Está difícil conseguir evitar que o cachorro arranhe portas e paredes? Sabemos o quanto isso realmente pode ser desafiador para alguns pais de pets.
Ainda assim, existem estratégias que tendem a ser bem interessantes e funcionais nesse casos, e é sobre elas que vamos conversar com você neste guia do Portal do Dog!
Queremos te ajudar a evitar esse incômodo, proporcionando um ensinamento de qualidade para o seu amigo peludo. Acompanhe e confira as sugestões.
Como evitar que o cachorro arranhe portas e paredes?
Apesar de não haver uma fórmula infalível para evitar que o cachorro arranhe portas e paredes, existem medidas que tendem a funcionar em alguns lares.
Você deve avaliar quais são as práticas que podem contribuir para a aprendizagem do seu amigo de quatro patas, adaptando à realidade dele, combinado?
A seguir, descrevemos ideias que podem ser úteis. Veja só:
1. Corte as unhas regularmente
Uma das formas de evitar que o cachorro arranhe portas e paredes é, simplesmente, cortar as unhas do seu cachorro. Sim, parece algo bastante simples – e até é -, mas nem todo mundo pensa nessa possibilidade.
O corte das unhas pode fazer com que o cachorro pare de arranhar por não ter mais como estragar as paredes e portas, e por ele mesmo perder o interesse com as unhas curtas.
Porém, aqui vale um adendo muito importante: se você não sabe cortar as unhas do seu cachorro, é necessário procurar um profissional que saiba fazer esse tipo de corte com segurança.
Isso porque, não é só cortar e pronto. As unhas dos cães precisam ser cortadas no tamanho certo, pois se irmos além disso, podemos machucar e até causar sangramentos.
Veja mais: 4 curiosidades sobre raças de cachorros pequenos
2. Use protetores nas paredes e portas
Existem diversos tipos de protetores de plástico e outros materiais que são vendidos no mercado pet com o intuito de proteger móveis, paredes e portas do comportamento de arranhar.
Embora o comportamento de arranhar seja mais comum em gatos, se o seu cachorro adora pular nas paredes e portas arranhando, esse tipo de proteção pode ajudar bastante.
Você pode colar e descolar facilmente, além de que é possível encontrar cores interessantes, que ficam mais harmônicas nos ambientes internos de nossas casas, ou seja, não prejudicam a estética do local.
Pesquise por opções e veja se elas atendem às suas necessidades.
3. Ofereça alternativas para arranhar
Novamente, sabemos que os gatos são os mais propensos a arranhar, mas, se o seu cachorro gosta de ficar de pé nas paredes e portas passando as unhas, pensar em alternativas para arranhar pode ser uma boa ideia.
Existem muitos brinquedos de pets que têm como objetivo oferecer ao seu amigo de quatro patas a oportunidade de arranhar à vontade.
Escolha o brinquedo que mais combina com o estilo do seu pet e apresente para ele. Se ele gostar da ideia, pode acabar deixando de lado as paredes e as portas, focando em arranhar apenas o brinquedo.
Sem dúvidas, é uma excelente forma de evitar que o cachorro arranhe portas e paredes.
Veja mais: 5 sinais de que seu cachorro está comendo demais
4. Reforce positivamente o comportamento correto
O reforço positivo é um dos principais pilares de qualquer ensinamento que desejamos colocar em prática com um cão, e no objetivo de evitar que o cachorro arranhe portas e paredes não é diferente.
Sempre que o seu pet não arranhar a parede, ou atender ao seu comando de não arranhar, você pode compensá-lo. Aos poucos, ele perceberá que é muito mais vantajoso ele não arranhar, do que arranhar.
Claro que esse tipo de reforço leva um certo tempo. Não é da noite para o dia que seu pet aprende, mas, é algo que pode auxiliá-lo nessa compreensão no médio prazo.
5. Aposte no enriquecimento ambiental
O enriquecimento ambiental também pode ajudar – e muito – na hora de evitar que o cachorro arranhe portas e paredes, sabia? Isso porque, às vezes, o seu cachorro só tem esse comportamento por um motivo: ele está muito entediado e não sabe bem como vencer isso no dia a dia.
A consequência é ele ficar arranhando as portas e as paredes como forma de se distrair e de se divertir.
Então, para evitar esse comportamento, comece a montar um ambiente que seja mais atrativo para o cachorro.
Disponibilize brinquedos, tocas, caixas e outras opções que possam ser mais atrativas para ele.
Assim, ele poderá brincar ao longo do dia, gastar energia e se sentir muito mais feliz no ambiente sem ter que lidar com o tédio, que poderia levá-lo a arranhar o que não deve.
Veja mais: Dirofilariose, a doença do Verme do Coração
6. Evite longos períodos sozinho
Outra dica importante para evitar que o cachorro arranhe portas e paredes é não deixar o seu amigo de quatro patas muito tempo sozinho.
Alguns pets, mais do que outros, pode se sentir bastante ansioso quando passa muito tempo sozinho. Essa ansiedade pode acabar provocando comportamentos inadequados, como o de arranhar portas e paredes.
Então, se possível, tente evitar que o seu cachorro passe muito tempo sozinho em casa. Sabemos que nem sempre isso é possível, mas tente evitar.
E se não houver possibilidade de evitar esse problema, capriche ainda mais no enriquecimento ambiental, para que ele praticamente nem perceba a sua ausência no dia a dia e, assim, possa ficar mais confortável, sem gatilhos de ansiedade e tédio.
7. Pratique o gasto de energia física
Outra dica para evitar que o cachorro arranhe portas e paredes é gastar a energia do cachorro. Como vimos no decorrer deste guia, às vezes, o pet arranha porque está entediado e sem muito o que fazer.
O mesmo vale para o excesso de energia: ele pode estar tão empolgado para brincar que acaba tendo dificuldades para controlar essa energia, o que faz com que ele acabe descontando na brincadeira de arranhar as paredes e as portas.
Por isso, brincar bastante com o cachorro e levá-lo para passeios diários é algo tão importante e que pode fazer uma grande diferença nesse caso.
Experimente colocar essa dica em prática mais vezes por semana e veja como isso pode deixar o pet mais tranquilo, e menos propenso a esse tipo de comportamento destruidor.
Veja mais: Veterinário revela as 5 raças de cachorros que nunca teria em casa
Esperamos que essas dicas possam te ajudar na sua missão. Continue nos acompanhando para mais conteúdos como este!