Para levar o cachorro para praia, uma série de recomendações são necessárias. É claro que queremos ter nosso animal sempre por perto e, claro, fazê-los feliz saindo da rotina. No entanto, é preciso tomar cuidado para que problemas maiores não surjam. Por isso, antes mesmo de dar aquela volta no litoral, veja algumas dicas para fazer da forma certa!
Levar o cachorro para praia
A praia é um ambiente público. Diversas pessoas podem ocupar um espaço ou transitar livremente pela areia. Mas, será que os cães também podem? Depende. Há lugares que proíbem e há lugares que permitem. Levando em consideração os que permitem, isto não significa que está tudo liberado. Muito pelo contrário!
Levar o cachorro para praia muitas vezes é uma questão de bom senso. Há outras pessoas naquele espaço e você deve considerar o fato de que elas podem não gostar da presença de animais. Por isso, tenha empatia e coloque-se no lugar delas para tomar atitudes corretas e educadas. Separamos uma lista de itens para levar em consideração. Acompanhe.
O veterinário é indispensável
O primeiro passo para levar o cachorro para praia, é consultar-se com um veterinário. Assim sendo, manter a saúde do animal em dia não é só benéfico para ele, como também garantirá que a praia não fique contaminada com alguma bactéria ou vírus que o animal possa ter.
E o contrário também é válido: manter o cachorro imune a contração de doenças que outros cachorros deixaram no litoral! Há uma série de benefícios em levar o animal em um veterinário. Portanto, não hesite em fazê-lo!
Mantenha a higiene da praia
Esta é uma daquelas dicas que vale não só para praia, mas para vida. Manter a higiene do local que você levar seu cachorro é uma das suas tarefas obrigatórias. Portanto, tenha sempre saquinhos plásticos para limpar qualquer sujeira que o cão possa fazer e de preferência mantenha-o longe das outras pessoas. Leve sempre em consideração o exercício de empatia!
A praia é um local público e que precisa ser respeitado, assim como qualquer outro lugar da cidade. Manter organizado e limpo é o mínimo que você poderá fazer. Além de que isso ajudará a conter bactérias, o que é positivo para todos.
Levar o cachorro para praia exige identificação do animal
A praia muitas vezes pode ser um local cheio. Assim sendo, se você levar o seu cão para passear no litoral, certifique-se de identificá-lo com tipos de coleiras que sejam propícios para isso.
Além do nome, é importante ter um contato seu para quem o encontre possa rapidamente falar com você. Desta forma você protege seu cãozinho!
Não confie nos dotes de natação do seu cachorro
É claro que a natação muitas vezes é instintiva nos cães. Entretanto, não podemos confiar nisso. Se você levar o cachorro para praia e ele demonstrar interesse em entrar no mar, é importante tomar conta para que ele não se afogue. Principalmente se for a primeira vez dele!
Assim sendo, não podemos confiar que o cão sairá nadando como se fizesse isso há anos. Portanto, cuidado!
Veja também este artigo: Você sabia que nem toda a raça de cachorro pode nadar?
Evite que o animal beba água salgada
A água salgada já não é propícia para o ser humano beber. E para os cães, menos ainda. Geralmente eles poderão ter problemas estomacais e de digestão caso haja o consumo em excesso de água salgada. É importante entender que a curiosidade do animal poderá fazê-lo cometer erros. E é sua responsabilidade cuidar do animal de maneira responsável.
Levar o cachorro para praia exige protetor solar
Você sabia que existe protetor solar para cachorro? Este é um recurso que, quando você levar o cachorro para praia, precisa ser utilizado. Afinal, proteger a pele dos bichos é tão importante quando proteger a nossa. Você poderá passar principalmente na região das orelhas e focinho, onde a incidência do sol é mais forte na derme.
Assim sendo, compre sempre produtos indicado para uso animal. Produtos para uso em humanos poderão causar sérios problemas no cão. Muita atenção!
Cuidado com a areia quente
Além do protetor solar, é importante tomar cuidado com a areia quente. Da mesma forma que pode queimar a sola dos nossos pés, poderá queimar a patinha dos cães. Assim sendo, caminhe sempre em locais frescos e de preferência não deixe o cão andar sozinho por locais que ele possa se machucar. Boa praia!