Você quer saber curiosidades sobre o sono dos cachorros? Então não deixe de acompanhar o nosso guia de hoje, pois ele está especial!
Hoje, nós do Portal do Dog vamos te contar curiosidades super legais sobre o sono dos cães, para que você possa entender melhor o que acontece na rotina de sono do seu pet. Acompanhe!
4 curiosidades sobre o sono dos cachorros
É de conhecimento geral que uma boa noite de sono é muito benéfica para os seres humanos, não é mesmo? Ela ajuda a repor energias e nos mantém bem mais dispostos para encarar o dia a dia.
Sabia que para os cães o sono funciona da mesma maneira? Dormir também é igualmente importante para eles. Quem tem um cachorrinho em casa deve saber como esses pets são carregados de uma grande energia.
Eles estão sempre preparados para brincar, para se divertir, passear e realizar inúmeras atividades. Tudo isso acontece com êxito quando o cachorrinho tem bons e relaxantes momentos de descanso.
Inclusive, existem muitas curiosidades sobre o sono dos cachorros que deixam os tutores bem interessados.
Por isso, nosso artigo de hoje vai te contar curiosidades sobre o sono dos cachorros para que você fique por dentro do assunto. Confira abaixo:
1. Os cachorros sonham
Uma das curiosidades sobre o sono dos cachorros, que é bem interessante, é o fato de que os cães sonham.
Assim como os seres humanos, os cachorros também têm a capacidade de sonhar. Bem interessante, não é mesmo?
Os humanos sonham com os mais diversos assuntos. Nossos sonhos são cheios de informações e situações completamente aleatórias que nem sempre entendemos, embora tenham muitas funções, estimulem nossa resiliência e tenham relação com a nossa rotina e experiências.
Entretanto, os sonhos dos cachorros podem ser bem diferentes dos nossos, mas não se sabe ao certo com que eles sonham.
É de se imaginar que os cachorros sonhem com coisas de cachorro, atividades cotidianas dele, talvez sonhem com seus tutores e muito mais.
Ainda não é possível saber com certeza com o quê, especificamente, os cachorros sonham, mas sabemos que eles sonham.
Você já deve ter percebido o seu cachorro se mexendo, latindo um pouco e até mesmo grunhindo enquanto dorme. Pois bem, essas são reações bem comuns que o corpinho do cão produz enquanto ele dorme e sonha.
É bem curioso pensar nisso, não é? Mas os cachorros podem ter inúmeros sonhos diferentes, assim como nós.
Inclusive, é importante lembrar que eles também podem sonhar coisas que os deixam assustados e com medo, tendo sonhos ruins. Nesses casos, o acolhimento dos tutores pode ajudar quando o cachorro acorda.
Veja mais: O que fazer com o cachorro vomitando sangue?
2. Tempo de sono
O tempo de sono dos cachorros pode ser bem diferente do nosso, já que temos rotinas diferentes.
Enquanto os seres humanos estudam, trabalham e realizam inúmeras atividades durante o dia e descansam à noite, os cachorros têm uma rotina diferente.
Normalmente, os cães passam o dia brincando, descansando e até mesmo tirando alguns cochilos. Eles passeiam quando os tutores os levam, comem nos horários determinados e muito mais, é uma rotina diferente.
Assim, essa rotina diferente pode influenciar muito no tempo de sono de cada cachorrinho.
Porém, é bem comum que os cachorros tenham um tempo de sono que varia de 12 a 14 horas por dia.
Mas é claro, esse tempo vai depender de muitos fatores, inclusive da idade dos cães, pois em casa fase diferente da vida o cão pode dormir mais ou menos.
Além disso, as condições de saúde, o ambiente onde ele vive, a raça, as atividades que pratica diariamente, entre outros aspectos, podem influenciar no sono do seu amigo de quatro patas.
Entretanto, de modo geral, podemos dizer que os pets costumam dormir mais do que nós, ou pelo menos mais do que a maioria dos adultos, concorda?
Leia mais: Raças de gatos domésticos e seu temperamento
3. Os hábitos de sono variam com a idade
Como falamos anteriormente, o tempo de sono de cada cachorro pode ser muito variável. Os hábitos de sono podem variar por inúmeros fatores, seja por rotina, por problemas de saúde e até mesmo pela idade dos cães.
Um cachorro jovem ou adulto pode dormir de 12 a 14 horas por dia, isso sem levar em conta outros fatores. Já um cachorro idoso dorme de 16 a 18 horas por dia e um filhotes pode chegar a dormir até 19 horas por dia.
Os cães idosos e filhotes passam mais tempo dormindo do que um cão adulto. Os cães adultos aproveitam mais a vida com atividades diversas, já os cães idosos já se sentem mais cansados e têm uma maior necessidade de descanso.
Os filhotes, apesar de tanta energia, tendem a dormir mais, para poder crescer saudável e abastecer toda essa energia. Depois que vão crescendo, o tempo de sono muda.
Portanto, a idade pode ser um fator importante para as mudanças nos hábitos do seu cachorro, inclusive no sono.
4. Interrupções de sono podem causar estresse
Essa curiosidade sobre o sono dos cachorros é muito importante e deve ser levada bem a sério. Interrupções no sono do cão podem deixá-lo estressado.
Um cachorro não tem uma rotina de sono igual a nossa, ou seja, eles dormem em horários diferentes.
Às vezes, dormem cerca de 12 horas, mas isso não quer dizer que sejam horas seguidas, mas, sim, divididas durante o dia.
Portanto, os cães podem dormir 30 minutos, depois mais 40 minutos em outra hora, podem dormir 8 horas à noite, é bem variável.
Já que eles dormem diferente de nós, o sono atrapalhado pode causar muito estresse no pet, afinal, ninguém gosta de ser acordado, não é?
Por isso, evite acordar o seu pet se não houver necessidade. Se ele está dormindo tranquilamente e não há nenhum problema prático ou de saúde nisso, por que acordar o seu amigo de quatro patas?
Lembre-se, esse sono quebrado pode causar danos à saúde mental e física do pet, pois assim como fragmentar o nosso sono é ruim, a fragmentação do sono do pet também pode ser um problemão.
E aí, gostou de conhecer as curiosidades sobre o sono dos cachorros? Esperamos que elas tenham te ajudado a conhecer melhor seu cão. Até o próximo artigo!
Veja também: Veja as 6 melhores raças de cachorros para quem tem família grande