Esse animal sofre de uma reputação injustificada de agressividade. De fato, o Dogue Alemão é amigável, dócil e gosta de carinho. Ele precisa viver em contato estreito com o tutor. Ele aprecia muito avida em família e crianças. É preciso acostumá-lo muito cedo às diferentes formas de estressa que ele encontrará na cidade. Ele é reservado com estranhos, mas sem agressividade. É preciso adestrá-lo com doçura e paciência. Seu faro mediano e o tamanho enorme impediram que fizesse careira como cão policial.
O Dogue Alemão quer estar onde a família estiver. Ele gosta muito de pessoas, incluindo estranhos e crianças, e vai receber bem as visitas, a menos que ele pense que você precisa de proteção. Então, ele pode ser ferozmente protetor. Alguns pensam que são(ou verdadeiramente acreditam que são) cães de colo, e eles vão tentar se aconchegar no seu colo, mesmo se você e seu colo misteriosamente estiverem em movimento.
Bem humorado como são, o Dogue Alemão definitivamente precisa de socialização precoce – a exposição a muitas pessoas diferentes, sons e experiências – quando ainda são filhotes. Socialização ajuda a garantir que o seu Dogue Alemão cresça sendo um cão bem educado.
Você pode pensar que o Dogue Alemão é o mais adequado para viver em um quintal por causa de seu enorme tamanho, mas é exatamente o oposto. Ele deve ser um cão criado dentro de casa fazendo parte da família. O Dogue Alemão é amoroso, aprende bem, e fácil de treinar.
Mesmo tendo em conta a sua gentileza inerente, é aconselhável ensinar-lhe boas maneiras e participar de aulas de treinamento de obediência quando ele é jovem. Seu tamanho por si só pode ser impossível de controlar quando ele for um adulto, e – como acontece com qualquer cão – você nunca sabe quando ele pode ver algo que tem que perseguir.
Ele fica ansioso para agradar e é muito apegado as pessoas, exigindo uma grande quantidade de atenção daqueles em sua volta. Ele tende a empurrar as pessoas com essa cabeça grande quando ele quer ser acariciado.