Nem todo alimento consumido pelos humanos pode ser ingerido por cachorros. Vamos descobrir se o cachorro pode comer batata-doce.
Alguns desses alimentos são tóxicos para o pet, por isso nunca ofereça nenhum tipo de comida para o cachorro sem antes saber se ele pode consumir esse alimento sem colocar a vida em risco.
Um dos alimentos que podem surgir dúvida se pode ser consumido ou não é a batata-doce, que é um alimento tradicional e comum nas casas brasileiras. Mas afinal, cachorro pode comer batata-doce?
Batata-doce é um bom petisco para cachorro
Como vários outros alimentos, a batata-doce também é permitida para o consumo do pet. Esse vegetal possui ótimos benefícios além de ser uma ótima opção para agradar o amigo de quatro patas. A batata-doce tem ação anti-inflamatória, o que ajuda em quadro inflamatórios, ela também é rica em vitamina A, E, C e K além das do complexo B.
Além disso, a batata-doce ainda conta com a presença de zinco, cálcio, ferro, manganês e potássio.
A batata-doce também é um alimento rico em fibras, o que é uma boa adição na dieta dos animais que sofrem com problemas de constipação, mas se o animal apresenta diarreia, o ideal é que a batata-doce seja evitada.
Outro benefício da batata-doce é para a saúde das gengivas do cachorro, por isso se você pensa em incluir algum alimento na dieta do seu pet não deixe de considerar esse potente tubérculo.
- Veja também: Cachorro pode comer camarão?
Forma de preparar a batata-doce para o cachorro
É muito importante saber a forma certa de preparar cada alimento, já que é comum que cada uma tenha sua própria forma de preparo. No caso da batata-doce, ela não pode ser servida crua, já que ela acaba sendo difícil de engolir e pode acabar provocando distúrbios digestivos.
A batata-doce deve ser servida cozinhada na água ou no vapor, mas sem acrescentar nenhum tipo de tempero, já que algumas como o alho podem ser tóxicas para o animal.
A batata-doce também pode ser servida em forma de purê ou até mesmo na forma de snacks. Lembre-se de oferecer sempre uma quantidade moderada para o cachorro, o ideal é não oferecer mais do que meia batata-doce ao pet.
- Confira também: Cachorro pode comer osso cozido? Saiba tudo sobre o assunto
Alguns alimentos proibidos para o cachorro
Se alguns alimentos são benéficos e acrescentam valores nutritivos à dieta do cachorro, existem outros em que o animal deve passar longe, pois podem oferecer risco à saúde do animal. Conheça alguma desses alimentos:
- Chocolate – ele pode parecer inofensivo mas pode levar o animal à morte. Além de conter cafeína, o chocolate também tem a presença de outra substância que faz mal para o pet que é a teobromina, que pode causar convulsões, reações alérgicas e danos ao sistema nervoso.
- Alho – é um ótimo tempero para os alimentos humanos, mas nada de acrescentar alho na refeição do cachorro. O alho pode causar anemia e insuficiência renal no cão.
- Massa – as massas também são proibidas para o pet. Por conta do fermento presente nesse alimento pode acabar causando uma expansão no estômago do cachorro, que faz com que sinta gases e cólicas.
- Alimentos gordurosos – os alimentos gordurosos podem causar pancreatite, que é uma inflamação no pâncreas.
- Uva passa – além de conter um alto índice de açúcar, a uva passa pode fazer com que seu cão sofra com insuficiência renal ao ser consumido em grande quantidade.
Confira também: Cachorro pode comer abacate?
Alimentos que o cachorro pode comer
Cachorro pode comer batata-doce: É comum que durante alguma refeição o pet fique com aquela cara de pidão que deixa o tutor com a maior vontade de fazer esse mimo para o cachorro, mas fica aquela questão, será que cachorro pode comer comida de gente?
A resposta é sim e não ao mesmo tempo. Alguns alimentos podem ser consumidos pelo pet enquanto outros são proibidos para eles. E é por isso que se deve saber se o alimento é permitido ou não antes de oferecer ao cachorro.
Para facilitar na escolha de qual alimento incluir na dieta do cão, selecionamos aquelas que podem ser consumidas e que ainda oferecem benefícios para o dog. Uma observação é que esses alimentos devem ser só um acompanhamento ou servido como petisco.
O cachorro pode comer batata-doce e mesmo sendo alimentos nutritivos, o pet não deve ter sua ingestão calórica maior do que o recomendado, então nada de deixar o animal comer indiscriminadamente esses alimentos.
Alimentos saudáveis para o cachorro
- Abóbora – é um ótimo vegetal para oferecer ao cachorro. Ela é fonte betacaroteno, de fibras, zinco e ferro. O consumo da abóbora ajuda a regular o intestino do pet além de fortalecer o sistema imunológico. A abóbora pode ser servida assada ou cozida, mas sem nenhum tipo de tempero.
- Cenoura – esse é um alimento com muitos benefícios para o cachorro. Por ser rica em vitaminas e minerais, a cenoura auxilia no combate aos radicais livres, também tem grande importância para a manutenção da estrutura óssea do animal. A cenoura pode ser servida crua, mas deve ser cortada seguindo a proporção do cachorro. Já se for servi-la cozida, não esqueça que não se deve acrescentar nenhum tipo de tempero no preparo.
- Banana – uma fruta que o pet vai adorar e que é um ótimo petisco para ele. A banana é uma fonte de potássio, fibras e antioxidantes. Por conta do alto teor de açúcar, a banana deve ser oferecida com cautela e sem exageros. Sirva sem a casca e corte em pedaços seguindo o porte do animal.
- Maçã – essa é outra fruta que o cachorro gosta bastante. Ela é rica em vitaminas B, C e E, além de ser uma fonte de fibras. A maçã deve ser servida sem a casca, as sementes e o caule, nelas estão presentes o ácido cianídrico, que faz mal ao organismo do cão. Dependendo do tamanho do cachorro, a maçã deve ser cortada em fatias ou pedaços.
- Carne – o cachorro é um onívoro e a base da sua dieta é a proteína animal. O tutor pode oferecer alguns pedaços de carne bovina ou frango como petisco ou misturado na ração do cachorro. A carne deve ser pré-cozido e sem adição de temperos, nem mesmo sal.