Você faz ideia de quais sejam as raças de cães mais adequadas para famílias e o que faz com que elas se adaptem tão bem?
Quando uma família decide por adotar um novo animalzinho de estimação, deve pensar muito bem sobre qual é o perfil mais adequado.
Nem sempre é fácil pensar nas características mais importantes em um animal de estimação, mas as melhores raças de cães possuem algumas características interessantes.
Apesar de algumas famílias preferirem animais com outros perfis, os cães que melhor se adaptam a crianças e adultos de qualquer idade são os mais tranquilos, tolerantes e, que aprendem comandos rapidamente.
Sendo assim, nesse post elaboramos um elenco falando justamente sobre quais são as raças mais adequadas para famílias. Então, continue lendo para conhecer todas elas.
Conheça as raças de cães que são mais adequadas para famílias
Atualmente existem muitas raças de cães e, várias delas são realmente maravilhosas para qualquer pessoa.
Mas algumas se destacam por serem ainda mais carinhosas e companheiras com os seus tutores.
Alguns são mais protetores, outros brincalhões, enquanto que existem aqueles que adoram ficar no colo.
Então, se você está procurando por um bom companheiro para todos os momentos, dê uma olhadinha a seguir nas nossas sugestões das raças de cães que são adequadas para famílias.
1. Labrador Retriever
Se você conhece um pouco sobre cachorros, provavelmente esperava encontrar essa raça entre as mais adequadas para famílias.
De fato, o Labrador é conhecido por ser um animalzinho excelente e altamente adaptável a pessoas de todas as idades.
Não é a toa que esta é uma das raças mais populares no Brasil e em vários países do mundo. Ele se adapta facilmente às pessoas e, consegue lidar bem até mesmo com as crianças.
A raça é conhecida por ser amigável, brincalhona, muito paciente e, acima de tudo, inteligente. Isso significa que o Labrador pode aprender facilmente os truques que você tentar ensinar para ele.
Quando se analisa os animais treinados para desempenharem atividades diferentes, perce-se que a raça é absolutamente versátil, sendo capaz de fazer um pouco de cada coisa, incluindo caça, exibição, dock diving, tracking, e truques de obediência.
Características específicas
Em termos de personalidade, os labradores são muito extrovertidos, amigáveis e amam estar junto das pessoas e brincar com elas.
Inclusive, esse é o tipo de cachorro que quando sai para passear quer interagir com todos, entre pessoas e animais. É claro que você pode treinar ele para não fazer isso.
Parecendo sempre estar de bom humor, esses cães conseguem mostrar isso nitidamente e contagiar todas as pessoas que cheguem perto deles.
E o nível de energia desses animais é enorme. Parece que eles não se cansam nunca e, quando param, rapidamente já estarão prontos para brincar de novo.
Essa é uma das rações pelas quais os labradores se dão tão bem com crianças. Mas é preciso ter cuidado e estar sempre de olho para impedir que os pequeninos machuquem o cão, uma vez que esses animais são pacíficos e não costumam reclamar muito.
Em relação a outros cães o Labrador também pode se dar muito bem, mas é preciso trabalhar a socialização. Essa também é uma raça que pode conviver bem com gatos.
Mas se você pensou em levar um cão dessa raça para casa, deve estar disposto a lidar com um pouco de bagunça e com a perda de pelos constante.
É preciso sempre escovar o animal para remover os pelos mortos, mas mesmo assim eles perdem uma quantidade significativa de fios diariamente.
Mesmo sendo um cão atento, o Labrador não late demais. Mas ele vai te alertar quando achar que algo não vai bem.
Por fim, a expectativa de vida desse cão fica entre os 10 e 12 anos em média.
2. Bulldog é uma das raças de cães mais adequadas para famílias
O Bulldog é um cão de aparência bem peculiar, mas que é tido como um dos companheiros mais incríveis.
Enrugado e babão, esse cão costuma se dar muito bem com as crianças, sobretudo porque gostam de brincar.
Mas deve-se dizer que essa é uma das raças mais adaptáveis que existem, sendo capaz de se acostumar facilmente a qualquer ambiente e a pessoas de todas as idades.
Ademais, eles também toleram bem mudanças na rotina e adoram passar muito tempo junto com as pessoas da sua família, independentemente de qual for a situação.
Características da raça
O Bulldog foi um cão criado originalmente para atacar animais selvagens e, por isso ele tem um instinto muito corajoso e está sempre pronto para proteger as suas pessoas amadas e suas coisas.
