva, mas as aparências enganam. Este é um cão enérgico e vigoroso que se destaca não só como um companheiro, mas também como um cão de terapia e concorrente em alguns competições para cachorro como agility, obedience, rally, e tracking. Mas acima de tudo, ele gosta de estar com seus donos.
Ao longo de sua longa história, o maltês tem recebido muitos nomes, tais como “Melitae Dog,” “Ye Ancient Dogge of Malta,” o “Roman Ladies Dog,” “The Comforter,” o “Spaniel Gentle,” o “Bichon,” o “Maltese Lion Dog,” e o “Maltese Terrier”. Hoje, ele é conhecido simplesmente como o Maltês.
Esta raça elegante de “cão de brinquedo” é famoso por seu pelo branco de seda que cobre seu corpo. Em linha reta e grosso, o revestimento cai até o chão. Muitos anos atrás, o Maltês veio em diversas cores, mas nos dias de hoje são sempre brancos. Ele parece flutuar sobre uma nuvem de pelos brancos. Por que ele não tem um sub-pelo, a queda de pelos é pouquíssima, e muitas pessoas consideram a raça ideal para quem tem alergias.
Mas o maltês é mais do que um lindo casaco branco. Completando o quadro tem um crânio ligeiramente arredondado, nariz preto, orelhas caídas, olhos pretos e alertas, pernas retas e curtas, e uma cauda graciosa. Ele é um doce, inteligente e dedicado aa sua família humana. E, como uma das menores das raças toy, ele é bem adequado para apartamentos ou condomínios . Onde quer que ele viva, o maltês é sensível ao seu ambiente e se torna um cão de guarda eficaz.
Embora pareça delicado e aristocrático, o Maltês pode ter uma grande quantidade de energia. Eles aprendem rapidamente se recompensados por seus esforços. Eles têm uma longa história como cães de companhia. Malteses exigem muita atenção humana e sofrem de ansiedade de separação.