Cães mais sociáveis: Levar um novo cãozinho para casa é sempre um momento muito alegre, mas é preciso ter me mente que existem animais que são mais tímidos e tranquilos, enquanto que outros são mais sociáveis e interativos.
Alguns tentam se impor, enquanto que outros aceitam muito bem visitantes e outros animais. É sabido que esses comportamentos são individuais, mas existem características típicas de algumas raças que fazem com que elas sejam bem mais sociáveis.
Você sabe quais são as raças mais sociáveis que existem? Você pode conhecer algumas delas nesse post incrível que preparamos para você.
Quais são as raças de cães mais sociáveis que existem?
Por mais que não se deva definir os animais com base apenas na sua raça, existem algumas que são conhecidas por serem sociáveis.
Mesmo que a criação e tratamento do pet no dia a dia tenha influência direta nisso, se você está pensando em buscar por um novo amiguinho e deseja um animal que seja companheiro e amigo, veja a seguir quais são as raças de cães mais sociáveis.
1. Pug é um cãozinho amigo e amoroso
Ser sociável é um dos maiores traços de personalidade do cachorro da raça Pug e, ele é conhecido por conviver bem com pessoas e outros animais, inclusive gatos.
O Pug pode conviver super bem até mesmo com os gatinhos sem nenhum problema. Esses pets podem se tornar super amigos dos bichanos.
Com as pessoas este também é um cão muito amoroso, que adora inclusive brincar com as crianças e, tem bastante energia para acompanhar a rotina agitada dos pequenos.
Além disso, o Pug é bastante conhecido pelo seu temperamento que é bastante estável, o que faz dele um dos cães mais sociáveis que existem.
2. Golden Retriever é um gigante sociável
O Golden Retriever é um cachorro muito fofo, alegre e brincalhão, que adora fazer novas amizades e brincar muito.
O Golden é um cão que se dá super bem com pessoas de qualquer idade e, por isso, é adequado para famílias com qualquer tipo de constituição.
Este cão gigante se adapta super bem, tanto com pessoas idosas, quanto com crianças. Inclusive, ele pode se dar bem até mesmo com as crianças menores por ser um animal de personalidade bastante estável.
Devido a essa personalidade incrível e altamente adaptável às diferentes situações, esta é uma das raças mais populares atualmente.
Apaixonado por aventuras e, também pela vida tranquila dentro de casa, esse é um dos cães mais versáteis que você vai encontrar.
Delicado e sociável, o pet está sempre em busca de interação com os humanos, até mesmo aqueles que ele não conhece.
Afetuoso e muito fofinho, é praticamente impossível não se apaixonar ou resistir ao charme de um Golden Retriever.
3. Bulldog Francês é uma das raças de cães mais sociáveis
O Bulldog Francês se tornou um cão muito lindo e brincalhão, que está entre as raças mais queridas dos últimos tempos.
Além disso, o Buldogue Francês é um cão que se adapta super bem à vida em apartamento e, esse é um dos maiores motivos para que a raça tenha sido uma das mais procuradas.
O fato de esta ser uma das raças de cães mais sociáveis hoje em dia, o seu temperamento é ideal para que ele interaja com pessoas de todas as idades.
Por ser alegre e ter bastante energia, o pet se adequa bem às crianças e, adora a interação com os seres humanos.
Assim como acontece com raças como o Pug, o Buldogue Francês consegue conviver bem com gatinhos.
O único problema que pode acontecer eventualmente é entre dois machos, pois eles podem competir por território.
Fora esse caso, desde que o animal seja bem socializado desde cedo, ele consegue conviver muito bem, tanto com pessoas quanto com animais.
4. O Labrador também é um cachorro muito amigável e companheiro
O Labrador Retriever também é um dos nomes que figura entre as raças de cães mais sociáveis e, isso faz dele também um dos mais populares que existem hoje.
Super sociável e interativo, na maioria dos casos a timidez passa bem longe do cão Labrador, que adora interagir até mesmo com pessoas desconhecidas.
Carinhoso, este é um cão que se dá bem com todas as pessoas da família e, é adequado até mesmo para crianças pequenas e idosos.
O Labrador Retriever é capaz de se dar super bem também com outros cães e animais de outras espécies, podendo conviver muito bem com gatinhos, por exemplo.
Outro traço interessante da raça é o quanto um Labrador pode ser prestativo, podendo assim ser treinado para trabalhos como cão guia e, em operações de resgate.
5. Cavalier King Charles Spaniel é um pet dócil e muito amigável
Extremamente dócil e companheiro, o Cavalier King Charles Spaniel é mais uma das raças de cães mais sociáveis que se pode encontrar hoje em dia.
Além da docilidade, a inteligência e obediência também são pontos de grande destaque nessa raça.
Excelente em fazer novas amizades, esse cãozinho consegue se adaptar super bem com crianças e, também a locais onde existam outros cães.
Como cão de companhia, ele se dá bem com todas as pessoas e, adora sempre estar por perto das pessoas da sua família, acompanhando-os nas mais diversas situações.
6. Beagle: um cão sociável e muito enérgico
Quem resiste ao olhar fofo e todo o charme de um Beagle? Este cãozinho pequenino é muito lindo e consegue conquistar as pessoas por onde passa.
Além disso, esta é, obviamente, uma das raças mais sociáveis que existem hoje. Além de ser amigo de todas as pessoas, o Beagle também é extremamente enérgico.
Com isso, ele é capaz de brincar muito com pessoas e, também com outros animais. E por terem tanta disposição e serem tão alegres, esses são pets excelentes para as crianças.
Inclusive, por mais que esse seja um cãozinho que convive bem com qualquer pessoa, o melhor é que ele seja um pet apenas para pessoas mais bem dispostas.