No entanto, com o tempo os criadores se preocuparam em remover as características de agressividade da raça e, por isso, os animais existentes hoje são muito tranquilos e amigáveis.
Mesmo sabendo se manter tranquilamente, este também é um cão que adora interagir com as pessoas.
Ainda que não tenha um nível de energia tão elevado, eles gostam de brincar. Também não vão ficar loucos por longas caminhadas e atividades intensas, mas gostam de sair para passeios diários mais curtos.
Os Bulldogs são cães sensacionais com as crianças, desde que os pequeninos aprendam a respeitar o animal e brincar da maneira correta.
Também podem se dar muito bem com outros animais de estimação, apesar de ser preciso fazer uma socialização supervisionada.
Algo que se deve dizer sobre essa raça é que apesar de esses cães serem muito fofinhos e agradáveis, não são tão bons nos treinamentos. Mas se você souber estimular o animal, ele poderá responder bem.
Tranquilo e silencioso, o Bulldog costuma viver algo entre 8 e 10 anos.
3. Golden Retriever
Assim como o Labrador, o Golden Retriever também está entre as raças de cães mais adequadas para famílias.
Há muito tempo a raça se destacou por ser de grande porte, que poderia ajudar na caça de aves aquáticas e de terras altas.
Mas é claro que com o tempo as pessoas foram percebendo o quanto esses cães poderiam ser incríveis como animais de companhia.
Versáteis, inteligentes e extremamente agráveis, esses cães se adequam a muitas situações e, conseguem lidar com pessoas de todas as idades também.
Foi com essas vantagens que a raça acabou se tornando uma das mais populares que se conhece atualmente.
E realmente é difícil não se apaixonar pela pelagem dourada e o olhar dócil desse cão, não é mesmo?
Características do Golden Retriever
No que diz respeito à personalidade, em si, o Golden Retriever é um cão tido como um dos mais incríveis, sobretudo por ser amigável, dedicado e inteligente.
Isso faz dele uma excelente companhia para as pessoas que vivem ao seu redor, inclusive crianças.
A dedicação desse cão para com os seus faz com que ele esteja sempre querendo agradar as pessoas.
Por isso, este é um companheiro incrível para todas as horas, inclusive para as pessoas que adoram se aventurar por aí e praticar atividades ao ar livre.
Inclusive, o Golden Retriever é um cão que possui nível elevado de energia e, por isso, necessita praticar algum tipo de atividade diariamente.
Como já foi dito, o Golden se dá bem com crianças e consegue ter bastante paciência com elas. Mas as brincadeiras devem sempre ser supervisionadas.
Eles também são capazes de se acostumar facilmente a outros animais de estimação, basta socializar eles bem direitinho.
Por conta da sua energia, o Golden precisa de tutores que gostem de brincar e interagir com ele.
Além disso, é preciso se dispor a lidar com a alta quantidade de perda de pelos desses pets.
Em relação à expectativa de vida, o Golden é um cachorro de grande porte, que costuma viver entre 10 e 12 anos em média.
4. Beagle
Mesmo que tenha uma origem misteriosa, o Beagle ainda é tido como uma das raças de cães mais adequadas para famílias.
O corpo compacto todo redondinho, além da carinha fofa com uma expressão meiga, o Beagle é um cãozinho apaixonante.
É muito difícil resistir ao olhar desse cão. Além disso, eles são muito carinhosos e adoram estar próximos aos seus humanos.
Além de lindo, este é um cãozinho de pelagem curta e de fácil manutenção, que não exige muitos cuidados específicos.
E para completar esse pacote, o cão ainda é extremamente inteligente e consegue aprender muitas coisas com a maior facilidade.
Características
No que diz respeito às características específicas do Beagle, esta é uma raça incrivelmente alegre, que adora estar com as pessoas e brincar com elas.
Extremamente amigável, este é um pet brincalhão e curioso, que tem muita energia para gastar.
Inclusive, o animal precisa de tutores que estejam sempre dispostos a acompanhar o seu ritmo, uma vez que eles gostam da atividade e necessitam de muito exercício físico.
Ele é um cão de caça rápido, que gosta de estar ao ar livre, correr e farejar as coisas por aí. Mas é claro que depois de brincar, o Beagle também vai querer deitar aos seus pés e descansar.
Muito sociável, o Beagle é um cão que se dá bem com crianças e com outros animais, bastando ser acostumado a esses.
Por responder bem aos treinamentos, ter um Beagle pode ser bastante agradável e, você poderá se divertir ensinando muitas coisas a ele.
