Mastim Tibetano

Foto da Raça
Mastim Tibetano
"Guardião por natureza, corajoso, fiel e dócil."
Grande Dogue muito elegante em sua roupagem preta.
Grupo 2
info
Informações Gerais

O Mastim Tibetano é considerado uma das raças de cães mais raras, belas e antigas.

Muitas pessoas fazem uma analogia entre mastins e leões. Eles têm algumas semelhanças. Tamanho enorme, coragem, destemor, inteligência incrível e engenhosidade são inerentes a esses cães.

Esses cães enormes são muito amantes da liberdade, mas ao mesmo tempo têm grande resistência e simpatia.

A raça recebeu este nome devido à sua origem. Esses cães foram criados no Tibete. No entanto, a origem exata ainda gera polêmica e questionamentos.

O crescimento de um cão adulto chega a 60-70 centímetros. Você provavelmente está se perguntando quanto pesa um Mastim Tibetano adulto? E aqui está a resposta: 65-80 kg é o peso normal para um adulto.

Personalidade do Mastim Tibetano

Mastins Tibetanos são verdadeiramente uma raça real. Eles são caracterizados pela nobreza, moderação e autoestima. Eles não vão mostrar agressividade, latir ou ficar nervosos sem motivo aparente.

Esses animais não aceitam ser tratados como animais de estimação, eles adoram quando seus donos os percebem como iguais.

Os mastins tibetanos têm um forte instinto guardião. Eles são considerados um dos vigilantes mais confiáveis. Isso explica o aumento da atividade ao anoitecer.

Os ancestrais dos mastins ganhavam força durante o dia para guardar o território ou objeto que lhes era confiado à noite.

Mastim Tibetano e família

O Mastim Tibetano é sensível às emoções. Não é uma boa ideia discutir com o seu cônjuge ou castigar seu filho na frente dele. Ele pode pensar que é seu dever intervir.

O Mastim Tibetano é tranquilo dentro de casa, mas fora é muito ativo. Ele é um cão moderadamente ativo e atlético; assim, um quintal murado é necessário para ele poder fazer seus exercícios.

Mas não ache que ele não pode escalar o muro ou pular a cerca de arame se decidir que quer ir explorar as redondezas.

Além disso, ele também gosta de cavar, por isso não se surpreenda se você voltar para casa e encontrar um novo projeto de paisagismo em seu jardim.

Mastim Tibetano e outros animais

Se novos animais aparecem na casa, os mastins os percebem como rivais e tentam reconquistar o direito indiscutível à liderança.

A exceção são os animais de estimação, ao lado dos quais o mastim cresceu. Ele os percebe como membros de sua família, independentemente de ser um gato, um cachorro ou, por exemplo, um pato.

query_stats
Estatisticas
Mínimo
Máximo
favorite Expectativa de vida
10 anos
10 anos
expand Altura
61 cm
66 cm
scale Peso
55 kg
80 kg
attach_money Preço de Venda
R$ 0,00
R$ 4.000,00
hotel_class
Caracteristicas
Adaptabilidade
starstarstarstarstar
Nível de afeição
starstarstarstarstar
Bom para apartamento
starstarstarstarstar
Tendência de latir
starstarstarstarstar
Amigável com gatos
starstarstarstarstar
Amigável com crianças
starstarstarstarstar
Amigável com cães
starstarstarstarstar
Necessidade de exercícios
starstarstarstarstar
Espaço necessário
starstarstarstarstar
Tosa
starstarstarstarstar
Problemas de saúde
starstarstarstarstar
Inteligência
starstarstarstarstar
Gosto por brincadeiras
starstarstarstarstar
Queda de pelo
starstarstarstarstar
Necessidade social
starstarstarstarstar
Amigável com estranhos
starstarstarstarstar
Territorialista
starstarstarstarstar
Facilidade de treinamento
starstarstarstarstar
Cão de guarda
starstarstarstarstar
Tolerância ao frio
starstarstarstarstar
Tolerância ao calor
starstarstarstarstar
location_on
Origem do Mastim Tibetano: Tibet

A idade exata da raça é difícil de determinar. O Mastim Tibetano é considerado um dos cães mais antigos.

