Seu tamanho pode assustar, mas o Wolfhound é conhecida por suas maneiras tranquilas e natureza gentil. Ele é alerta, corajoso e vai defender sua família com sua vida, e não tendem a ser agressivos. Felizmente, o seu tamanho é suficiente para dissuadir muitos candidatos a intrusos ou assaltantes.
Animal de força temível e muito enérgico. O Galgo Irlandês, que já não é praticamente utilizado para a caça, é um cão de guarda eficaz, já que é muito dissuasivo. É preciso educá-lo com firmeza e sem brutalidade, mas sobretudo não adestrá-lo para o ataque, pois ele pode se tornar perigoso. Muito apegado ao seu tutor, é obediente e inteligente. Esse cão não é adequado para viver na cidade, pois tem grande necessidade de correr.
Cães de caça são atraídos pelo movimento, e o Wolfhound terá muito prazer em perseguir gatos e outros pequenos animais peludos se ele vê-los correndo. Se ele crescer com outros animais vão se dar muito bem, e ele pode viver amigavelmente com gatos ou cães de pequeno porte. Mesmo assim, é melhor supervisioná-los quando eles estão juntos e separá-los quando você não está em casa. Não deixe ele fora juntos e sozinhos. Eles podem ser melhores amigos dentro de casa, mas o instinto de perseguir e até matar um gato correndo lá fora pode ser muito forte para o cão superar.
Quando os olhos irlandeses estão sorrindo, você pode ter certeza que eles pertencem a um Wolfhound Irlandês. Ele tem uma aparência nobre e imponente, mas sob as sobrancelhas peludas brilham os olhos com uma expressão doce e gentil.
O Galgo Irlandês ssaiu diretamente de uma tapeçaria medieval. Seu nome é sinônimo de ferocidade, mas ele é a mais delicada das criaturas. Considerando seu tamanho gigante – 71 a 86 centímetros – é uma característica essencial. O Wolfhound Irlandês, ou Galgo Irlandês, tem muitas características maravilhosas, mas ele não é de forma alguma para todos. Seu tamanho gigante e sua vida tragicamente de curta duração são apenas dois dos fatores que você deve considerar antes de ter um em sua família.
Esta é de uma raça gigante. Uma outra dificuldade que pode surgir, e deve ser levada em consideração, é se você precisar transportá-lo dentro de casa subindo e descendo escadas caso ele desenvolva algum problema físico.