O que pode ser um cachorro sempre com fome? Será que o seu cão está recebendo a alimentação adequada para o tamanho dele?
Existem muitos motivos para que um cachorro esteja sempre com fome, eles vão desde coisas simples até as mais complicadas.
É comum que alguns cachorros tenham mais apetite, mas, quando isso passa dos limites, é bom ficar de olho.
É importante que você se atente a esse comportamento, pois seu cão pode estar te dando algum sinal. Para saber mais, acompanhe este guia do Portal do Dog e fique por dentro de tudo!
Cachorro sempre com fome: o que pode ser?
Antes de qualquer coisa, é importante saber que cada cachorro é diferente. Cada cão pode ter uma rotina diferente, pode se alimentar de forma distinta e necessitar de nutrientes diferentes em sua alimentação.
Alguns cachorros vão comer mais do que outros, principalmente cachorros de grande porte. Em todos os casos, sentir uma fome normal, principalmente perto dos horários em que o cachorro se alimenta, é normal para eles.
Porém, se essa fome está demais e se o cão está procurando por comida em horários completamente aleatórios, algo pode estar errado.
Os cachorros são animais que se acostumam muito com uma rotina consistente, ou seja, se eles comem todos os dias, duas ou três vezes, sempre no mesmo horário, eles vão se acostumar com isso procurar por alimento nesses horários.
A construção de uma rotina é muito importante para os animais, principalmente para os cães.
Entretanto, mesmo tendo uma boa rotina, um cachorro pode ter um apetite desequilibrado, e ele pode parecer sempre com fome. Para te ajudar a entender melhor, separamos abaixo alguns possíveis motivos para isso estar acontecendo. Confira, avalie e, se preciso, consulte um veterinário. Veja abaixo:
1. Alimentação inadequada
Um cachorro sempre com fome pode ser resultado de uma alimentação inadequada, sabia disso?
Nem todo cachorro é alimentado da forma como deve ser, com os nutrientes ou calorias necessárias para mantê-lo saudável e saciado.
Cachorros adultos e saudáveis devem comer cerca de 2 vezes ao dia, de preferência pela manhã e pela tarde.
Mas é claro que isso pode variar de cachorro para cachorro, já que alguns cães necessitam de uma quantidade maior de alimentos do que outros.
A quantidade de comida também depende da idade do cachorro e se ele possui alguma doença ou não.
De todo modo, um cachorro que não se alimenta com a quantidade certa de comida por dia, muito provavelmente vai sentir mais fome.
Então, é importante construir uma dieta mais adequada para o seu tipo de cachorro junto com o médico veterinário.
Veja mais: Como o gato enxerga o ser humano? Algumas hipóteses
2. Doenças
Doenças como a diabetes, problemas de tireoide ou a presença de parasitas podem fazer com que seu cachorro fique sempre com fome.
Quando um cachorro tem alguma dessas doenças, ele pode sentir mais fome porque seu organismo pede por mais comida.
Por exemplo, um cão diabético tem dificuldades com a insulina, então, ele vai comer mais para suprir suas necessidades.
Já no caso dos parasitas, é comum que os cachorros comam e não se sintam saciados, já que os parasitas roubam os nutrientes do cachorro.
Portanto, quando estão com alguma doença, principalmente as que citamos, os cachorros podem sentir mais fome.
Nesses casos, é importante procurar orientação do veterinário para saber como lidar melhor com essas questões.
3. Estresse ou ansiedade
Fatores como estresse e ansiedade podem desencadear um comportamento diferente no cão.
Assim sendo, um cachorro sempre com fome pode ser resultado da influência da ansiedade e do estresse.
Um cachorro estressado e ansioso pode querer descontar esses sentimentos em algo que o traga segurança e satisfação, e isso pode ser a comida.
Nesses casos, o animal pode nem estar com fome, mas sim, necessitando fazer algo para se sentir melhor, e comer pode ajudar muito.
Porém, esse comportamento não é adequado, é importante tomar cuidado para que seu cachorro não desenvolva outros problemas de saúde, como a obesidade.
Assim sendo, é importante tratar a ansiedade para evitar que o cachorro sinta essa fome em excesso.
Veja também: Catnip para gatos: O que é, benefícios e como usar
4. Maus hábitos
Os maus hábitos podem resultar no cachorro comendo demais e sentindo mais fome.
Os cachorros são o reflexo de nossos comportamentos, ou seja, eles podem copiar muitos de nossos comportamentos.
Também, é possível que o cachorro sempre com fome seja um pouco culpa nossa, já que, muitas vezes, criamos maus hábitos sem nem perceber.
Às vezes, vamos dando comida em horários aleatórios para nossos cachorros, seja petiscos, comidas inadequadas e muito mais.
Esse comportamento pode estimular a vontade de comer no cachorro, então, ele vai sempre procurar mais comida.
Esses maus hábitos podem parecer inocentes, mas eles podem se agravar e resultar em doenças perigosas para o cão.
Além disso, outro mau hábito que pode deixar nosso cão sempre com fome é o fato de não determinarmos horários e nem quantidades de comidas certas para o cachorro comer.
Um cão precisa de rotina e, quando não determinamos horários e quantidades de comida por dia, ele pode se sentir com fome muito mais vezes ao dia e isso não é nada bom.
Na dúvida, converse com o veterinário
Cachorro sempre com fome pode ser resultado de diversas situações diferentes. Porém, é importante consultar um médico veterinário para descartar ou diagnosticar problemas mais graves.
Monte uma rotina de alimentação com seu cão, uma que vá suprir as necessidades dele e diminuir essa fome excessiva que ele vem sentindo.
Veja mais: Pets e choques elétricos: saiba como evitar acidentes em casa