7. Raças mais sociáveis: Collie
O Collie é um cão que foi selecionado inicialmente para ser de pastoreio e, ajudar o tutor nas tarefas no campo.
Mas com o passar do tempo o homem começou a perceber que o Collie era um dos melhores animais de companhia e, uma das raças de cães mais sociáveis que existem atualmente.
Além de interagir muito bem com as pessoas, o Collie é um cão que se dá super bem com os membros da sua família e, também é muito protetor.
O cão é capaz de fazer coisas impressionantes para proteger as pessoas que ama. Mas ao mesmo tempo, consegue aceitar bem a presença de pessoas desconhecidas.
Além de ter esse sentido aguçado de proteção, o Collie adora estar com os seus e se divertir muito em passeios e outros momentos.
Deve-se dizer que é bem difícil encontrar um Collie que seja tímido. Inclusive, esses animais costumam dar atenção para qualquer um que se disponha a brincar.
8. Bulldog Inglês é um cão sociável e dócil
Se você está em busca por um amiguinho de uma das raças de cães mais sociáveis que existem, o Bulldog Inglês pode ser uma ótima opção.
Um dos traços comportamentais desse pet é ser muito dedicado às pessoas da sua família, amando estar sempre ao lado das pessoas das quais ele gosta e, nas quais confia.
No entanto, essa é uma raça conhecida também pela sua capacidade de interagir com pessoas desconhecidas.
Inclusive, na hora de receber visitas, o Bulldog se mostra um excelente anfitrião, interagindo muito bem com os seus convidados.
Apesar dessa sociabilidade, os animais da raça em geral são bem atentos a tudo o que está acontecendo ao redor deles.
E por serem muito fieis aos seus humanos, estão sempre prontos para fazer uma defesa caso identifiquem qualquer tipo de ameaça.
Mas basta saber como se aproximar que fazer amizade com um cão dessa raça é bastante simples.
Outra característica que vale a pena citar sobre esses animais é a capacidade de adaptação que eles possuem.
Por isso, são adequados para qualquer tipo de ambiente e composição familiar.
Cães mais sociáveis: dicas de socialização de cães
Além de pensar em quais são as raças mais sociáveis que existem, é importante ter em mente que os animais devem ser socializados para que saibam interagir adequadamente com outros pets e, com as pessoas.
Qualquer cão pode interagir super bem, mas para isso, é fundamental que haja uma boa socialização desde os primeiros meses de vida.
No caso dos cães domésticos, a maioria chega até o tutor por volta dos dois ou três meses de vida.
E esse período deve ser visto com bastante atenção, uma vez que os especialistas o consideram como a primeira fase do medo.
Sendo assim, essa é a melhor hora para mostrar ao animal o que pode realmente ser perigoso e, o que ele não deve temer de maneira alguma.
Então, esse é o momento certo para estimular a socialização do filhote com pessoas e outros animais.
É interessante ter em mente ainda, que se ele não tiver os estímulos de que precisa no inicio da vida, há uma grande possibilidade de que o pet se torne antissocial.
Sendo assim, preocupe-se em trabalhar o processo completo de socialização do cachorrinho assim que ele chegar na sua casa.
Se for necessário, contrate um profissional que faça isso de maneira adequada e segura. E lembre-se de que o pet só pode ir para a rua depois de completar o esquema de vacinação.
Cães mais sociáveis: Socialização passiva x socialização ativa entre cães
Um dos principais passos necessários para a socialização canina é o contato com outros animais durante os seus primeiros meses de vida.
Mas é importante ter em mente que a socialização não consiste apenas em passear com o cachorro e permitir que ele cheire outros animais.
É claro que os passeios e, deixar que o animalzinho explore o ambiente sem influências é importante para que ele se acostume aos diferentes estímulos.
No entanto, a socialização vai além disso e, se relaciona com a adaptação do pet à companhia de outros animais.
É justamente isso que diferencia a socialização passiva da ativa. No primeiro tipo, o animal simplesmente vai ter acesso aos estímulos e, por isso pode ter experiências negativas.
No caso da socialização ativa, o intuito é promover encontros entre os animais e outros estímulos de uma maneira bem mais controlada.
A ideia nesse caso pode ser relacionar tudo a estímulos mais agradáveis, que deixem o animal feliz, como petiscos e brincadeiras.
Assim mesmo que o animal não seja de uma das raças de cães mais sociáveis, ainda assim vai associar a presença de pessoas e outros animais com experiências positivas, o que estimula uma relação agradável.
A forma correta de apresentar dois animais
Independentemente de os animais serem ou não das raças de cães mais sociáveis, saber a maneira correta de apresentar dois indivíduos pode fazer toda a diferença.
O objetivo principal nesse caso é evitar uma aproximação traumática e, evitar punições e broncas que possam criar memórias negativas nos animais.
Antes de levar um novo animal para casa, pense se os cães que já vivem no local são capazes de se adaptar aos filhotes.
A apresentação deve ser realizada em ambientes controlados e, preferencialmente em um local que seja neutro para os dois cães.
Ou seja, em um local que não seja território de nenhum dos dois pets para que não aconteçam disputas territoriais.
Além disso, é melhor se os animais tiverem camas, comedouros, bebedouros e, demais itens separados, evitando assim possíveis conflitos.
Caso os pets a serem socializados tiverem personalidades complicadas, o melhor a se fazer é contratar um profissional especializado na socialização animal.
Conclusão
Não se deve julgar um cão apenas pela sua herança genética, mas de qualquer forma, existem raças de cães mais sociáveis de uma forma geral.
Entretanto, é sempre possível trabalhar para que os animais se tornem bem mais sociáveis e possam conviver bem tanto com as pessoas quanto com outros cães ou animais de outras espécies.