Na época de seu aparecimento, as pessoas não sabiam escrever, então a idade aproximada da raça foi estabelecida por meio de testes genéticos. De acordo com seus resultados, os mastins tibetanos apareceram na Terra há pouco mais de cinco dezenas de milhares de anos. Esta é uma das raças mais antigas de todas que existem na terra.

Achados fósseis de arqueólogos na forma de restos de esqueletos sugerem que esses cães existiram com sucesso junto com os humanos durante a Idade da Pedra e do Bronze.

O Tibete é considerado a pátria dos mastins, uma área sagrada. Lá, os cães eram criados para proteger a habitação e o gado durante o pastoreio, bem como para a caça.

Descendente direto do Grande Cão do Tibete, o Mastim ou Dogue do Tibete permaneceu praticamente igual; só seu tamanho diminuiu.

Pouco se sabe sobre o Mastim tibetano antes de 1800

Em 1800, o capitão Samuel Turner mencionou o uso de “enormes cães” em seu livro de memórias, An account of an Embassy to the Court of the Teshoo Lama in Tibet, mas ele não deu nenhuma descrição deles.

Em 1847, o primeiro cão do Tibete foi importado para a Inglaterra e dado à rainha Victoria como um presente do Lord Hardinge, o vice-rei da Índia.

Reconhecimento do Mastim Tibetano nos clubes

Em 1873, o England’s Kennel Club foi fundado e o Mastim Tibetano oficialmente entrou no Stud Book como o Tibetan Mastiff, deixando seu título de “Grande Cão do Tibete” para trás.

Em 1874, o príncipe de Gales, que mais tarde se tornou rei Edward VII, importou mais dois Mastins Tibetanos para a Inglaterra e eles participaram da exibição em 1875 no Alexandra Palace Show.

Mastins Tibetanos continuaram a ser importados, ocasionalmente, para a Inglaterra e Europa, e o primeiro clube da raça Mastim Tibetano foi fundado em 1931.

A II Guerra Mundial pôs fim à criação de animais, e não foi antes 1976 que os criadores ingleses começaram a importar os cães novamente. A raça teve uma história similar nos Estados Unidos.

No final da década de 1950 foi visto dois Mastins Tibetanos sendo dados de presente ao presidente dos Estados Unidos, mas os cães foram levados para uma fazenda e nunca mais foram vistos.

Em 1970 vários Mastins Tibetanos foram importados para os Estados Unidos e eles se tornaram os cães de reprodução da raça nos Estados Unidos.

O Tibetan Mastiff Club of America foi fundado em 1974, no mesmo ano também surgiu a American Tibetan Mastiff Association.

A primeira competição de exibição em que os Mastins Tibetanos foram vistos foi o National Specialty Match em outubro de 1979.

Reconhecimento da raça no American Kennel Club

A raça só recentemente foi reconhecido pelo American Kennel Club como membro do Grupo de Trabalho em janeiro de 2007.

Hoje, no Tibete, é difícil encontrar um puro-sangue do Mastim Tibetano, mas ocasionalmente pode ser encontrado viajando com as caravanas e os comerciantes, e guardando gado e casas.

contact_support
Curiosidades sobre o Mastim Tibetano
  • –  O pico da atividade dos mastins é à noite. A este respeito, deve-se ter o cuidado de encontrar algo para fazer com esses cães em uma determinada hora do dia.
  • O maior Mastim Tibetano da história chamava-se Shi-Lung. Sua altura era de 90 centímetros. Ele foi reconhecido como o segundo maior cão do mundo.
  • Os representantes desta raça entram na fase adulta muito cedo. Aos 10-11 meses, eles são considerados prontos para o acasalamento.
  • –  Os criadores de Mastim Tibetano desenvolveram dois tipos: o Do-Khyi, que viviam em aldeias ou viajavam com pastores nômades e agiam como guardiães do rebanho, e o maior Tsang-Khyi, que normalmente eram dados aos criadores de lhamas, onde serviam como guardas para monges budistas tibetanos;
  • – Por causa de sua natureza protetora, um Mastim Tibetano nunca deve ser fazer caminhadas sem coleira. Varie suas caminhadas para que ele não se torne territorialista sobre uma rota específica;
  • – Mastins Tibetanos são altamente inteligentes, independentes e teimosos, mas sensíveis aos humores humanos. Eles ficarão na defensiva se você gritar ou disciplinar seus filhos, ou discutir com seu cônjuge quando ele está por perto. Eles gostam de sua companhia, mas nunca são bajuladores;
loyalty
Cuidados e Bem Estar

O Mastim Tibetano é um cão de companhia que deve viver dentro de casa, com acesso a um quintal grande, bem seguro, ou seja, murado onde ele possa se exercitar. Um pequeno quintal ou corridinha  não são suficiente para suas necessidades.

