Você sabe quais são os erros na hora de adotar um gato que você já cometeu? Antes de adotar um gatinho, é importante que você saiba quais são eles para que não os cometa.
Afinal, adotar um animal não é uma tarefa para qualquer um. Muitas pessoas adotam sem pensar na responsabilidade que vão precisar ter.
Antes de adotar qualquer animal, inclusive um gato, saiba que você deverá se dedicar a ele, afinal, estamos diante de uma vida.
Por conta disso, no artigo de hoje, aqui do Portal do Dog, vamos te contar alguns erros que as pessoas cometem na hora de adotar um gato. Leia-os atentamente para que você não os cometa e ofereça sempre o melhor para seu gatinho!
A importância da adoção
Antes de falarmos sobre os erros na hora de adotar um gato que as pessoas cometem, é importante ressaltar a importância da adoção de um animal.
A adoção é um passo muito importante, tanto para o animal quanto para quem vai adotá-lo, e é fundamental que você encare essa tarefa com responsabilidade.
Muitas pessoas preferem não adotar pois sabem que em sua rotina ela não terá tempo de cuidar de um animal. Se esse for seu caso, é melhor realmente não adotar um.
Se você deseja muito ter um gatinho, é imprescindível que realize uma adoção responsável e leve em consideração as necessidades do bichinho.
Os gatos são animais que sabem se cuidar sozinhos, mas isso não quer dizer que eles não precisam que você cuide deles também.
Eles vão precisar de amor e carinho, precisarão ser bem alimentados e ter uma rotina boa para que possam viver bem e felizes.
Assim sendo, ao adotar um gato, ou qualquer outro animal, é importante que você esteja ciente dos compromissos e deveres que vêm junto dessa decisão.
Adotar é muito importante, e você vai salvar vidas. Ajudar um animal em situação de rua a encontrar um lar é uma atitude muito honrosa. No entanto, isso só é válido quando feito de maneira responsável e pensada.
Sendo assim, influencie amigos, familiares, conhecidos e até os desconhecidos a adotarem os animais de rua. A adoção é muito importante e pode mudar a vida de um animal! E sabe o que mais? A adoção também é capaz de mudar a vida de um tutor. Quem já teve ou tem algum pet em casa, sabe o quanto isso é uma verdade!
Portanto, se você quer oferecer o melhor ao seu bichinho ao adotá-lo, confira o guia abaixo e fique de olho nestes potenciais erros.
Leia também: Cenário para foto de cachorro: Dicas para montar
Erros na hora de adotar um gato
Quando pensamos em adotar um gato, pode ser que, em algumas ocasiões, nos esquecemos de levar algumas questões em consideração. Porém, não devemos apenas pegar um animal e trazer para casa, é preciso ter em mente alguns pontos.
Podemos vir a cometer muitos erros na hora de adotar um gato, então leve em consideração sempre sua rotina e suas condições financeiras e emocionais antes de tomar essa atitude.
Como já comentamos, um animal vai precisar de carinho e dedicação, não basta só levá-lo para casa, é preciso cuidar com todo amor que você tem para oferecer.
Assim sendo, compilamos alguns erros que as pessoas cometem na hora de adotar um gato.
Leia-os atentamente e veja se você os comete. Se você não cometeu nenhum desses erros, fique atento para não acontecer.
Os animais precisam de nós tanto quanto precisamos deles, por isso, realize uma adoção responsável, sempre com base em uma boa reflexão de si mesmo.
Acompanhe o nosso guia e repare se você já cometeu algum desses erros!
- Não considerar o compromisso de longo prazo;
- Adotar por impulso;
- Não pesquisar sobre as necessidades do gato;
- Não preparar a casa adequadamente;
- Ignorar possíveis alergias familiares;
- Não considerar a interação com outros animais;
- Não priorizar a vacinação;
- Não calcular os custos associados;
- Não avaliar se o estilo de vida é adequado;
- Não oferecer um ambiente seguro;
- Não dedicar tempo para interação;
- Não procurar orientação profissional.
Venha conosco explorar cada item apresentado em nosso guia para que você compreenda melhor esses erros e como adotar um animal de forma responsável.
