O Komondor pode ser parecido com um esfregão em quatro pernas, mas abaixo todo aquele pelo, há um grande cão com uma grande personalidade. Originalmente criados para proteger o rebanho – um trabalho que ele ainda se destaca na – o Komondor é inteligente, independente e altamente protetor.
Hoje o Komondor só vigia alguns rebanhos e guarda principalmente algumas propriedades. Sua beleza faz que ele seja procurado como animal de companhia. Esse cão rústico adapta-se com dificuldade as obrigações da vida na cidade. Durante o dia, esse guardião muito corajoso e desconfiado com estranhos deita-se mas deixa um olho aberto sobre o seu território. À noite, empreende um incansável movimento de vaivém. Esse cão dominador deve ser adestrado muito cedo, sem severidade mais com firmeza, pois o Komondor muito submisso pode ser perigoso. É um cão destinado de preferência a donos firmes e seguros. Essa característica, além de seu grande tamanho, torná-o um opção não muito indicada para tutores de primeira viagem ou tímidos.
O Komondor vive para proteger e cuidar de alguma coisa, quer se trate de gado, sua família, ou outros animais de estimação. Ele vive tranquilamente a menos que uma ameaça surja, então ele salta sem medo em ação. Com a família e amigos ele é altamente carinhoso, e ele se lembra de pessoas que ele conheceu, mesmo que não sejam visitantes freqüentes. Crianças e outros animais de estimação vão encontrar nele um guardião amável. Estranhos estarão sujeitos a um olhar cauteloso, mas o Komondor vai dar-lhes o benefício da dúvida, se nenhum ameaça for detectada. Não deve haver nenhuma dúvida, porém, que ele é altamente protetor de sua família, propriedades e posses. Protegê-los é instintivo e não requer treinamento.
A natureza vigilante do Komondor faz dele um cão de guarda excelente, mas o seu desejo de proteger pode torná-lo difícil de viver a menos que ele tenha um líder a quem respeita. Seu tamanho, força e velocidade tornam imperativo que ele esteja sob controle, especialmente durante a adolescência. O Komondor só vai amadurecer totalmente por volta dos 3 anos de idade. Mesmo que ele se parece com um adulto, é irresponsável esperar um comportamento adulto dele antes dessa idade.
Este é um cão muito inteligente que pensa por si. Ele gosta de aprender e leva a sério o treinamento, se não for chato. Mantenha sempre as coisas positivas, com muitos elogios, recompensas, sendo firme e consistente. É importante que um Komondor nunca seja incentivado a um comportamento indesejado, ou ele vai pensar que isso é aceitável.