Seu pelo pesado faz com que ele seja inadequado para climas quentes e úmidos, embora ele possa tolerar o calor seco. Durante o tempo quente, ele deve ter sempre acesso a sombra e água fresca sempre que ele estiver ao ar livre.

As necessidades de exercício do Mastim Tibetano pode ser satisfeita com 20 a 30 minutos de jogos no quintal ou uma caminhada de meia hora. Ele vai gostar de ter um outro cão para brincar, de preferência um que chegue perto de seu tamanho.

Seja paciente, firme e consistente para desenvolver o vínculo mais forte com seu Mastim Tibetano. Sempre estimule comportamentos que você possa dar recompensas em vez de puni-lo por infrações.

Treino

A prática de treino regular e interação social ajudará a garantir um melhor comportamento.

Um Mastim Tibetano entediado ou que se sente solitário é mais destrutivo e barulhento do que você pode imaginar. O treino em casa é algo fácil de ser aceito pelo Mastim Tibetano.

Acostumar ao uso de coleira também é importante, especialmente quando Mastim Tibetano estiver pesando uns 70 kg ou mais e for capaz de puxá-lo para onde ele quer ir.

Mastins Tibetanos nunca devem fazer passeios sem coleira e precisam ser obedientes aos comandos para ter boas maneiras  para preservar seus músculos e sua felicidade também. A socialização é uma obrigação para esta raça.

O Mastim Tibetano não pode ser excessivamente dominante com outros cães, e eles também tendem a tornar-se excessivamente protetores de sua casa e família.

Higiene do Mastim Tibetano

O Mastim Tibetano perdem pouco pelo e essa perda pode ou não ser sazonalmente, dependendo do clima em que vive.

Escove uma a três vezes por semana com uma escova mais lisa de aço para remover pelos mortos ou soltos. Se tiver dúvida no tipo de escova pergunte ao veterinário qual a mais indicada para o pelo dele.

Certifique-se de verificar se há emaranhados ou nós na juba, culotes e cauda, ​​onde o pelo é mais pesado. Banhar conforme necessário.

Esta raça tem pouco odor característico de cão, então ele geralmente não requer mais do que um banho uma vez por mês. Outras necessidades de cuidados incluem higiene bucal e cuidados com as unhas.

Escovar os dentes do seu Mastim, pelo menos, duas ou três vezes por semana para remover o acúmulo de tártaro e as bactérias que o acompanham. Diariamente é melhor.

Apare as unhas uma ou duas vezes por mês, ou conforme necessário. Tenha cujidado para cortá-las muito curto e causar um sangramento. Se você tiver dúvida de com cortar as unhas peça ajuda ao veterinário ou tosador.

Verifique os ouvidos semanalmente para certificar-se de que não há detritos, vermelhidão ou inflamação.

Limpar as orelhas, conforme necessário, com uma bola de algodão e um produto de limpeza recomendado pelo veterinário do seu cão. Limpe ao redor na parte externa do canal auditivo, e não meter a bola de algodão mais profundo do que a primeira junta de seu dedo.

Começar esses cuidados quando seu cão ainda é um filhote para quando estiver adulto seja algo natural para ele.

Na parte de alimentação seja cuidadoso com as quantidades corretas. Quem deve controlar o quanto e quando seu cão come é você e não ele.