1. Não considerar o compromisso de longo prazo
Um gato é um animal que, apesar de saber se cuidar sozinho, vai precisar que você esteja ao lado dele.
Quando for adotar um, lembre-se de que esse é um compromisso para toda a vida. Enquanto o gato estiver vivo, você deverá cuidar dele.
Muitas pessoas adotam só por adotar, só para ter um gato em casa, mas se esquecem de que devem cuidar dele pelo tempo que ele estiver vivo.
Assim sendo, adotar um gato é ter que considerar que esse vai ser um compromisso de longo prazo.
Se você deseja realizar viagens, morar fora do país ou cidade, leve em consideração se o seu gato vai poder ir junto.
Você não pode deixá-lo sozinho e abandoná-lo. Portanto, se for adotar pense se o gato vai se encaixar nos seus planos futuros, e não apenas na realidade presente de hoje. Isso pode fazer toda a diferença na sua decisão.
Veja também: Presentes para gatos: Lista de ideias!
2. Adotar por impulso
Nunca adote um gato por impulso, isso poderá gerar arrependimentos futuros. Para adotar um gato, é importante que você pense bem nisso.
Muitas vezes estamos tristes, nos sentindo sozinhos, e decidimos adotar um gato, sem nem pensar nas consequências dos nossos atos.
Um gato vai precisar de uma boa alimentação, carinho, acompanhamento com um bom veterinário, brinquedos, espaço para relaxar e se você não puder oferecer isso a ele é melhor não adotar por enquanto.
Se você desejar adotar um animal, pense antes em tudo o que poderá oferecer a ele e se é o suficiente para cuidar dele.
Não adote por impulso, só adote se for realmente se dedicar aos cuidados do gato!
3. Não pesquisar sobre as necessidades do gato
Os gatos têm muitas necessidades e adotar um sem conhecê-las antes é um erro. Veja abaixo algumas dessas necessidades:
- Boa alimentação;
- Um local seguro para morar;
- Amor, carinho e atenção;
- Um local aconchegante para dormir;
- Água fresca;
- Cuidados médicos quando estão doentes e cuidados preventivos.
Essas são algumas necessidades básicas que os gatos têm e adotar um sem ter elas em mente pode não ser bom.
Realize pesquisas e leia muito sobre tudo o que é necessário providenciar antes de adotar um gato e sobre todas as necessidades que ele pode ter durante sua vida.
Assim, você poderá construir um lar saudável para o seu gatinho. Saiba o que ele precisa antes de levá-lo para casa, combinado?
E, ah! Não se esqueça de que cada raça pode ter, ainda, as suas particularidades, tanto de temperamento quanto de saúde. E ter esse conhecimento também pode te ajudar a oferecer o melhor ao seu bichano.
4. Não preparar a casa adequadamente
Não preparar a casa adequadamente é um erro na hora de adotar um gato.
Eles precisam de um local adequado para água e refeições, e também para realizar as necessidades e para descansar.
É muito importante que sua casa seja bem preparada para receber um gato, ainda mais se ele for um filhote.
Os filhotes são mais enérgicos, gostam de brincar, pular e explorar, por isso, antes de adotar, saiba se sua casa estará preparada para receber esses pequenos furacões.
Veja mais: Decoração de aniversário para cachorro: Veja dicas
5. Ignorar possíveis alergias familiares
É muito comum que as pessoas tenham alergia ao pelo do gato, por isso, antes de trazer um para casa, é fundamental que você saiba se alguém da sua família é alérgico.
A alergia é uma condição muito comum e atinge muitas pessoas, por isso, atente-se a esse possível impedimento de adotar um gato.
Assim sendo, antes de adotar um gato, não ignore que alguém de casa ou até mesmo você poderá ter alergia a ele.
Afinal de contas, se alguém for alérgico, não faz sentido, simplesmente, querer descartar o gato depois por conta disso, concorda? O bichinho não merece isso!
6. Não considerar a interação com outros animais
Se você quiser adotar um gato, leve em consideração a interação dele com outros animais.
Se você tiver outros bichos em casa, principalmente cachorros, é importante saber se ambos não vão se estranhar.
Os gatos e cachorros são conhecidos por serem inimigos naturais, muitos até que se dão bem se criados juntos desde pequenos.
