Estresse passa do tutor para o cachorro

Você sabia que pode impactar consideravelmente nas emoções do seu cão? Isso mesmo! De acordo com um estudo da Universidade Linköping, na Suécia, o estresse passa do tutor para o cachorro. Curioso, não é?

Basicamente, o seu melhor amigo de quatro patas acaba contaminado pela sua tensão acumulada. Afinal, os pesquisadores chegaram a essa conclusão depois de avaliar a taxa de cortisol (o hormônio causador do estresse) em 58 animais e seus respectivos tutores. A avaliação foi feita antes da chegada do verão e do inverno.

Além disso, as pessoas também precisaram responder algumas questões sobre a própria rotina e de seus pets. Conforme relato dos cientistas, se notou que a personalidade do tutor influencia muito o cachorro. O aposto, por outro lado, não atende.

Desta maneira, ao procurar por possibilidades para extravasar o próprio nervosismo, a pessoa tende a minar a integridade física e mental do seu companheirinho peludo. Por isso, a sugestão é manter a tranqüilidade e não se mostrar tão tenso na frente do seu animal de estimação. Afinal, a serenidade é útil para todo mundo: humano ou animal.

Como perceber que o estresse passa do tutor para o cachorro?

De fato, o animal acaba por dar alguns sinais que está muito irritado. Por isso, dá para notar que o estresse passa do tutor para o cachorro na pratica. Confira a lista de atenção a seguir:

Agressividade

O cachorro passa a ameaçar ou atacar sem qualquer justificativa.

Medo

O cachorro está sempre demonstrando medo. Late demais, chora sem razão e chega até tremer sem explicação.

Carência

O pet não se sente mais a vontade por conta própria. Por isso, ele rosna, late alto e se comporta mal com a intenção de chamar a atenção do seu tutor.

Imunidade baixa

Quando o estresse passa do tutor para o cachorro, o bichinho pode apresentar enfermidades de pele, gástricas e até autoimunes.

Sugestões para manter a tranqüilidade do seu pet

Estresse passa do tutor para o cachorro
Foto: Freepik

Passeio

Leve o seu cachorro para passear todos os dias. Assim, ele fica em contato com estímulos externos, como outros animais, ruídos e se acostuma a essas diferenças.

Convivência

Outra dica é permitir que o seu cachorro esteja peto de outros seres e pessoas. Todavia, essa atividade não deve ser feita de maneira exagerada. Por exemplo, o cachorro rodeado de crianças e muito barulho pode sofrer o efeito contrário.

Banho calmo

Se empenhe para que o banho tanto em casa quanto em uma pet shop seja uma experiência calma, gostosa e sem estresse.

Veterinário amigo

O ideal é que o seu cachorrinho considere o veterinário como um velho conhecido. Alguém que está ali para ajudá-lo e não representa perigo algum.

Autocuidado

Agora que você já sabe que o estresse passa do tutor para o cachorro, que tal tentar manter a tranqüilidade ao longo do seu dia? Seja mais atencioso consigo mesmo e tire um tempo para relaxar. Priorize o seu bem estar!

Postado por
Siga em:
Compartilhe

Veja também!

Homem pede indenização para empresa após ser mordido pelo seu próprio cachorro no home office
Um funcionário da Vale pediu indenização após ser mordido por seu cachorro durante o home office. A Justiça negou o...
Tutor de cão atacado será indenizado por creche, decide Justiça
Um cão perdeu o olho após ser atacado em uma creche sem supervisão. A Justiça condenou o local a indenizar...
Este cão raro foi vendido por R$ 33 milhões
Cães exóticos podem alcançar valores altos devido à raridade e características únicas. Um cachorro híbrido, cruzamento entre lobo e pastor-do-cáucaso,...
Img de rastreio

Localize algo no site!