Obviamente, seu nome deriva do fato de ter se originado na capital da Bélgica, onde surgiu no final do século XIX. Nesse artigo, contaremos tudo o que você precisa saber sobre o Griffon de Bruxelas, um animal de estimação animado, curioso e perfeito para dar alegria e cor à sua casa!
Origens e características do Griffon de Bruxelas
Seu nome “oficial” é Griffon Bruxellois. Como dissemos, é originário da capital belga.
O Griffon de Bruxelas foi responsável pela caça ao rato no passado. Além disso, apesar de seu pequeno tamanho, destacou-se por ser um excelente cão de guarda. Amado por nobres, ricos e expoentes da elite belga, assim, tinha um preço muito alto.
Sua popularidade cresceu rapidamente na Europa depois que a rainha Marie Henriette, de Habsburg-Lorraine, começou a criar vários filhotes do Griffon de Bruxelas. Ao longo do século XIX, ela garantiu que fosse cruzado com duas outras raças, o King Charles Spaniel e o Pug.
As duas guerras mundiais que atingiram o continente quase causaram a extinção deste cão de companhia. A boa notícia é que muitos criadores britânicos conseguiram preservar a raça (embora já não atinjam a mesma popularidade de antes).
Características físicas do Griffon de Bruxelas
Atualmente, o Griffon de Bruxelas é considerado um animal de estimação ideal para morar na cidade, graças ao seu tamanho pequeno e temperamento pacífico.
Quanto à aparência, é um cachorro de tamanho pequeno, orelhas pequenas, sobrancelhas espessas e cauda curta. Os pelos são loiros avermelhados, ondulados e duros. Eles podem pesar entre 3,5 e 4,5 kg, com uma altura que pode variar de 18 a 20 cm.
Seus olhos grandes, nariz largo e narinas largas, junto com o queixo proeminente, são algumas de suas principais características físicas.
Principais características físicas
- O pelo é vermelho ou avermelhado
- O pelo é de comprimento médio, duro, ligeiramente ondulado e com um subpelo
- Os olhos são castanhos escuros
- Cabeça é larga e arredondada
- Grandes olhos redondos, bem espaçados e salientes
- Ouvidos bem eretos
Grifon de Bruxelas: Personalidade e Comportamento
Em geral, ele é um cão ativo, corajoso e alerta, muito apegado ao seu dono e gosta de segui-lo continuamente.
Alguns podem ficar um pouco nervosos e sofrer de ansiedade quando deixados sozinhos. O Griffon de Bruxelas é amigável, brincalhão e um pouco tímido com pessoas que ele não conhece.
Socializar com outros cães pode ser complicado pra ele. Na verdade, ele não se dá bem com os proprietários que querem dominá-lo. No entanto, a chave é treiná-lo desde quando filhote: com treinamento precoce e adequado, não haverá problemas.
Tome cuidado para não deixá-lo sozinho: embora se mostre bastante independente, esta raça sente muita falta do proprietário e tem como objetivo ser o centro das atenções.
O que mais se destaca é definitivamente sua personalidade forte. Portanto, não é recomendado para pessoas que não podem dedicar tempo e atenção suficientes, pois eles sofrem muito com a solidão.
Pelo mesmo motivo, não é recomendável que você passe muitas horas longe de casa ou se tiver filhos, porque o animal pode reagir mal a movimentos bruscos ou a ruídos repentinos de seus filhos. A menos que o tratem como um brinquedo de cristal, é melhor não tentar fazer com que esse cachorro viva com os pequenos em casa.
Principais características
Resumindo, o Griffon de Bruxelas é:
- Um cão carinhoso, fofinho, dócil e animado
- Muito inteligente
- Reage bem ao treinamento
- Imediatamente se apega ao seu mestre
- Exige atenção constante e adora acompanhá-lo onde quer que vá
- Ele não gosta de brincar com crianças
- Com pessoas que ele não conhece, ele se mostra muito sociável
- Adapta-se muito bem à vida doméstica, não causando perturbações particulares à família
- Ele é um cachorro que não hesita em alertar até mesmo sobre o evento menos incomum (late muito)
- É um cão sempre alerta
- Ele não é muito esportivo, mas ainda deve poder sair pelo menos duas vezes por dia (especialmente se ele mora em um apartamento)
Cuidados com o Griffon de Bruxelas
Mesmo que seja pequeno e se adapte à vida interior de um apartamento, na cidade é essencial levá-lo para passear no parque ou em lugares muito espaçosos.
Ele precisa brincar, correr e queimar energia várias vezes ao dia. Se o Griffon de Bruxelas não descarregar a energia adequadamente, poderá adotar atitudes destrutivas dentro de casa. Mas do ponto de vista médico, este pequeno animal de estimação não tem patologias hereditárias típicas da raça.
O conselho mais importante é cuidar da higiene dos olhos. Por serem grandes e salientes, estão mais expostos a possíveis alérgenos presentes no ar.
Finalmente, não se esqueça de lavar o pelo duas ou três vezes por semana. Além disso, a cada três meses, você terá que remover manualmente os pelos mortos.