Você sabe como educar cachorro surdo? Essa é uma pergunta que muitos tutores buscam respostas, pois é bem comum isso acontecer. Na velhice de um cachorro, por exemplo, pode haver muitas complicações, desde a perda gradual dos sentidos até a perda da audição.
Existem casos em que o cão já possui essa deficiência e o que resta é saber educá-lo usando um treinamento específico para cada caso. Portanto, se você quer aprender a como educar cachorro surdo, continue a leitura desse artigo que traz informações bem importantes sobre o tema.
Como educar cachorro surdo?
De um modo geral, quando falamos de educação canina, usamos os gestos, a fala e os treinamentos positivos para educá-los. É através desses recursos, que nosso cão acaba se familiarizando com o nosso tom de voz, comportamentos e humor. Por serem animais observadores e de fácil condicionamento, é bem comum eles entenderem quando você está chateado ou alegre, pela sua entonação da voz e atitude escolhida.
Mas quando o cão é surdo ou cego, como fazer o adestramento desse doguinho? Eis aí um grande desafio, que pode ser resolvido com muito amor e dedicação. Pensando nisso, separamos os tipos de treinamento de cão surdo, que podem ser realizados por um profissional qualificado ou pelo tutor.
Veja também: Cachorro surdo: Como saber?
Sistema Clicker Training
O sistema Clicker Training é um tipo de método muito usado na educação de cães, outros animais domésticos e também os selvagens. Todo o treinamento tem base para um sistema de reforçadores condicionados, onde é necessário um reforçador primário, que posteriormente gera uma resposta.
No caso do cliker, este é um reforçador que produz um som. Ao realizar um comportamento correto, o cachorro será recompensado. Essa pode ser uma opção de treinamento para os cães que possuem audição parcial, pois funciona como um aprovador de comportamento.
Ao realizar esse Clicker Training, o cachorro é condicionado a um certo comando, como “dar a patinha”. Usando, também, gestos para que o cão realmente entenda. Assim que fizer tal comportamento, o cliker é acionado e, consequentemente, será oferecido uma recompensa, como petiscos.
Dessa forma, toda vez que o gesto é sinalizado, o cachorro vai entender o tipo de comportamento esperado, e o cliker funcionará como aprovador.
Educando o cão surdo através do treinamento visual
O treinamento visual também é um método para educar cachorro surdo. Ele pode trazer bons resultados neste tipo de situação. Afinal, como o doguinho não consegue ouvir, ou ouve parcialmente, o jeito encontrado é sinalizar através de uma postura corporal ou luzes.
Vamos ao passo a passo de como educar seu cão surdo usando o treinamento visual
Para este treinamento utilize lanternas, ponteiras de laser, gestos com as mãos ou até um colar vibrador adaptado para cachorros surdos. Se você escolher pela coleira vibratória, prefira sempre conversar com um adestrador de animais. Assim sendo, ele poderá avaliar a necessidade de utilização do acessório para treinamento.
- A primeira etapa do treinamento visual é mostrar a recompensa ao animal e induzi-lo a realizar um comportamento;
- Um exemplo bem simples é “dar a pata”. Você pode mostrar o petisco, estender a mão e condicionar o comportamento;
- E para afirmar o comportamento, use um sinal de luz ou gesto de carinho e posteriormente ofereça o petisco.
Para treinamentos mais avançados como buscar bolinha, uma dica é usar a ponteira do laser ou a lanterna, sinalizando o objeto. Mas nessa última dica, procure aplicá-la apenas se o cão possui condições de realizar, pois quando falamos de cachorro idoso, a coordenação motora e articulações podem estar comprometidas.
Veja também: 5 dicas para treinamento básico de obediência com seu cão!
Treinamento para receber elogios não verbais
Assim como os humanos, os cachorros surdos demandam de língua de sinais. E neste caso, a linguagem é bem importante. Para dizer “sim” ao cão surdo, use primeiro um sinal com a mão. Assim sendo, depois, pode oferecer um petisco canino que o seu amigo adora. Faça esse exercício algumas vezes até o cão entender que se trata de um elogio ou uma confirmação de quando ele faz algo bom.
