O Collie bem educado é doce, amigável e gentil. Ele é um cão dedicado a família humana e gosta de fazer parte de todas as atividades domésticas. Se essas qualidades não são suficientemente positiva, o Collie está no topo de raças com sua inteligência e lealdade. Este cão é inteligente e aprende rapidamente.
E sua devoção? Ele provavelmente iria nadar em águas infestadas de tubarões para salvar seu proprietário (assim como Lassie). O temperamento é resultado de uma série de fatores, incluindo hereditariedade, educação e socialização. Como qualquer cão, o Collie precisa de socialização precoce – a exposição a muitas pessoas diferentes, pontos turísticos, sons e experiências – enquanto são jovens. Socialização ajuda a garantir que o seu Collie vai cresce como um cão saudável, obediente e exuberante.
Ele também tem uma tendência a mordiscar os calcanhares brincando, outro sinal de sua herança de cão de pastoreio. Embora seja interessante ver seu instinto em ação, não é um comportamento que deve ser estimulado. Pode ser assustador para crianças e irritante para as pessoas. Collies aprendem rapidamente e estão ansiosos para agradar, mas eles ficam entediados com exercícios repetitivos. Encontre maneiras de mudar a rotina e mantê-los interessados.
Bem, de acordo com aqueles que conhecem e amam a raça Collie, as histórias fictícias de televisão na série Lassie não estão muito longe do real. O Collie na vida real é um cão extremamente inteligente, sensível, que é conhecido por sua incrível capacidade de saber quando algo está errado. Histórias verdadeiras são abundantes em relação a esta raça sobre salvamento de pessoas e outros animais.
Heroismo a parte, o Collie é um cão fácil de treinar, dedicado à proteção e de sua família e amigável com pessoas de fora o círculo da familiar também. Conhecido por ser brincalhão e gentil, ele é um excelente companheiro.
Embora o Collie seja bem humorado e simpático, ele pode ser desconfiado com estranhos, especialmente se pessoas se aproximam das crianças de sua família humana. Ele é um bom cão de guarda – vai latir – mas ele não é agressivo.
Hoje, o Collie é mais provável que seja um animal de estimação mimado do que um cão de pastoreio ou para cuidar de fazendas. Ela se adapta bem a uma variedade de ambientes domésticos, contanto que ele tenha muito exercício diário. Ele gosta de relaxar em casa com sua família, assim como correr e brincar com as crianças em espaços abertos.