Bastante orelhudo e com corpo forte e musculoso (por isso ganhando o apelido de cão-morcego e cão-porquinho), o buldogue francês é à sua maneira belo e tem um apelo único. Esteticamente, outras raças, inegavelmente, são mais glamourosas e vistosas, mas a beleza está nos olhos de quem vê e o que muitos vêem no buldogue francês são os atributos que tornam esta raça uma das melhores companhias caninas no mundo de hoje. O Buldogue Francês é pequeno, mas significativo na compilação com um corpo muscular poderoso.
Ele ostenta um pelo de fácil manutenção e curto para acompanhar sua personalidade calma. O Frenchie gosta de jogar, mas ele também gosta de passar os seus dias relaxando no sofá. Buldogues Franceses são inteligentes, e treiná-los é fácil, desde que você comece a fazer o treinamento parecer um jogo divertido. Eles pensam por si mesmos. Esta abordagem freethinking também pode levar a uma natureza teimosa.
Essa não é uma raça ideal para competir em obedience ou agility, embora alguns tenham tentado o desafio. Se você quer um cão atlético, com muita energia e que pode ser deixado sozinho por longos períodos, o Frenchie não é a raça para você.
Este é um cão que esbanja amor para com seus companheiros humanos, tanto quanto ele ama receber o mesmo tratamento em troca. Eles podem, contudo, ser territorialistas e possessivos com seus tutores, especialmente na presença de outros cães. Socialização é uma obrigação para esta raça. Com uma natureza que é ao mesmo tempo bem-humorada e brincalhona, o Buldogue Francês precisa conviver com alguém que é firme e paciente com todas as travessuras e idiossincrasias que o fazem tanto frustrante quanto amável. Buldogues Franceses vão alertar seus tutores se um estranho abordar, mas não é seu estilo latir sem justa causa. Esta é uma raça altamente alerta que ladra criteriosamente. Se um Buldogue latir é bom ir verificar do que se trata.
Um conselho: qualquer cão, não importa quão bom, pode desenvolver níveis detestáveis de latido, gosto por cavar e outros comportamentos indesejáveis se ele estiver entediado, sem treinamento ou sem supervisão. E qualquer cão pode demonstrar uma certa rebeldia durante sua “adolescência”. No caso do Frenchie, os anos de “adolescência” podem começar aos seis meses e continuar até que o cão esteja com cerca de dois anos de idade.