Esse escocês de silhueta característica já atingiu o status de ícone canino. Com seu visual angular, reto, barbicha charmosa, cauda ereta e sua beleza estonteante, o Terrier Escocês sem dúvida é uma das raças mais reconhecíveis do mundo.
Podendo ser considerado um cão rústico, o Scottie vem das planícies da Escócia e foi criado para caçar e ser resistente ao ar livre. Sua personalidade e corpo são sem dúvida um reflexo dessa seleção.
Com uma verdadeira atitude de Terrier, esse cão é inteligente, valente, teimoso, obstinado e corajoso durante a caça, adora cavar e definitivamente não é um cachorro que gosta da vida sedentária. Seu temperamento independente não é um modelo de obediência e precisa ser trabalhado através de um adestramento consistente e firme, respondendo sempre melhor a técnicas que utilizam o reforço positivo.
Sua aparência séria esconde o fato que ele ama estar com a família, é leal e muito apegado aos tutores. Por isso, nem pense em deixá-lo sozinho no quintal, seu lugar é dentro de casa. Idealmente, todos os cães teriam uma casa com acesso ao jardim, e no caso do Scottie, que é normalmente ativo, passeios diários são necessários para drenar sua energia. Os tutores desse belo cão precisam ter paciência e no geral oferecer muito amor e atenção para seu companheiro canino.
Sua natureza aventureira o faz adorar um desafio, então é muito provável que ele se encontre em esportes como agility e earthdog trials, já que dessa maneira tanto irá desenvolver o relacionamento com o tutor, quanto irá ser instigado fisicamente e mentalmente.
É mais indicado para casais e famílias com filhos já maiores. Por ser cabeça dura, as coisas geralmente devem ser como ele quer, e crianças muito pequenas e um pouco imprevisíveis não combinam muito com seu jeito. Seu instinto de caça também é aflorado e a convivência com outros animais, principalmente os que outrora seriam suas presas, assim como outros gatos e cachorros pode ser problemática, caso não seja trabalhada de maneira saudável com adestramento. Ele se mostra indiferente e até mesmo desconfiado com estranhos.
Ele está sempre alerta, o que o torna um bom cão de guarda. Atrás do Rottweiler e Pastor Alemão, ele é o terceiro em utilizar os latidos para alertar o tutor de algo estranho.
Esse cão de em média 10 quilos precisa de boa manutenção e precisa ir no pet groomer pelo menos 1 vez por mês para manter sua estrutura.