Você sabe por que cachorro fica no sol no calor?
Alguns tutores talvez nem percebam, mas acontece: em um dia de sol quente, temperaturas acima dos 35˚C, e o cachorro lá deitadão em um feixe de sol dentro de casa ou no quintal.
Parece que é uma situação extremamente desconfortável, já que a gente baseia essa opinião na nossa própria sensação térmica.
Mas a verdade é que, do ponto de vista canino, o sol pode ser bem interessante – mesmo em dias muito quentes.
É claro que o tutor precisa ficar de olho para que o cão não sofra com queimaduras ou desidratação. Mas de maneira geral, o sol faz muito bem para o seu melhor amigo.
Assim sendo, continue lendo para saber mais sobre o assunto. O Portal do Dog vai te ajudar a entender por que cachorro fica no sol no calor!
Por que cachorro fica no sol no calor?
Essa pode ser uma situação bem desconfortável para a maioria dos humanos. Mas para os cães, pode ser apenas uma situação normal.
Abaixo, veja alguns motivos pelos quais o seu cão gosta de ficar no sol (mesmo em dias de muito calor):
- Ele simplesmente gosta!
- Relaxamento muscular;
- Ajuda no sono!
- Os ácaros passam longe.
Continue lendo para saber mais detalhes sobre essas situações e entenda de uma vez por todas por que cachorro fica no sol no calor.
Ele simplesmente gosta!
Sim, simplesmente isso: o cachorro gosta de sol e por isso ele vai ficar lá deitadão. Mesmo em dias muito quentes, em que para os humanos o calor é extremamente desagradável.
Para os cães também pode ser desagradável. E justamente por isso eles vão maneirar a quantidade de tempo que vão ficar ali no sol.
No entanto, não há com o que se preocupar. Afinal, os cães gostam de sol e por isso, sempre que possível, vão encontrar um bom lugar para deitar e relaxar.
Relaxamento muscular
Um fenômeno que acontece com os cães a partir do momento que estão no sol, é o relaxamento muscular. Sim, os cães conseguem soltar a musculatura e assim ficam mais confortáveis ao deitarem no sol.
Por isso, sempre que você notar o seu melhor amigo jogadão em um feixe de sol, saiba que os músculos dele estão sendo relaxados.
Especialmente para cães com alta carga de atividade física ou cães mais velhinhos, o relaxamento muscular é importantíssimo.
Ele evita lesões, cansaço extremo e falta de energia para outras coisas do dia a dia.
Ajuda no sono!
Para dormir bem não basta simplesmente deitar na cama, fechar os olhos e esperar que o sono venha. É preciso construir uma rotina saudável e adequada, de maneira que o sono de qualidade seja uma consequência das ações antes de deitar na cama para dormir.
Com os cães, algo parecido acontece. O sono de qualidade está relacionado a uma rotina saudável.
Mas, onde o sol entra nisso tudo? É simples: o sol ajuda a dormir melhor, pois ele oferece vitaminas importantes ao organismo canino.
Além disso, um cantinho com sol e uma colcha é sempre convidativo para que o cão passe boas horas ali dormindo, não é mesmo?
Os ácaros passam longe
Outro fator que faz o cachorro ficar ali deitado no sol, mesmo em dias quentes, é a sua autoproteção contra ácaros.
O sol ajuda a eliminar os ácaros de modo que a caminha esteja sempre limpa e os pelos estejam sempre saudáveis, sem a presença de parasitas.
E por isso, esse é mais um grande motivo para considerar deixar o cão deitar no sol.
Mas cuidado! É preciso ter atenção para que os cães não tenham problemas ao deitarem no sol. Sem vigilância, o excesso de sol pode ser um problema.
Continue lendo e saiba o motivo.
Quando deixar o cachorro no sol quente é um problema
Agora você já sabe por que cachorro fica no sol no calor ou em dias frios. O sol é um grande aliado para algumas situações – além de deixar o cachorro realmente confortável.
Mas é preciso ter atenção com alguns detalhes, como esses a seguir:
Horários de “sol alto”
Assim como as recomendações para os humanos, sair durante horários de “sol alto” é ruim também para os cachorros. Afinal, o sol é quente para nós e para eles também.
Por isso, evite deixar o seu cão exposto ao sol em horários de sol forte. Meio dia ou início da tarde são os piores horários para os cães.
Não saia para passear nesses horários e procure vigiar o seu dog para ver se ele não está exposto em algum canto do quintal.
O “sol alto” é tendencialmente mais forte e os raios UV podem trazer problemas.
Sem proteção solar
Você sabia que existe protetor solar para cachorro?
Sim! Esse é um avanço da ciência muito interessante para que o seu cão não sofra com queimaduras por exposição UV e nem venha a ter problemas decorrentes disso, como o câncer de pele.
Portanto, ao sair com o seu cão em dias de sol ou mesmo deixá-lo no quintal, não hesite em usar protetor solar canino nas áreas mais sensíveis do cão, como as orelhas.
Isso vai garantir proteção e conforto, já que vai evitar queimaduras.
Superfícies muito quentes
Cuidado com as superfícies mais quentes. Ou seja, calçadas, asfalto ou mesmo algum ambiente com cerâmica onde o sol está batendo o tempo inteiro.
Esses locais podem queimar as almofadinhas do seu cão e, claro, vão ser desconfortáveis para o dog passar o dia.
Tem um cão braquicefálico?
Uma atenção especial aos cães braquicefálicos: se você tem um cão com esse probleminha, é importante tomar ainda mais cuidado.
Eles não podem se esforçar muito e, especialmente em dias muito quentes, o cuidado deve ser redobrado. Afinal, o calor desgasta e força ainda mais o organismo deles.
Cuide do seu dog!