Esses pequenos cães de companhia são curiosos, inteligentes, muito sensíveis e cheios de vitalidade. Manifestando muita segurança, demonstram temperamento firme e podem até mesmo se revelar teimoso, daí a necessidade de educá-los bem. Devem ser adestrados e socializados desde cedo, logo após o término das vacinas.
Vivos e alegres, esses companheiros sociáveis e charmosos são muito asseados. Nem medrosos nem agressivos, são também bons cães de alarme.
O Grifo Belga tem uma raia mandona e vai cuidar da casa sempre que lhe for permitido, mas por baixo daquele exterior durão ele é um molenga que ama estar com o sua família humana e tem uma constante necessidade de seu tempo e atenção. Eles são muitas vezes chamados de “cães com velcro”, porque eles gostam de ficar bem juntinho, do seu lado.
“O rosto do macaco” é um termo freqüentemente usado para descrever o olhar carente do Grifo Belga. Este cão pequeno, resistente tem um olhar inteligente e animado, que é quase uma expressão humana.
O Grifo Bruxelas, muitas vezes chamado Grifo, para os íntimos, originado na Bélgica, onde suas habilidades de caça foram usadas para manter estábulos livre de ratos e camundongos. Ele eventualmente se tornou mais popular como animal doméstico, e este cão alegre, curioso, e afetuoso era um grande companheiro – para a pessoa certa. Ele é sensível, às vezes mal-humorado e tenso, e mais do que um pouco exigente pela atenção de seu tutor. O Bruxelas Griffon tem uma reputação de malícia, provavelmente um presente de seus antepassados terrier. Se ele acha que não está recebendo a atenção que ele merece ou que tenha sido deixado para trás desnecessariamente, ele não hesitará em derrubar latas de lixo, comer o rolo de papel higiênico ou para seu treinamento.
O Grifo de Bruxelas também pode ser um mestre em fuga. Ele precisa ser contido dentro de uma área cercada ou murada. Grifos são incrivelmente atléticos para seu tamanho e são perfeitamente capazes de subir e sobre as coisas ou alcançar saltos dignos de Superman.
Geralmente se dá bem com outros animais de estimação, mas como a maioria das raças toy, eles vão peitar outros cães que muitas vezes têm o dobro do seu tamanho. Eles são completamente sem noção de seu pequeno tamanho e devem ser protegidos de si mesmos.