O recomendado são 4 a 6, ou mais, xícaras por dia de uma ração para cães de grande porte com alta qualidade, divididos em duas refeições. Evite deixar ração sobrando na vasilha do seu cão, isso pode levar a obesidade e outras doenças.

pets
Aparência Física

A cabeça é larga e maciça, e o focinho, de ponta quadrada, boa largura e espesso, exibe mandíbulas fortes, com dente em tesoura.
Os lábios, bem desenvolvidos, são tanto caídos. Os olhos, medianos e de forma oval, de cor marrom em todas as suas nuances, são bem afastados. As orelhas, medianas e triangulares, pendem contra a cabeça. Elas são mantidas para frente quando o cão está em alerta.
O pescoço, forte, não deve ter muita barbela. O corpo é maciço. O peito é bastante alto ea garupa, larga e um tanto achatada. Os membros são bem estruturados, os anteriores equilibrados e bem angulados. A cauda, de comprimento médio, é mantida curvada em cima da garupa.

waves
Pelagem do Mastim Tibetano

A capa, densa e bastante lanosa, torna-se um tanto esparsa sod o efeito do calor. O pelo é cerrado na causa e forma uma crina. Os posteriores são bem franjados.

invert_colors
Cor da Pelagem

Existem várias opções de cores para o Mastim Tibetano:

- Azul;
- Ruivo;
- Preto;
- Branco;
- Dourado;
- Sable.

Os representantes de raça pura possuem uma cor limpa e uniforme em todo o corpo.

As áreas mais claras da pelagem no abdômen e nas patas são aceitáveis.

O bronze pode ter diferentes tonalidades, dependendo da cor de base, desde claro, quase branco até castanho profundo.

pets
Filhotes

Os filhotes desta raça se distinguem por um suprimento inesgotável de energia.

O Mastim Tibetano cresce mais rapidamente do que raças menores, mas isso não significa que eles estão fisicamente maduros.

Sua maturidade física só está completa depois de um ano de idade. Para evitar danos ortopédicos, limitar os exercícios no quintal, e evitar longas caminhadas até o seu cachorro ter pelo menos um ano de idade.

Comece a treiná-lo no dia que você trouxe-lo para casa. Eles são inteligentes e aprendem rápido, mas sua natureza independente e teimosia significa que um treino formal não traz os melhores resultados. Você precisa ser paciente e criativo. Treine seu cão com carinho, elogios e recompensas. Não seja rude ou violento com seu filhote. Aulas de socialização para filhotes é um ótimo começo, mas a socialização não deve terminar aí.

attach_money
Preço
Entre R$ 0,00 a R$ 4.000,00
help
Perguntas Frequêntes
O Mastim Tibetano pode viver em apartamentos ou espaços pequenos?

Devido sua grande necessidade de espaço para se exercitar não são recomendados para apartamentos.

O Mastim Tibetano é recomendado para crianças?

São ideias para famílias com crianças mais velhas de cinco anos para cima. Eles são muito grande e podem sem querer derrubar ou machucar um bebê. Interação cão/criança, não importa a idade deve ser sempre supervisionada por um adulto.

O Mastim Tibetano pode ficar sozinho em casa?

Eles são independentes mas não se são muito bem com tédio e solidão. Eles provavelmente vão criar um novo design para seus móveis ou fazer um projeto próprio de paisagismo no seu jardim se deixados muito tempo sozinhos.

O Mastim Tibetano late muito?

A noite, se estiver fora de casa, ele vai latir sempre que sentir necessidade de avisar sobre algo. Seu latido é forte e alto. Mehor deixá-lo dormir dentro de casa onde ele fica mais tranquilo.

O Mastim Tibetano solta muito pelo?

Não tem queda de pelo grande demais. As escovações ajudam a reduzir os pelos mortos evitando que caiam dentro de casa.

photo_camera
Fotos do Akita
movie
Videos do Mastim Tibetano

Notícias Relacionadas

Notícias e curiosidades para quem possui um Mastim Tibetano
Escolher o nome perfeito para seu novo amigo de quatro patas é uma das primeiras, e mais importantes, decisões que você tomará. Para os amantes...
12Você conhece as doenças causadas por pulgas? Sabia que as pulgas podem passar doenças para o seu pet?  As pulgas são realmente umas encrenqueiras, incomodam...
Você já deve ter pensado “adotei um animal, e agora?”, logo depois de trazer um pet para casa, não é mesmo?  É comum ter um...

Conheça outras raças

Raças similares ao Mastim Tibetano