Conhecido como o “Cachorro com cérebro humano”, o Weimaraner é um cão extremamente inteligente, muito ativo, cheio de vitalidade e que precisa estar em constante movimento. Ou seja, nada de esperar que esse caçador e corredor de origem fique sentado no sofá sem fazer nada. É necessário que os tutores ofereçam a quantidade de exercício necessária para que eles consigam drenar sua energia. Afinal, um Werimaraner sem fazer nada fica entediado, e quando ele está entediado se torna destrutido.
Muito afetuosos, são companheiros agradáveis, de fácil convivência, muito leais e que têm uma necessidade muito grande de conectar com a família e agradar o tutor. Esse cão tem notáveis disposições para a guarda, assim como para a defesa, porém sem agressividade.
De tão apegados aos tutores, é comum encontrar em cães da raça Weimaraner quadros de ansiedade de separação. Caso esse lado carente não receba a devida atenção, alguns cachorros podem se tornar bastante destrutivos e com latidos excessivos.
A caça e o aponte nele são faculdades inatas, que só pedem para serem desenvolvidas. Além disso, esse cão muito forte pode trazer de volta todas as caças. No entanto, ele é meno rápidos que as outras raças de cães de busca (cão de aponte) alemães. Ele é considerado por alguns o perfeito cão de caça, sendo perseverante na busca e dá prova de entusiasmo, mas sem excessos. Ele é seguro no aponte e no trabalho na água.
Podendo ser bastante teimosos e exigentes, esses Bracos precisam de um adestramento consistente utilizando de preferência reforço positivo. Devido ao seu instinto de caçador, ele pode ser um problema para gatos e cães de pequeno porte.
Seu visual estonteante, com pelagem cinza e orelhas longas ficou ainda mais famoso graças ao trabalho do fotógrafo William Wegman. De porte nobre, ele tem a cabeça em harmonia com seu tamanho. Suas orelhas são largas e ligeiramente viradas para frente quando o cão está atento. Os olhos arredondados, de tom âmbar-claro para escuro – azul-céu nos filhotes – têm expressão inteligente. Tem um pescoço musculoso, o antepeito forte, e o dorso firme e musculoso. No meio de seu dorso possui uma risca escura, conhecida como “risca de enguia”. Seu pelo tem de 3 a 5 centímetros de comprimento nos lados e é liso ou ligeiramente ondulado, com ou sem capa interna. A pelagem forma um bom culote e franjas, e a cauda ostenta um tufo.
Possíveis tutores de um Weimaraner precisam saber, antes de tudo, que eles não reagem bem quando precisam ficar sozinhos e que são de fato muito ativos. Por isso, uma situação ideal para os cães da raça seria a possibilidade de viverem em uma casa ou sítio, com bastante espaço para correr e se exercitar e na companhia do tutor. Eles podem se dar muito bem em esportes caninos como agility e obediência, assim como adoram um dia de trilhas e caminhadas em um local de preferência com bastante natureza.