Sendo um cachorrinho de pequeno porte, o Beagle pode viver vários anos, sendo que a expectativa média de vida fica entre os 12 e 15 anos em média.
5. Pug é uma das raças mais adequadas para famílias
O Pug não poderia ficar de fora dessa lista, uma vez que esse pequenino possui características incríveis, que fazem dele um excelente animal de companhia.
Inclusive, as pessoas costumam se referir ao Pug como sendo “muito cachorro em um espaço pequeno”.
Isso porque cabe muita personalidade dentro de um corpinho tão compacto como o do Pug. Pequenino, esse cão não precisa de muitos mimos para se sentir bem e ficar feliz.
E a carinha de sapeca logo entrega o seu jeito de ser. E bastam alguns minutos apenas para que esse cão consiga conquistar o coração de todas as pessoas que convivam com ele.
Considerado excelente para famílias de praticamente todos os perfis, o Pug adora estar rodeado de pessoas e é capaz de fazer de tudo para agradar.
Além disso, basta saber lidar com o cãozinho e apresentar ele a coisas novas que ele poderá se acostumar a praticamente qualquer situação.
Características
Com um temperamento equilibrado, o Pug se destaca como sendo um cãozinho de personalidade incrível, que está sempre pronto para agradar ao tutor.
Extremamente amoroso, ele adora estar junto com as pessoas e interagir com elas em várias situações, jogando todo o seu charme.
Ao mesmo tempo, também sabe fazer bastante confusão e, alguns momentos chega a ser bastante travesso.
O nível de energia dessa raça é intermediário e, ainda assim recomenda-se estimular o animal diariamente com brincadeiras e passeios, evitando que ele fique entediado e desestimulado.
Em relação a interação com crianças e outros animais, o Pug pode se dar bem, mas é preciso sempre supervisionar as interações sobretudo até que se tenha a certeza de que a socialização está completa.
Em relação aos cuidados, o Pug é um cão de fácil manutenção, mas que exige um pouco mais de atenção em relação à pelagem e precisa de escovações frequentes.
Este é mais um cãozinho de porte pequeno que tem a vantagem de viver bastante. É claro que isso depende das condições de saúde e dos cuidados com o pet, mas ele pode alcançar algo entre os 13 e 15 anos de vida.
6. Terra Nova está entre as raças de cães mais adequadas para famílias
Para quem é apaixonado por cães grandes, peludos e fofos, o Terra Nova deve estar entre as raças favoritas.
Inteligente, extremamente leal e dócil, este cão enorme é incrível e extremamente adaptável a pessoas de todas as idades.
Ele pode ser um excelente animal de companhia, que pode acompanhar a família em passeios durante o dia e, de noite assistir TV ao lado do sofá.
Isso porque esta é uma das raças carinhosas que existem. Por outro lado, o Terra Nova é protetor e estará pronto para intervir quando necessário.
Além disso, esse é um cachorro extremamente inteligente, capaz tanto de obedecer comandos quanto decidir a coisa certa a fazer quando precisa agir sozinho.
Justamente por terem esse jeito versátil de ser é que os Terra Nova são excelentes e adaptáveis a qualquer família praticamente.
Características
O Terra Nova tem uma personalidade extremamente dócil, sendo um animal muito paciente e extremamente devotado em agradar a todos aqueles que vivem ao seu redor.
Companheiros, eles se adaptam bem tanto a ambientes urbanos quanto rurais. A única questão é que no campo é preciso ter mais cuidado com a sua belíssima pelagem, mantendo a higiene e escovando com frequência.
Sempre alerta, o Terra Nova é um bom cão de guarda, que vai latir sempre que perceber algo de anormal no ambiente.
Com um nível intermediário de energia, algumas brincadeiras e passeios já bastam para manter o animal estimulado.
No entanto, é bom proporcionar um pouco de espaço onde eles possam movimentar livremente os seus corpos grandes e fortes.
Em relação às crianças, o Terra Nova é um cão incrível, sendo conhecido inclusive como babá canina porque costuma cuidar bem dos pequeninos.
E a sua personalidade dócil e tranquila permite que ele se dê bem também com outros cães e animais de outras espécies.
Infelizmente, por ser um cão gigante, não vive muito e a sua expectativa de vida média fica entre os 8 e 10 anos.
7. Bulldog Francês
Corpo compacto, expressão fofa e um jeitinho brincalhão de ser. Essas são as características que fizeram o Bulldog Francês se tornar um dos cães mais amados e desejados em vários países ao redor do mundo.
Para quem busca por uma raça pequena, divertida e que se adapte inclusive à vida em apartamentos, esta é uma excelente opção.
