Esse Terrier natural de Staffordshire, na Inglaterra, ama sua família, se dá muito bem com humanos e já foi conhecido como o “cachorro babá”, devido a sua docilidade e paciência com crianças.
Não se deixe levar pela reputação dos Pit Bulls, quando o assunto são humanos, os Staffies realmente são muito apaixonados por nós. A convivência se torna problemática quando o assunto são outros cães, traço esse ainda remanescente de sua origem nos ringues. Por isso, esse relacionamento deve ser trabalhado no cão através de socialização e treinamento desde filhote para que se acostume com a presença dos outros animais. Eles são particularmente abertos com estranhos. Adoram um bom jogo e desafios, então essa também é uma boa alternativa para drenar toda essa energia que os Staffies têm.
Sua necessidade de exercício deve ser levada a sério. Como eles são cães que irradiam energia, longos passeios no parque e atividades que o trabalhem mentalmente são essenciais.
Inteligante, corajoso e independente, sua natureza de Terrier toma conta em muitas situações, principalmente quando o assunto é a tenacidade, caça e escavações.
Em uma relação estreitamente estabelecida, essa é uma raça que se mostra muito agradável, companheira, obediente e segura, com as fêmeas sendo particularmente mais dóceis. Porém, para atingir esse equilíbrio, ele precisa ser treinado com persistência e continuidade, de preferência desde a mais tenra idade com técnicas que envolvam o reforço positivo. A raça não é recomendada para tutores que costumam deixar seus cães fazerem o que quiserem, principalmente por que nesse caso, eles o farão. Com a falta de harmonia, pode se esperar um cão que não escuta a você, muitos buracos no jardim e o sofá em pedaços.
A raça não reage bem quando fica sozinha por longos períodos de tempo e os cães não devem ser deixados no jardim. O ideal é que eles fiquem com a família dentro de casa, mas com acesso ao jardim.
Apesar de ser um cão de porte médio, com uma média de 11 à 17 quilos, tem grande força física, vinda de um corpo musculoso e compacto. Ele é levemente mais longo do que alto, relativamente largo, o dando um centro de gravidade baixo e um posicionamento firme. Seu tamanho pode esconder a agilidade surpreendente e a força que vem de seus músculos. A cabeça larga oferece espaço suficiente para a fixação dos músculos da mandíbula.