Esse Terrier de temperamento bem afirmado precisa que sua independência seja respeitada. Muito expressivo, ele dá, por vezes, a impressão de estar sorrindo. Audacioso e irrequieto, já foi um caçador corajoso e eficaz. Atualmente é bastante apreciado como cão de companhia. Ele pode aprender a obedecer, mas não é sempre que responde de imediato ás ordens. Ele não suporta a brutalidade e se o repreender pode “resmungar” durante muito tempo. Muito sociável, gosta de brincar com crianças. É pouco barulhento, mas alguns se expressam emitindo um tipo de “jodi” tirolês.
Eles são muito inteligentes e aprendem rapidamente as pistas que sinalizam quando você está indo dar uma caminhada ou indo para o escritório, quando é hora das refeições, e o que você gosta e não gosta que eles façam.
Este cão alerta e bem humorado foi originalmente criado para ajudar na caça a raposa, expulsando raposas de seus esconderijos. Ele ainda tem um poderoso impulso para caçar e cavar, bem como o nível de energia que lhe permitia acompanhar os caçadores a cavalo. Border Terriers são companheiros maravilhosos que são ativos e amam desafios. Embora ele não tenha uma aparência cativante como alguns de seus parentes terriers, o Border Terrier ainda é um puro terrier, pois vive a vida com grande entusiasmo, ama o ar livre e a proximidade com as pessoas. É um pouco surpreendente que ele não seja mais popular, uma vez que ele é um dos mais saudáveis cães de pedigree. Ele é robusto, resistente, e ótimo com as crianças, fazendo dele um dos principais candidatos para um animal de estimação para a família. O Border Terrier pode ser pequeno – 6.800kg aproximadamente – mas não é frágil. Ele brinca sem cansar com as crianças, e ele é atlético o suficiente para acompanhar qualquer pessoa.
Com sua família, ele é carinhoso, mas auto-suficiente. E ele pode ser um artista no campo da fuga! Graças à sua inteligência, natureza bem-humorada, e vontade de trabalhar, o Border pode se adaptar à vida em qualquer ambiente, cidade ou campo, e é altamente treinável.
Este não é um cão para ser criado no quintal. É provável que quando você voltar para casa vai encontrar seus vizinhos fazendo fila para reclamar sobre a latido (que é muito potente) e seu quintal cheio de buracos. Para manter o seu Border e os vizinhos felizes e seu quintal livre de buracos, faça pelo menos meia hora por dia de exercícios que queimem sua energia. Além de mantê-lo entretido, o exercício vai ajudar a manter seu peso – esta raça pequena é propenso à obesidade.
Com as suas necessidades de companheirismo e atividade atendidas, o seu Border Terrier será um cão feliz que geralmente se relaciona bem com todos, desde crianças a estranhos. Eles vão latir com barulhos estranhos, mas não espere que ele sejam um cão de guarda feroz se um intruso entrra em sua casa. O Border Terrier pode fazer você chorar de tanto rir. Apesar de ter um espírito independente, ele quer agradar. Se você elogiá-lo por um trabalho bem feito, ele vai aprender rapidamente qualquer coisa que você ensinar. Ele pode ser um pouco teimoso, mas sempre a será menina dos olhos do seu tutor.