O espirro reverso (Respiração Paroxística Inspiratória) é um problema muito comum de acontecer com nossos cachorros, porém muitos donos acreditam que eles estejam engasgados ou tendo algum ataque asmático. Para os donos, os poucos segundos de um episódio podem parecer eternos.
O nome desse fenômeno observado em cães, principalmente em braquicefálicos (braquicefálicos são os cães que possuem o focinho achatado), é respiração paroxística inspiratória ou também comumente conhecido como espirro reverso, já que de fato parece que o cão está querendo segurar o espirro. Em um espirro normal, o ar é empurrado para fora do nariz.
Curiosidades sobre a respiração paroxística inspiratória
- O espirro reverso ocorre na forma de convulsões, durante as quais o cão inspira pelo nariz, boca fechada e pescoço estendido, com um ronco alto.
- As crises geralmente são muito espaçadas. Sua origem, raramente séria, permanece principalmente desconhecida. Raramente é necessário tratar.
- Conhecer o espirro reverso é especialmente interessante para saber como identificar as crises e não confundi-las com um problema pulmonar ou cardíaco, por exemplo.
- Apesar de poder acontecer em todas as raças de todos os tamanhos, os eventos acontecem mais em raças de porte pequeno.
- Quando acontece dos cães terem espirro reverso, a maioria volta a respirar normalmente depois dos episódios. Pode ocorrer diversas vezes na vida de um cachorro e geralmente acontece aleatoriamente.
- Em um espirro reverso, o ar é puxado rapidamente para dentro do nariz, fazendo um som caraterístico.
Espirros reversos são causados por um espasmo na garganta e no palato mole. Pode ser causado por uma irritação na área da garganta, faringe ou na laringe.
Isso pode ser de excitação, puxões na coleira, alergias (pólen, cheiros fortes), infecções respiratórias, gotejamento pós-nasal, ou para alguns cães, as mudanças bruscas de temperatura.
Há razão para se preocupar?
Segundo o Dr. Hiebert para o VetStreet, o espirro reverso é como uma tosse ou um espirro. O espirro reverso serve para liberar o que quer que esteja irritando, como um objeto estranho. Quando acontece de forma ocasional, é perfeitamente normal.
Pode acontecer em cachorros desde a mais tenra idade e se estender até a maioridade. Em outros, o cachorro começa a apresentar eventos depois de adulto e de fato se torna algo crônico.
Se a frequência e severidade aumentarem, vindo acompanhados de um estranho corrimento nasal, leve o seu cachorro ao veterinário. Só ele poderá descartar disgnósticos como um corpo estranho no trato respiratório, câncer nasal, pólipos ou tumores , ácaros nasais, colapso na traqueia ou uma infecção respiratória.
Em todos os casos, é imprescindível que você converse com o médico veterinário sobre os eventos para que ele possa julgar a condição física do cão e, se necessário, passar exames para averiguar mais afundo as causas.
Como esses eventos ocorrem de maneira aleatória, é provável que durante a consulta o cachorro não apresente nenhum sintoma. Por isso, se possível, grave um evento para que o seu veterinário possa ver como são os episódios de espirro reverso.
Quando se Preocupar?
Alguns cães experimentam esses episódios a vida inteira, enquanto outros os desenvolvem à medida que envelhecem. Alguns cães são mais propensos aos espirros reversos, como aqueles com rostos planos ou raças menores com gargantas menores. Exemplos incluem:
- Pugs
- Boxers
- Beagles
- Yorkies
No entanto, se esses episódios começarem repentinamente e ocorrerem excessivamente, especialmente se acompanhados de qualquer tipo de descarga, perda de apetite ou anormalidades visíveis, um veterinário deverá examinar seu animal de estimação.
Outros problemas de saúde mais sérios também podem desencadear espirros reversos e exigir tratamento.
Sintomas
Quando o cão está tendo um episódio de espirro reverso, ele:
- Fica parado
- Estica o pescoço
- Cotovelos afastados
- Olhos arregalados
- Movimentos rápidos inspiratórios com a boca fechada
- Sons vindo das passagens nasais
- Tosse
O que fazer na hora de um espirro reverso?
