Indiscutivelmente considerado o melhor cão de pastoreio do mundo, o Border Collie é inteligente, viciado em trabalho intenso. Seu foco é lendário – e isso pode ser um caos quando ele está entediado. Popular por sua boa aparência e tamanho médio.
Um bom Border Collie pode ser o companheiro para uma vida toda, mas somente se ele está em sintonia com seu tutor criativo que pode mantê-lo ocupado com o brincadeiras para cães – agility, flyball, flying disc games, herding trials, obedience, tracking – ou quem vai ensiná-lo a fazer tarefas em casa ou fazenda. Se quiser que o talentoso Border Collie que você viu estrelando no cinema, deve estar ciente de que vai precisar dedicar tempo e esforço para mantê-lo ocupado.
Se você está disposto a assumir uma liderança amorosa, treiná-lo de forma consistente e carinhosa, dar a abundância de exercício e uma boa maneira de aproveitar sua inteligência considerável, então sim, o Border Collie pode ser bom para você.
Não subestime a inteligência dele. Esta é uma das raças mais inteligentes de cão, e cujo os proprietários precisam prestar atenção para que e inteligência dele não supere a sua. Não espere que um Border Collie fique feliz no quintal e aceite ficar preso enquanto você assiste seus programas de TV favoritos. Essa é uma das maneiras de deixar seu cão entendiado, o que vai levá-lo a latir e se tornar um destruidor ao invés de um cão calmo, bem comportado, companheiro e leal, como você pensou.
O Border Collie também é conhecido por ser altamente sensível aos comandos de seu tutor e está sempre atento a cada sugestão de comando, como o uso de um apito, um sinal com a mão ou até mesmo uma sobrancelha levantada.
Como a maioria das raças de pastoreio que têm uma tendencia forte de proteção inata, o Border Collie pode ser cauteloso com estranhos. Socialização precoce e frequente é essencial para impedi-lo de tornar-se tímido ou agressivo na presença de pessoas que ele não conhece. Ele também é altamente sensível ao som, e pode desenvolver fobias de ruído, especialmente de tempestades, se ele não está acostumado a ruídos altos ou inesperados. No lado positivo, ele é um excelente cão de guarda e sempre vai alertá-lo sobre qualquer coisa ou pessoa fora do comum.