Como evitar picada de mosquito no cachorro?

Evitar picada de mosquito no cachorro pode até ser algo difícil de se fazer, mas é muito necessário. 

Ao ser picado por um mosquito, ou por vários, o cachorro pode se sentir muito desconfortável e incomodado. 

Além disso, muitos mosquitos podem transmitir doenças para os cães, o que não é nada legal. 

Para evitar esse desconforto e as doenças causadas pelos mosquitos, é interessante evitar essas picadinhas. Quer saber como fazer isso? Acompanhe este guia do Portal do Dog e saiba mais! 

evitar picada de mosquito no cachorro
Cachorro contente em pé. Foto: Canva.

Como evitar picada de mosquito no cachorro?

Picadas de mosquito incomodam demais, não é mesmo? Quem já levou uma deve saber como é chato, como coça e dói. Se nós, seres humanos, que sabemos nos defender melhor e que podemos ter mais cuidado, estamos sempre levando picadas de mosquito e nos incomodando com isso, imagina só como devem ficar os cachorrinhos?

Diferentes de nós, seres humanos, os cachorros não conseguem evitar as picadas do mosquito com facilidade. Pelo contrário, eles acabam sofrendo bem mais com isso do que qualquer um de nós, o que é bem triste, não é mesmo? 

Imagine só não poder se proteger e nem se defender sozinho de um inseto tão pequeno? Deve ser horrível! São nesses momentos que os tutores devem entrar em ação e tentar cuidar do seu pet da melhor forma possível.

A picada de mosquito é o tipo de problema que muitas pessoas nem ligam, pois não acham necessário se incomodar com isso. Porém, as picadas podem ser perigosas para todos nós, inclusive para os cachorrinhos, já que os mosquitos são transmissores de doenças graves. 

Veja mais: Cães de Nariz Achatado e a Síndrome do Braquicefálico: Entenda

Então, antes de achar que evitar picada de mosquito no cachorro é bobagem, lembre-se de que essas doenças, como alergias, a Dirofilariose e a Leishmaniose podem ser muito perigosas para a saúde do seu cão, prejudicando o bem-estar e a qualidade de vida dele. 

Então, é preciso tomar cuidado e tentar ao máximo evitar picada de mosquito no cachorro, justamente para não prejudicar a saúde do seu pet. 

Veja abaixo maneiras de evitar a picada de mosquito no cachorro que vão te ajudar a preservar a saúde e bem estar do cachorro:

evitar picada de mosquito no cachorro
Cachorro feliz deitado no gramado. Foto: Canva.

1. Use repelentes

Você sabia que existem repelentes próprios para os cães? O mercado conta com inúmeras opções diferentes de repelentes. 

Esses repelentes podem ajudar e muito a evitar  picada de mosquito no cachorro.

O repelente para cachorro funciona da mesma maneira que um repelente para humanos, a diferença é que eles são adequados para os cães, ou seja, a sua formulação é pensada para não ser agressiva contra a pele do cão e para protegê-lo com êxito. 

Existem diversos tipos de repelente, como por exemplo: repelente em spray, coleira repelente e também odorizador repelente. Cada um desses vai agir de maneira diferente e proteger o seu pet das picadas de mosquito. 

O principal ingrediente desses repelentes é a citronela. A citronela é um ótimo repelente de mosquitos e outros insetos. 

Portanto, para evitar essas picadas de mosquito no cão, é interessante apostar no uso de um repelente. 

2. Proteja o ambiente

O ambiente onde o cachorro vive deve ser sempre protegido para evitar que os mosquitos alcancem o seu pet. 

Algumas dicas legais de proteção para o ambiente são:

  • Utilizar mosquiteiros onde o cão dorme;
  • Dispositivos odorizantes que afastem mosquitos da casa. 
  • Fechar as janelas e portas no horário de pico dos mosquitos.

Essas proteções, por mais simples que sejam, já ajudam muito o seu cachorrinho, pois com elas fica mais difícil que os mosquitos cheguem até ele. 