- Uma massagem de leve na área da garganta
- Assoprar delicadamente no nariz do cão
- Encorajá-lo a beber água
- Cheque se as gengivas e língua do cão estão na cor normal
- Mantenha a calma – É comum que durante os episódios, os cães fiquem estressados. Porém, muitos ficam ainda mais estressados em consequência da reação dos donos.
Problemas de saúde que causam espirros reversos
Quando um veterinário avalia um animal de estimação para um espirro invertido, ele ou ela faz um histórico completo de saúde e realiza um exame físico completo, prestando atenção especial às vias aéreas e à boca.
Às vezes, raios-X, rinoscopia (o uso de um instrumento para examinar as passagens nasais) ou outros procedimentos também serão necessários.
As possíveis causas de espirros reversos excessivos incluem:
- Alergias
- Infecções
- Corpos estranhos (por exemplo, grama) ou anormalidades anatômicas que afetam a nasofaringe.
- Os ácaros nasais, pequenos parasitas que podem infectar as passagens nasais e seios dos cães, são outra causa possível de espirros reversos. Eles são transmitidos de um cão para outro e possivelmente através do contato com ambientes contaminados e, portanto, são mais frequentemente diagnosticados em cães que têm outros contatos com outros cães.
Por Andre Melo
Meu Cão ja Ta assim a 3Dias o Episodio Dura mais 3m ja to ficando precupado depois de um tempo fazendo esse barulho ele tenta vomitar
Por Rafael Ermeson Divo
meu filhotinho eta com 11 dias de nascido e ja fazem 2 dias que ele chora muito alto sem parar, e respira pela boca! o que devo fazer?
Por maria eduarda vital
os animais devem ser tratado com respeito nao como prinquedo
Por Bruna Ellwanger
Muito obrigada pelas informações que nos passou por aqui! Tenho uma pinscher de 3 anos que há 2 apresenta esses sintomas. Já levei ao veterinário diversas vezes e por ela estar sempre muito saudável nunca souberam diagnosticar o problema, sempre falavam que era por ser de raça muito ansiosa. Recentemente adotamos outra pinscher, agora fazendo 1 ano de idade, que passou a apresentar o mesmo problema.
Tudo bate com os casos dos vídeos. Fico mais tranquila de saber qual o real problema das minhas filhas. Obrigada!
Por Saiba o que é o espirro reverso e como auxiliar o seu cachorro | Petpedia Blog
[…] Via: Portal do Dog […]
Por maria aparecida de oliveira
eu tenho 2 pincher uma tem 13 anos,a outra tem 5 anos,mais estou muito preocupada com a mais velha ,eu não sei se e porque ela já esta velha,me doi muito,essa tosse tipo de engasgo começou guando eu mudei de casa,por causa do cimento, ela cheira o chão da rua procurando a onde fazer chichi sera que e isso,que souber me ajuda por favor,eu agradeço.
Por Marcia Soares Amaral
Ola,eu tenho um poodle q tem 09 anos e aos 3 dias para cá ele anda espirrando sem para um espirro atras do outro o q deve ser,e sera que posso dar banho nele assim,estamos super preocupados,obg.
Por Naiara
Olá Roberta! Também tem um poodle de 4 anos porte médio, ele tbm espirra muito e as vezes parece que ele se engasga, também estou preocupada com o que pode acontecer com ele, e minha pinscher também está ficando igual a ele, engasgando e espirrando, o meu poddle espirra a noite toda e eu levanto da minha maca para fazer massagem na garganta dele, mais uqando paro ele começa tudo de novo, pessoal ajudem eu e a Roberta, estamos precupadas pelo mesmo motivo.
Por Roberta Pinheiro Martin
Eu tenho uma poodle micro toby de 3 anos de idade e, ha algum tempo quando eu ou meus pais chegamos em casa, ela faz tanta festa para gente que parece que ela se engasga. O episódio de engasgo ou tosse não dura nem 30 segundos, mas ficamos sempre desesperados. Parece que ela esta buscando ar p respirar e não consegue. Estes episódios só acontecem quando ela se emociona. O que será isso ! É normal ? O que devo fazer ?
Por noemia
minha cadela nº 1 kiane tem isso mas hoje está melhor. sempre que acontece ela me procura fica como se tivesse algo na garganta atrapalhando sair o ar. eu pensando ter sido algum corpo estranho massageava a garganta de fora para dentro e melhorava. tinha medo que morresse caso desse isso eu fora de casa.