O Basenji nunca late. Ele emite um grunhido que tem do riso e do “jodi” tirolês. Seu crânio enrugado dá a ele uma expressão simpática. Como um gato, esse cão dedica bastante tempo à toalete, ou seja, é um animal muito limpo.
Ele é apreciado como cão de companhia, tanto na sua região de origem, como na Europa e nos Estados Unidos, onde também foi introduzido. Fortemente ligado ao dono, mostra-se muito protetor em relação a ele. É brincalhão e afetivo. É um bom guardião e excelente caçador de pequena caça.
O Basenji desconfia muito de estranhos. Os machos podem se mostrar agressivos com seus congêneres. É melhor familiarizá-lo muito cedo com gatos ou outros animais domésticos.
O Basenji é um cão de caça. Isso significa que ele é inteligente e independente, mas também carinhoso e alerta. Ele é um sighthound, o que significa que o movimento chama sua atenção, e ele vai perseguir o que ele vê que se move – gatos, esquilos, coelhos. Ele não é o tipo de cão que irá obedecer comandos instantaneamente. Ele tem que pensar sobre e decidir se ele realmente quer fazer o que você pediu.
Paciência e senso de humor são essenciais para viver com um Basenji. Ele vai mastigar ou comer o que for deixado ao seu alcance, e ele é capaz de arquitetar um plano para conseguir o que quer, isso inclui subir no balcão da cozinha ou invadir a despensa onde os biscoitos de cão estão guardado. Ele pode ser indiferente com estranhos, e ele não merece confiança quando está perto de gatos ou outros animais de pequeno porte, a menos que ele tenha crescido com eles e você esteja certo de que ele os reconhece como membros da família. No entanto, esse reconhecimento não se aplica a gatos ou pequenos animais que ele vê ao ar livre.
Bem conhecido como o “barkless” (cão que não late ou late pouco) da África, o Basenji atrai admiradores com seu pelo curto, corpo pequeno, musculoso, postura alerta, orelhas eretas e cauda enrolada firmemente sobre o quadril. A testa enrugada dá a ele uma expressão interrogativa e, por vezes travesso.
Tudo isso soa atraente, mas as pessoas que não pesquisam o Basenji antes de adquirir um podem ficar desapontadas ou frustradas quando elas não estão preparadas para o temperamento e personalidade únicos do Basenji. A obtenção de um Basenji de um criador respeitável que vai dizer pra você os prós e contras de viver com esta raça vai lhe dar uma verdadeira noção da realidade.
Com sua aparência e personalidade, o Basenji não é uma raça para qualquer um, mas para aqueles que apreciam a atitude deste cão pequeno e inteligência, ele pode ser o companheiro ideal. Quem sabe? Você pode até mesmo se juntar às pessoas que criam Basenjis para se “gabar” da destruição que seus cães podem causar.