Cheio de charme, lembra uma nuvem de pelos brancos encaracolados que mais parece uma bola de algodão, o Bichon Frise é uma das mais doces e carinhosas raças de cães. Ele adora ser o centro das atenções, o que não é surpresa, levando em consideração que até direitos autorais já foram pagos para show em circo.
Seus olhos escuros brilham de malícia, mas como seus primos o Havanese , os Malteses e o Coton de Tulear, ele praticamente usa seus poderes para o bem. Tendo uma cama macia e uma boa refeição ele já fica muito feliz. Mas não espere um Bichon um cão “perfeito” desde o nascimento – o Bichon não é um brinquedo de corda: ele pode ser um desafio na hora do seu treinamento e precisa aprender o seu lugar na família.
Enquanto o Bichon pode ser um animal de estimação maravilhoso para família, isso pode não ser a raça ideal para famílias com crianças pequenas ou crianças mais velhas e que não saibam tratar bem um animal, especialmente se você tiver um dos Bichons menores. Eles podem ser facilmente feridos se as brincadeiras forem muito pesadas, isso pode resultar em uma agressão por parte do animal na tentativa de se proteger se ele estiver com medo.
Bichons são inteligentes, gostam de aprender truques, e eles são fáceis de treinar . No treino, você precisa ser firme, mas sem grosseria. Correções severas e broncas vão quebrar o coração de um Bichon. Muitos proprietários de Bichon treinam seus cães para competições de obediência, agility e raly. Ambos os cães e donos desfrutam dessa atividade, e é uma boa maneira de se relacionar mais de perto com o seu Bichon. Outra atividade em que o Bichon é muito bom são trabalhos de terapia. Por que eles são gentis e certamente vão levar alegria e um sorriso ao rosto de qualquer um, eles são cães de terapia perfeitos para visitas em asilos e hospitais.