O Pug é sensível e terno, de estatura pequena, olhos expressivos, cabeça redonda, forma que se inscreve perfeitamente em um quadrado e cauda enrolada, é bonito à sua própria maneira .
Com expressão séria e adornada com muitas ruguinhas, o Pug encanta por onde passa e faz amigos com facilidade, seja com crianças, outros cães ou gatos.
O que realmente faz um Pug feliz é fazer parte da família. Ele é particularmente apegado aos seus humanos, que o recebem de braços abertos, com todas as suas particularidades, como os famosos barulhinhos quando respira (que alguns tutores apaixonados defendem serem tão calmantes quanto um ronronar) ou os ronquinhos bem ruidosos quando está dormindo. Os barulhos mencionados acontecem porque um Pug é um cão braquicefálico, em outras palavras, com o focinho achatado.
Sua personalidade calma, boa natureza e geral humor estável são realmente os pontos que o fizeram um querido companheiro por tantas centenas de anos, desde os tempos que ele foi criado para ser um um cão de companhia para a nobreza chinesa. O amor, lealdade e devoção à sua família continuam firmes e fortes até hoje, e não é incomum ver um Pug seguindo seus tutores de um quarto para o outro, como uma verdadeira sombra. Por causa dessa ligação, tutores devem trabalhar para que não desenvolvam ansiedade de separação nos momentos que ficarem sozinhos.
O Pug não é um cão esportista, mesmo, não precisa gastar tanta energia, e por não precisar de muito espaço, acostuma-se muito bem à vida em apartamentos. Uma boa brincadeira ou passeio no quarteirão são suficientes para ele, sempre mantendo atenção ao calor. É imporante separar um tempo especial para ele todos os dias dedicado a prática de exercícios leves físicos, lembrando que ele tem tendência a engordar. Por ser esperto, exercícios mentais são essenciais para mantê-lo inspirado.
Um cão compacto, musculoso, um pouco maior que a média e menos vulnerável quando o assunto são cães toy, eles aguentam até uma brincadeira mais intensa com crianças, portanto que a interação seja sempre monitorada.
Nos diversos cruzamentos que a raça foi submetida, infelizmente muitos criadores focaram mais em acentuar determinados traços físicos do que na sua saúde. Por isso, esse pequeno cão possui uma série de restrições físicas, principalmente quando o assunto é respiração e a sua intolerância ao calor. Se não vive em um local frio, deve ter sempre acesso a um ar condicionado no verão e não pode de maneira alguma viver sem ser dentro de casa.
Inteligentes, eles são fáceis de ser adestrados e devem começar desde cedo a respeitar as proibições e limites. São perfeitos tanto para famílias com crianças, quanto para casais. São bons inclusive para tutores estreantes ou sem muita experiência com cães.