Treinamento para chamar o cão surdo
Um dos desafios enfrentados por tutores de cachorros surdos é “chamá-lo pelo nome”, principalmente porque ele não entende as palavras. Se o cão nasceu surdo, o ideal é, sim, dar um nome. Mas também condicioná-lo para atender ao seu chamado.
Desse modo, você só precisa usar um estímulo de luz quando o cachorro estiver longe, ou com um toque e gestos para informar que você está chamando-o. Um alerta importante, é: nunca coloque a lanterna ou laser no rosto ou olhos do cachorro, pois pode irritá-lo ou causar lesão na retina.
Ao invés disso, aponte a luz para a frente do animal ou para a parede, assim você vai facilitar o entendimento do cachorro a este sinal.
Como saber se meu cão está surdo?
A surdez é uma deficiência que pode ser congênita ou que pode ser adquirida ao longo da vida através de infecções e envelhecimento dos cães. Assim sendo, existem diversos fatores que levam um cachorro ficar surdo, cabendo ao médico veterinário fazer os exames necessários para um diagnóstico.
No entanto, é possível que o tutor perceba alguns sinais. Eles podem estar relacionados a coceira ou dores na orelha, mau cheiro, latidos em excesso sem causa e agitação. Outros sintomas comportamentais envolvem o tempo de sono exagerado e desobediência aos comandos.
Como ajudar um cachorro surdo?
Além de um treinamento com instrumento como Clicker e comando de gestos, algumas atitudes não dependem de treinamento. Elas só precisam ser entendidas como importantes. A gentileza é um dos gestos mais demandados por cachorros. E isso não distingue raça ou deficiência que o animal possa ter.
Ensine as pessoas que o cão é apenas surdo e necessita de carinho. A mesma dica vale para passeios. Não prive seu amigo peludo de passear na rua, brincar com brinquedos e socializar com outros cães. Além de uma comunicação entre tutor e cachorro, os treinos e exercícios são bem importantes, principalmente para manter a saúde do doguinho.
Uma informação importante sobre segurança, é: Sempre use a coleira no cachorro, colocando uma plaquinha de identificação com nome do tutor e telefone. Os espaços devem estar devidamente trancados para não correr o risco do cachorro fugir de casa. Por isso, mantenha-o sempre por perto.
Com essas dicas fica mais fácil saber como educar cachorro surdo e aproveitar melhor a vida ao lado do seu melhor amigo. Asim sendo, cuide bem do seu pet!
Por Sonia Manrique
Antes da minha filha se casar, ela adotou um maltês bebezinho, descobrimos q era surdo. Foi se tornando possessivo por minha filha q qdo engravidou e casou, o levou para sua casa. Hj ele se tornou um problema pra ela, devido ao grude, não consegue amamentar, dar banho, fazer dormir, enfim…faz cocô nas coisas da bebê, vomita na cama, chora, grita enfim…Gostaria muito de tê-lo comigo mas ele chora, uiva o dia inteiro e de noite. Sinto que ele sofre. Eu o amo muito, muito. Quero ele comigo mas não quero vê-lo sofre por estar longe da minha filha q está muito irritada com ele, e seu esposo tb. Ela não qr mais o Kiwi(é o seu nome), e eu o amo muito mas ele só qr minha filha. Alguém me indica um especialista? Algum tratamento? Por favor, preciso de ajuda!
Por Renato
Durante um treinamento, é usado 1 sistema de recompensa para o cão que fizer a ação correta, mas se o cão não tiver interesse em petiscos, como é o caso de minha cadela mais velha, não sabemos o que fazer pra ela entender. Ela tem catarata em um olho e no outro ela enxerga bem mais ou menos, então vai ser um tanto complicado treinar ela, eu acho. Entretanto, a matéria está bem explicativa e fácil para realizar com a maioria dos cães surdos.