“Pró-reitor” Silveira, mascote da UFSM e famoso na internet, ganha um lar após 10 anos no campus!

O cão Silveira, o xodó da UFSM conquistou o coração de milhares de pessoas ao se tornar uma verdadeira celebridade da Universidade Federal de Santa Maria, com quase 140 mil seguidores no Instagram, este carismático mascote ganha lar após uma década no campus universitário. 

Após um período de internação no Hospital Veterinário Universitário, o cão Silveira da UFSM  foi adotado por uma integrante do projeto Zelo, responsável pelo cuidado dos animais comunitários da universidade. Esta decisão, foi tomada pensando no bem-estar e na saúde do animal, que enfrentava desafios típicos de um cão idoso.

A Saúde do Cão Silveira 

O cão Silveira da UFSM passou por um longo período de internação. Durante sua estadia no Hospital Veterinário Universitário, foram realizadas biópsias de lesões encontradas no fígado e no baço, cujos exames ainda aguardavam resultado.

Segundo os responsáveis pelo projeto Zelo, os check-ups do Silveira tornaram-se mais frequentes desde o ano anterior. As lesões na pele, identificadas como hemangiomas, foram tratadas com criocirurgia e remoção de nódulos maiores. O diagnóstico revelou tumores dérmicos, condição bastante comum em cães de vida livre, especialmente naqueles com pelagem clara e idade avançada como o Silveira.

A idade avançada do animal também trouxe outras complicações de saúde. O cão Silveira da UFSM sofre de artrose, já machucou as patas diversas vezes e desenvolveu medos específicos, como o de carros, agulhas e pessoas vestindo jaleco branco (de uso veterinário). 

“Todos amam o Silveira livre, arteiro e visitante de vários sofás no campus, inclusive nós da equipe do Zelo. Mas temos que prezar pela saúde dele, aceitar as recomendações dos veterinários e seguir os tratamentos prescritos”, explicaram os responsáveis pelo projeto.

Silveira internado no hospital veterinário da universidade/Via: Instargram
Silveira no hospital veterinário da universidade/ Foto: Instargram

Veja também:7 cuidados com o cão sênior: Veja os essenciais!

Do Campus para o Lar: A Nova Vida do Silveira

A transição do cão Silveira da UFSM para uma vida doméstica foi documentada de forma carinhosa em suas próprias redes sociais. “Não era viável eu ficar batendo pata por aí, então o Zelo conseguiu um lugar pra mim. Confesso que primeiro fiquei meio entediado de não ter tanta ronda pra fazer, mas lembrei das coisas boas da vida (contemplação e sonecas) e olha… Gostei desse negócio de ser cachorro de família”, publicou o perfil oficial do animalzinho.

WhatsApp Image 2025 07 19 at 11.22.45
Silveira em seu novo lar com seus presentes/ Foto: Via Instagram

A adaptação à nova rotina mostrou-se positiva para o bem-estar do animal. Em uma casa, o Silveira pode receber os cuidados médicos necessários de forma mais consistente, ter uma alimentação controlada e descansar adequadamente. A vida doméstica ofereceu ao cão idoso a estabilidade e os cuidados especializados que sua condição de saúde exigia, algo que seria difícil de manter com a vida livre no campus.

Mesmo adotado, o cão Silveira da UFSM mantém sua conexão com a universidade através de sua “nomeação” como “pró-reitor de assuntos caninos”. “Eu estou de trabalho remoto, mas ainda sou pró-reitor! Meus secretaurios e representantes estão me ajudando a manter a ordem na comunidade canina da UFSM”, publicado no perfil do Silveira.

O Fenômeno das Redes Sociais e Impacto na Causa Animal

A fama do Silveira ajudou significativamente a impulsionar campanhas de adoção e conscientização sobre abandono animal. Sua história e presença carismática nas redes sociais sensibilizaram milhares de pessoas para a importância da proteção animal e da adoção responsável. 

WhatsApp Image 2025 07 19 at 11.22.46 1
Silveira descansando de cabeça para baixo/ Foto: Instagram

O impacto da celebridade canina vai além do entretenimento. Através de sua plataforma digital, o cão Silveira da UFSM ajuda a divulgar outros animais disponíveis para adoção, promove campanhas de conscientização e educa o público sobre os cuidados necessários com animais comunitários. Sua influência digital tornou-se uma ferramenta valiosa para o projeto Zelo e outras iniciativas de proteção animal.

Você vai gostar também: Onde adotar um cachorro? Veja dicas

Projeto Zelo UFSM: Cuidando dos Animais do Campus

O projeto Zelo, responsável pelo cuidado do cão Silveira da UFSM, atua desde 2014 no campus da universidade com uma missão abrangente de proteção animal. Com apoio de bolsistas e voluntários, a iniciativa cuida de animais abandonados, promove castrações, busca lares responsáveis e educa para a guarda consciente.

Atualmente, o projeto monitora cerca de 85 animais entre cães e gatos que vivem no campus, todos disponíveis para adoção. O Zelo realiza campanhas regulares, feiras de adoção e ações para arrecadação de recursos, incluindo um brechó sustentável e parcerias com empresas locais.

A universidade esclarecer que o projeto Zelo foi criado especificamente para cuidar de animais que já vivem no campus, não funcionando como uma ONG onde animais abandonados podem ser entregues. 

Veja também: Você sabe como funciona uma ONG de adoção de animais?

Como Adotar um Animal pelo Projeto Zelo

Para aqueles interessados em adotar um animal através do projeto que cuidou do cão Silveira da UFSM, o processo é acessível. O interesse na adoção deve ser manifestado enviando uma mensagem para o perfil do Zelo no Instagram, onde também é possível obter mais informações sobre o projeto e descobrir formas de colaborar com doações.

 

Postado por
Siga em:
Compartilhe

Veja também!

“Pró-reitor” Silveira, mascote da UFSM e famoso na internet, ganha um lar após 10 anos no campus!
O cão Silveira, mascote da UFSM e famoso nas redes sociais com quase 140 mil seguidores, foi adotado após mais...
Pitbull e 11 raças proibidas em Santa Catarina: entenda as novas regras
Decreto regulamenta lei que restringe pitbull e derivações em SC com multa de R$ 5 mil...
Qual a melhor raça de cão de guarda para sua casa? Veja aqui!
Ter um cão de guarda é uma forma eficaz e carinhosa de proteger a casa e a família. Mais do...
Img de rastreio

Localize algo no site!