Os cachorros não podem falar, porém eles mostram o que querem com suas atitudes. Mas nem sempre nós deciframos corretamente os sinais que eles nos dão.
Interpretar o comportamento canino é um grande desafio para muitas pessoas e existem alguns mitos que dificultam ainda mais esse entendimento.
O site Dogster desvendou 5 mitos sobre comportamentos caninos que podem levar a tragédias:
- Quando for cumprimentar um cachorro desconhecido, estenda sua mão para ele cheirar – Ao invés de fazer isso, pergunte ao tutor do cachorro como é seu comportamento e converse com o cão para ver sua reação. Se ele quiser, vai te cheirar voluntariamente, abanar o rabo ou se afastar. Você deve respeitar a vontade do cachorro.
- Raça dita o comportamento – Apesar de terem vários estudos e comparações sobre o comportamento dos cães de cada raça, devemos lembrar que cada cachorro tem sua própria personalidade, assim como os humanos.
- Quando um cachorro te encara, não há nada que você possa fazer – Na verdade, quando o cão te encara, ele está tentando descobrir se você é amigo, inimigo ou uma predador. Aja como amigo e tente não demonstrar medo, encare o cachorro com uma linguagem corporal relaxada e fale carinhosamente com ele.
- Placa de “Cuidado! Cachorro bravo” tira sua culpa caso seu cão machuque alguém em sua propriedade – Cachorros só entendem a linguagem corporal. E esse tipo de placa faz com que as pessoas reajam com medo em relação ao seu cão. O melhor seria colocar uma placa “Não ultrapasse”.
- Apenas cachorros maus com tutores maus mordem – Mesmo tutores responsáveis acreditam em mitos sobre o comportamento canino. Qualquer cachorro pode morder, especialmente se ele se sentir ameaçado.
Por osvaldo milanez
gostaria de saber algum produto pra passar nos moveis, geladeira, fogão e outros, para que eles nao urinam,,,,,,,,,
Por Leonardo
Eu tenho um pinscher e quando eu peguei ele todo mundo falou “Não pega pinscher porque essa raça é muito brava e late muito.”… Mesmo assim eu o peguei. O nome dele é Thor, ele late com raridade e tem medo de formigas.
Por Vanda Ucles
Você tem sorte,porque a minha late em todos,late até pros meus filhos que moram aqui em casa.Mas é muito amada,eu acredito que esse comportamento dela seja porque é tratada igual a uma criança.
,
Por Gabriel Guimarães Calefi
O item 4 dependerá da situação, se fizermos uma análise jurídica. A pessoa coloca a placa e um cão de guarda, no mesmo intuito que se coloca uma cerca elétrica ou cacos de vidro no muro. É exercício regular de direito da pessoa, ela está simplesmente defendendo o seu patrimônio contra alguma ação infratora que irá violar o seu direito, esse instituto é chamado de “Legitima defesa preordenada”. Ninguém quer que alguém seja atacado por um cão, ou eletrocutado, mas, se a pessoa pulou lá dentro e sofrer uma destas consequências, azar o dela, não foi por falta de aviso. No entanto, se tal pessoa é convidada, está lá dentro sob meu conhecimento, qualquer atitude do cão será responsabilidade minha (dono da casa), por ser o proprietário do cão, esse instituto é chamado de “Responsabilidade Civil por fato da coisa” (No Direito Civil, o cão é considerado somente um bem móvel, denominado “semoventes”) e tanto em âmbito penal e civil, as regras são independentes, logo, podem ser aplicadas simultaneamente. Mas como eu disse no início, deve-se analisar o caso concreto para assim avaliar a sua aplicação.
OBS: Amo cachorros!!!! kkk
Por Caio C.B.
Na minha rua tem um basset salsicha amaldiçoado pelo demônio.
Toda vez que cruzo com ele na rua ele avança na minha moto e por 3 vezes já “quase caí” por me assustar com a investida deste filho de uma cadela.
O pior é que o dono (de saco cheio do cão) deixa ele na rua horas, e esse filho do capiroto é tão ruim que é capaz de incitar outros cães contra as pessoas da rua.
Há poucas semanas, ele correu atrás de uma mulher grávida e na PILHA colocada por ele um labrador (que eu conheço e é calminho calminho) partiu pra cima da pobre mulher (já que a linguagem corporal dela foi de medo).
Já reclamei com o dono e ele disse na minha cara que o cão não era dele … eu respondi .. “Bom saber, porque na hora que eu matar ele debaixo do pneu da moto você não vai chorar na minha porta.”
O marido da gravida já disse que vai botar chumbinho com isca na porta do demônio pra se vingar porque quase perdeu o filho, já que a mulher foi pro hospital com pressão lá nas alturas.
Por zenaide
eu tenho um poodle é muito bricalhão ama brinca com gatos ,pois foi criado por uma, nunca mordeu ninguem ele é otmo. é o meu chodo!
Por cléo
oi meu cão é um pastor,ele tem 3 anos,ele ñ deixa eu dar banho nele direito q já mostra logo seus caninos p mim,será q ele só mostra os dentes ou tem coragem de me morder.
Por Camilo Roberto França
Cléo, o seu pastor está te alertando de uma possível mordida lhe mostrando os dentes, o correto é conversa com ele com calma e tentar terminar o banho e se possível fazer um agrado após o banho com um petisco, mas lembre-se petisco se não ele acabará sujando tudo de novo.
Por Pedro Henrique Nunes
O meu Dachshund de 2 anos sempre foi muito dócil com todos os visitantes da casa, tanto com crianças quanto com adultos, mas percebi que desde a 1ª vez que ele acasalou (há cerca de 4 meses), seu comportamento começou a mudar e depois disso, em pouco espaço de tempo ele já avançou em 2 crianças que se aproximaram dele e mordeu a perna de 1 adulto, por sorte não chegou a machucar ninguém. Infelizmente não sei o que fazer.
Por ana luisa
Por isso, castração é a melhor resposta para tudo! 😉
Por Paulo Rodney
Castração nunca é solução pra nada!