É interessante que isso seja feito todos os dias, para aumentar a proteção do seu cachorro. E ainda, é interessante que você combine a proteção do ambiente com a proteção do seu cachorro. 

Basta você proteger o ambiente com as dicas que disponibilizamos e também não esquecer de passar o repelente no cão para potencializar os cuidados. 

Veja também: 7 formas de evitar que o cachorro fique entediado sozinho

evitar picada de mosquito no cachorro
Mosquito. Foto: Canva.

3. Evite passeios por locais inadequados 

Existem locais onde os mosquitos ficam reunidos e por lá é bem mais fácil levar uma picada deles. Esses locais são aqueles onde existem mata ou floresta por perto, lagos, rios e lagoas, água parada e lixões. 

Os locais que citamos são os mais comuns de ter mosquitos e diversos outros insetos que podem ser perigosos. Sendo assim, durante um passeio, é importante evitar esse tipo de local justamente para evitar que o seu cachorro (e você também), seja picado por um mosquito. 

Muitos desses mosquitos transmitem inúmeras doenças, então é importante evitar esses locais para garantir a saúde do seu cachorrinho.

4. Higienize o ambiente

Outra forma muito interessante de evitar picada de mosquito no cachorro é mantendo sempre o ambiente limpo. Manter a casa limpa e higienizada, principalmente os locais onde o cão mais fica, é importante. 

Os mosquitos gostam de estar em ambientes sem vento, escuros e onde tem sujeira e água parada. Portanto, é legal que a casa esteja sempre limpa, arejada, não tenha acúmulo de água parada, justamente para evitar que os mosquitos se alojem por ali. 

Assim sendo, manter a higiene do ambiente vai colaborar com que os mosquitos não piquem o seu cachorrinho. 

Você poderá optar por limpar a casa com produtos que possuem a citronela, ela é um excelente repelente e também pode ajudar a manter mosquitos longe de vocês.

Leia mais: 5 formas de reduzir o cheiro da caixa de areia

evitar picada de mosquito no cachorro
Cachorro feliz deitado ao ar livre. Foto: Canva.

5. Evite passear com o cão ao amanhecer e ao entardecer

O amanhecer e o entardecer são os horários onde os mosquitos mais gostam de aparecer. Portanto, se você não quer que seu cachorro seja picado, evite passear com eles nesses horários. 

O ideal é que você opte por passeios depois que o entardecer acabar, quando já for noite, pois aí o horário de pico dos mosquitos já terá passado mais. 

Mas, é claro, em todos os horários é legal passar o repelente para evitar as picadas do mosquito de toda forma, combinado?

 

Evitar picada de mosquito no cachorro pode ser uma tarefa complicada, porém, deve ser feita, já que evita com que os pets sofram com algum problema causado pelos mosquitos. 

Pois, como mencionamos, algumas doenças podem ser adquiridas por meio da picada de mosquitos. Então, proteja seu amigo de quatro patas dessas situações para mantê-lo seguro e sempre confortável, combinado?

Veja também: Pet parenting: experts explicam por que tutores criam pets como filhos

Postado por
Siga em:
Compartilhe

Veja também!

Letícia Sabatella afirma que veterinária doou seus cães sem permissão; entenda
Letícia Sabatella acusou uma veterinária de doar seus cães sem autorização. A profissional afirma que os animais estavam abandonados. O...
Brasil x Argentina: e o Dogo, você já conhece o craque canino do país vizinho?
O Dogo Argentino é um cão forte, ágil e imponente, criado na Argentina para caçadas desafiadoras. Fiel, mas exigente, destaca-se...
Gustavo anuncia que voltará a publicar as aventuras de Malcom após Burnout
Gustavo, criador conhecido por dublar pets, especialmente o cão Malcom, retornou às redes após pausa por burnout. Seu conteúdo leve...
Img de rastreio

Localize algo no site!