Incrível até mesmo para pessoas que não têm muita prática com animais de estimação, o Bulldog Francês se adapta às pessoas e também responde muito bem aos treinamentos.
Características do Bulldog Francês
Com uma personalidade divertida e brincalhona, o Bulldog Francês está entre as raças de cães mais irresistíveis que existem.
Esses pequeninos adoram interagir com os seus tutores e, conseguem se adaptar a praticamente qualquer situação, podendo viver em casas grandes ou apartamentos sem problemas.
Mesmo gostando muito de brincar, esses cães não são tão enérgicos assim. Por isso, bastam algumas caminhadas curtas para satisfazer as principais necessidades dos pets.
E se você pensa em ter um Bulldog Francês que seja criado junto com outros animais de estimação e com crianças, essa é realmente uma raça adequada.
Fácil de manter, os animais dessa raça não precisam de cuidados específicos e, quando bem mantidos em boas condições, podem viver entre 10 e 12 anos.
8. Border Collie
Conhecida essencialmente pelas suas enormes habilidades de pastoreio, esta é uma das raças de cães mais adequadas para famílias que encontramos.
Extremamente resistentes, esses animais podem correr e se movimentar por horas sem demonstrar sinais de cansaço extremo.
Além de fortes, eles são muito inteligentes e conseguem aprender os mais diferentes comandos de maneira muito rápida e com poucas repetições.
Muito mais do que rápidos, esses são também excelentes cachorros de companhia, que se apegam bastante ao tutor e conseguem ser extremamente carinhosos.
Apesar de serem ótimos para qualquer perfil de família de maneira geral, esses cães se dão melhor com famílias mais ativas.
Características específicas
Quam vê um Border Collie logo se apaixona pelo jeitinho enérgico e a carinha de brincalhão que esse cachorro tem.
Cheio de personalidade, o Border Collie é gracioso e, pode também se mostrar dedicado à satisfazer e proteger a sua família.
Mas quem deseja ter um cão desses deve estar disposto a brincar e passear muito. Além disso, esse é um cachorro que vocaliza muito.
De qualquer maneira, eles gostam de interagir com as pessoas, podendo se dar bem até com crianças e animais.
Mas no caso de animais muito pequenos, é preciso supervisionar se o cachorro não resolve caçar.
Animais da raça que sejam saudáveis alcançam uma expectativa de vida boa, podendo chegar aos 14 anos.
9. Bernese: um dos cães mais adequados para famílias
Se a sua vontade é encontrar um cão que seja adequado para famílias e que tenha um coração incrível, então, o Bernese deve estar na sua lista de raças possíveis.
Personalidade tranquila e amável associada a um comportamento jovial estão entre as características de animais dessa raça.
Muito adaptáveis a pessoas de todas as idades, o Bernese é um excelente companheiro, que vai estar ao seu lado seja nas caminhadas ou nos momentos de relaxamento.
Ter um cão desses em casa é extremamente reconfortante e recompensador, pois eles são capazes de amar muito.
Características específicas
Esta é mais uma das raças que originalmente foram desenvolvidas para o trabalho. Por isso o Bernese é grande, forte e resistente.
No entanto, com o tempo esse animal começou cada vez mais a estar próximo das pessoas e, foi assim que essa se tornou uma das raças de cães mais adequadas para famílias.
Inclusive, o Bernese é capaz de interagir de maneira incrível com as crianças, sendo extremamente paciente com elas.
Também aprendem facilmente a conviver com outros animais, sobretudo cães e gatos, necessitando de pouco esforço para a socialização.
No entanto, essa é uma raça que vive de 8 a 10 anos em média, o que não é muito, infelizmente.
10. Setter irlandês: uma das raças mais adequadas para famílias
O Setter Irlandês é uma raça que se tornou popular desde o século XVIII e, por ser ativo e extrovertido, é uma das melhores raças para famílias com perfil mais agitado.
Este é um cão que foi selecionado para ajudar na caça e, por isso adora estar ao ar livre e correr muito.
Características específicas
Extrovertido e, ao mesmo tempo dócil o Setter Irlandês é um cão extremamente obediente e treinável, que pode se tornar uma excelente companhia para os seus humanos.
Extremamente ativos, esses são cães que precisam de espaço suficiente para se movimentar muito e, que adoram brincar com crianças e outros cães.
Quando bem cuidados, eles podem viver entre 12 e 15 anos facilmente.
Conclusão
Agora que você já sabe quais são as raças de cães mais adequadas para famílias, está na hora de escolher a sua favorita.