O Mastim Tibetano é considerado uma das raças de cães mais raras, belas e antigas.
Muitas pessoas fazem uma analogia entre mastins e leões. Eles têm algumas semelhanças. Tamanho enorme, coragem, destemor, inteligência incrível e engenhosidade são inerentes a esses cães.
Esses cães enormes são muito amantes da liberdade, mas ao mesmo tempo têm grande resistência e simpatia.
A raça recebeu este nome devido à sua origem. Esses cães foram criados no Tibete. No entanto, a origem exata ainda gera polêmica e questionamentos.
O crescimento de um cão adulto chega a 60-70 centímetros. Você provavelmente está se perguntando quanto pesa um Mastim Tibetano adulto? E aqui está a resposta: 65-80 kg é o peso normal para um adulto.
Personalidade do Mastim Tibetano
Mastins Tibetanos são verdadeiramente uma raça real. Eles são caracterizados pela nobreza, moderação e autoestima. Eles não vão mostrar agressividade, latir ou ficar nervosos sem motivo aparente.
Esses animais não aceitam ser tratados como animais de estimação, eles adoram quando seus donos os percebem como iguais.
Os mastins tibetanos têm um forte instinto guardião. Eles são considerados um dos vigilantes mais confiáveis. Isso explica o aumento da atividade ao anoitecer.
Os ancestrais dos mastins ganhavam força durante o dia para guardar o território ou objeto que lhes era confiado à noite.
Mastim Tibetano e família
O Mastim Tibetano é sensível às emoções. Não é uma boa ideia discutir com o seu cônjuge ou castigar seu filho na frente dele. Ele pode pensar que é seu dever intervir.
O Mastim Tibetano é tranquilo dentro de casa, mas fora é muito ativo. Ele é um cão moderadamente ativo e atlético; assim, um quintal murado é necessário para ele poder fazer seus exercícios.
Mas não ache que ele não pode escalar o muro ou pular a cerca de arame se decidir que quer ir explorar as redondezas.
Além disso, ele também gosta de cavar, por isso não se surpreenda se você voltar para casa e encontrar um novo projeto de paisagismo em seu jardim.
Mastim Tibetano e outros animais
Se novos animais aparecem na casa, os mastins os percebem como rivais e tentam reconquistar o direito indiscutível à liderança.
A exceção são os animais de estimação, ao lado dos quais o mastim cresceu. Ele os percebe como membros de sua família, independentemente de ser um gato, um cachorro ou, por exemplo, um pato.