Esse belo animal é um companheiro charmoso, afetuoso e fiel, vivo, alegre sensível e amigável, inteligente e dócil, ele é adestrado com facilidade. Não é agressivo, late pouco e, apesar de não ser desconfiado, mostra ser um bom guardião. Revela-se um guia eficaz para cegos. As fêmeas, muito prolíferas, dão cria a filhotes cuja pelagem é toda branca. As manchas só aparecem por volta do décimo segundo dia. Ele começou como um cão de carruagem, mas também serviu em muitas outras áreas, incluindo caçador, cão bombeiro, e artista de circo. Encantador tanto na vida como nos filmes, ele vai de elegante a pateta, e de pateta a galante novamente em um piscar de olhos, e gosta de ser uma parte de tudo o que sua família faz.
O Dálmata é provavelmente uma das raças mais reconhecidas do planeta. Muitas pessoas são atraídas por sua boa aparência, mas ele definitivamente não é para todos. Enquanto Dálmatas amam estar com sua família humana fazendo qualquer atividade que apareça no decorrer do dia e podem ser maravilhosos cães de companhia , o seu alto nível de energia pode ser desgastante para alguns tutores.
Ele gosta de fazer exercícios. Não se surpreenda se ele meter o focinho em sua gaveta da cômoda, puxar seu calção de corrida, e levar até você como uma dica não muito sutil. Seu alto nível de atividade faz dele um excelente companheiro para as pessoas que investem seu tempo em treinamento para maratonas, que gostam de longos passeios de bicicleta ou patinar em algum calçadão na praia. Ele pode fazer bastante exercício sozinho no quintal, se for grande o suficiente, se tiver uma mesa de piquenique ou outros obstáculos para ele saltar e uma abundância de brinquedos. Claro que, ele realmente prefere fazer alguma coisa junto com você.
O Dálmata ama ter atenção e tem um forte desejo de agradar, por isso não é incomum para ele se destacar em esportes caninos, como agility e flyball. Ele também é bom em fazer truques – não é surpreendente, considerando que ele já foi um cão de circo.
Outra consideração deve ser a incidência de surdez na raça. A surdez é hereditária e toda uma linhagem de Dálmatas pode passar a surdez aos seus descendentes. Cerca de oito por cento dos Dálmatas nascem completamente surdos, e de 22 a 24 por cento nascem com audição em apenas uma orelha.
Tudo o que você faz com o seu dálmata, se ele é seu melhor amigo, companheiro de uma família ativa, ou um bom concorrente em competições, não se esqueça de que, com a combinação certa de exercício, disciplina e amor ele será uma grande aquisição para sua família.