Como saber se o cachorro foi envenenado? Será que ele apresenta sinais de envenenamento?
Apesar de todo o cuidado que temos com os nossos pets, coisas ruins ainda podem acontecer com eles.
O envenenamento, infelizmente, é algo bem comum e é importante que os tutores conheçam os sinais e saibam como lidar com isso.
Assim sendo, venha com a gente aprender a como saber se o cachorro foi envenenado. Confira!

Como saber se o cachorro foi envenenado?
Como saber se o cachorro foi envenenado? Quais os sinais mais comuns do envenenamento? O envenenamento é algo que pode ocorrer com diversos cachorros, não só com os cães de rua.
É de se imaginar que os cachorros de rua têm maiores chances de serem envenenados por pessoas ruins. Porém, os cachorros de casa também podem ser envenenados, seja por maldade alheia ou também por consumir sem querer algo que não deveria.
Infelizmente, o envenenamento dos cachorros é algo bem mais comum do que podemos imaginar. Diversos cachorros passam por isso, todos os dias, é uma realidade triste, existem inúmeras pessoas que praticam atos de maldade contra os animais.
O envenenamento de um cachorro pode levá-lo à morte, porém, se você for rápido, é possível evitar que o pior aconteça.
Assim sendo, a melhor forma de como saber se o cachorro foi envenenado é observando os possíveis sinais de envenenamento.
Portanto, veja abaixo os sinais que vão te ajudar a identificar o envenenamento dos cães.
- Salivação excessiva: Produção anormal de saliva, que pode indicar intoxicação ou irritação.
- Vômitos: Ocorrem porque o corpo do animal tenta “expulsar” o que foi consumido.
- Diarreia: Fezes líquidas e frequentes, às vezes podem conter sangue, dependendo do veneno.
- Convulsões: Movimentos involuntários e descontrole muscular devido a substâncias tóxicas que impactam o sistema nervoso central.
- Tremores: Contrações musculares involuntárias que indicam comprometimento neurológico.
- Dificuldades em respirar: Respiração ofegante ou irregular causada por substâncias tóxicas.
- Apatia: Falta de reação, desânimo e fraqueza.
- Espuma na boca do cão: Formação de espuma branca devido à irritação do sistema digestivo e dificuldades para engolir.
Ao observar esses sinais no seu cachorro é importante que você busque ajuda o quanto antes.Evite cuidar do pet apenas em casa, prefira sempre levá-lo ao veterinário.
É importante lembrar que cada cachorro pode reagir de forma diferente ao envenenamento e também que cada veneno pode dar reações diferentes no seu animal.
Por isso, sempre ressaltamos a importância de procurar ajuda médica, já que nós, tutores, nunca saberemos ao certo a gravidade da situação.
Observe bem os sintomas, veja se consegue identificar o que causou o envenenamento no seu cachorro e procure ajuda.
Como saber se o cachorro foi envenenado pode ser algo bem fácil de identificar se você ficar bem atento a qualquer sinal que surgir.
Leia mais: Qual a primeira vacina do cachorro?
O que pode causar envenenamento em cachorros?
Depois de descobrir como saber se o cachorro foi envenenado, é importante saber o que pode causar envenenamento em cachorros.
Fora de casa, o cachorro pode ser envenenado de diversas formas diferentes. Sem nem que saibamos, os cães podem ser envenenados, infelizmente.
Porém, dentro de casa, existem muitas coisas que podem causar o envenenamento, coisas essas que podemos evitar no dia a dia. Como é o caso de plantas tóxicas.
Existem diversas plantas que podem ser tóxicas e ocasionar envenenamento nos cachorros, entre elas destacamos a Costela de Adão, Azaleia e Comigo-ninguém-pode. É interessante que você evite essas plantas em casa para a proteção do seu pet.
Além disso, medicamentos, produtos de limpeza e produtos de higiene também podem ser tóxicos e devem ser mantidos fora do alcance dos cachorros.
E o grande vilão dos cachorros, um produto tóxico e que pode levar o pet à morte se ingerido em grande quantidades, é o chocolate.
Esse alimento, apesar de muito gostoso, é tóxico para os cães. Ele não deve ser consumido nem em pequenas e nem em grandes quantidades pelos cães.
Portanto, evite o consumo de chocolate pelo seu cachorro pelo bem da saúde dele.
Confira também: Plantas seguras para cães: 10 que você pode adicionar ao seu jardim
O que fazer se meu cachorro for envenenado?
Ao notar que o cachorro foi envenenado, muitos tutores acabam se desesperando e não sabendo o que fazer. Porém, depois de saber se o cachorro foi envenenado, é importante tomar algumas atitudes para ajudar o pet.
Assim sendo, quando notar os sinais de envenenamento, sua primeira atitude deve ser buscar ajuda. Mas, é importante também que você tente identificar a causa do envenenamento e a quantidade de veneno ingerido. Essa informação pode ajudar o veterinário a cuidar melhor do seu cachorro.
É importante também que você não tente medicar o seu cachorro, nem com remédios caseiros e nem com outro tipo de medicação. Essa atitude pode acabar prejudicando ainda mais o seu cachorro e piorando o estado dele.
O ideal é que você vá imediatamente a uma clínica veterinária e solicite um atendimento de urgência para o seu cachorro.
O veneno ingerido pode ter sido uma quantidade muito grande, por isso, quanto antes o seu cachorro receber cuidados, melhor é para ele.
Portanto, procure ajuda, não espere tempo demais para não piorar ainda mais a situação do cachorro.
E lembre-se: nada de provocar o vômito do animal, ok? Esse comportamento pode piorar a situação. Pois, se porventura o pet consumiu algo que é agressivo para o seu sistema digestivo, fazê-lo vomitar apenas fará com que o veneno passe mais uma vez pela sua garganta, por exemplo.
Além do mais, não há comprovação de que esse tipo de vômito irá solucionar a contaminação em todos os casos. Por isso, o mais prudente é levá-lo ao veterinário.
Aqui no Portal do Dog, sempre incentivamos o contato com o médico veterinário sempre ao menor sinal de envenenamento.
Quanto antes você levar seu pet ao veterinário, mais fácil será para que o tratamento contra o envenenamento seja eficaz. Procure ajuda!
Veja também: Conheça os melhores remédios caseiros para coceira nos cachorros