Considere se o gato que pretende adotar vai se dar bem com outros animais que você tem em casa. Só assim saberá se é adequado adotá-lo.
Além disso, lembre-se da importância de promover uma boa socialização para os pets que você já tem em casa, pois isso pode ajudar na hora de incluir um novo integrante na família de bichinhos.
Do mesmo modo, o novo pet deve ser introduzido com calma, sempre respeitando o tempo de todos os envolvidos, combinado?
7. Não priorizar a vacinação
Um gato sabe se cuidar sozinho, mas é preciso ter alguns cuidados importantes com a saúde dele.
Você sempre deverá priorizar a vacinação do seu gato, é fundamental livrá-lo de possíveis doenças que podem atingi-lo.
Se você não tiver condições de ter esse tipo de cuidado com o seu gato, não deverá adotar um.
Lembrando que, em muitos casos, a vacinação é anual, e isso deverá ser considerado no orçamento.
Leia mais: Exercícios recomendados para Yorkshire Terriers
8. Não calcular os custos associados
A adoção de um qualquer animal envolve muitos custos, ainda mais os gatos.
Você vai precisar ter gastos com alimentação, cuidados veterinários e também com lazer.
Se não estiver preparado financeiramente para arcar com os custos de um gato, é melhor não adotá-lo.
Calcule todos os custos associados a adotar um gato e veja se você poderá mantê-lo.
É um dos erros na hora de adotar um gato não saber o quão você irá gastar com ela. Por isso, sempre faça pesquisas antes.
E lembre-se, existem gastos mais “ocultos” ou inesperados que também devem ser avaliados. Por exemplo, se você precisar de alguém para cuidar do seu pet quando você for viajar, precisará colocar esse valor do pet sitter na conta, ok?
9. Não avaliar se o estilo de vida é adequado
Bom, para adotar um animal, seja ele qual for, é interessante que o seu estilo de vida se encaixe com a presença de um pet.
Se você for uma pessoa que viaja demais, talvez não seja a melhor opção adotar um gato.
As viagens são estressantes para o gatinho, então levá-lo sempre não é uma opção viável, e deixá-lo em casa sozinho também não.
Os gatos precisam de cuidados e atenção, portanto, se você não tiver ninguém de confiança para deixá-lo, é melhor não possuir um.
Se seu estilo de vida, seja qual for, não permitir que cuide do gato como ele merece, é melhor que não adote um.
Ou então, se for uma grande vontade sua adotar um, adapte seu estilo de vida para cuidar dele corretamente.
Veja mais: 5 raças de cães com habilidades de salto surpreendentes!
10. Não oferecer um ambiente seguro
Não oferecer um ambiente seguro é um dos erros na hora de adotar um gato.
Se sua casa não é segura e apropriada para receber um animal, é importante que você não o adote.
Os gatos precisam se sentir seguros em casa, não é bom para eles viverem em um ambiente inseguro, pois pode gerar muito estresse.
Portanto, antes de adotar um gato, pense bem se você terá como oferecer um ambiente seguro e longe dos perigos.
11. Não dedicar tempo para interação
Se você não tem espaço na sua rotina para oferecer atenção para o seu gato, talvez seja melhor não inventar de adotar.
Apesar da fama de amarem ficar sozinhos, os gatos gostam de interação, gostam de carinho e de brincar com seus tutores.
Portanto, não dedicar tempo para interação com o gato é um erro que as pessoas não levam em consideração antes de adotar.
12. Não procurar orientação profissional
A orientação profissional é muito importante para saber tudo o que o gato precisa.
Normalmente, gatos adotados vêm de uma situação de vida muito difícil. Eles podem ter doenças e outros problemas que só podem ser resolvidos com a ajuda profissional.
Assim sendo, ao adotar um gato, é fundamental que ele passe por cuidados veterinários. Portanto procure orientação profissional sempre.
Você comete algum desses erros na hora de adotar um gato? Pense bem sobre o assunto e realize uma adoção responsável.
Os animais precisam de cuidado e amor e não de indiferença. Não adote por capricho. Adote apenas se você puder dar tudo o que um gato merece, mesmo que seja tudo simples.
Continue nos acompanhando para mais conteúdos sobre os pets. Um abraço e até mais!
Confira também: