No artigo de hoje, vamos conhecer alguns exercícios para cachorro emagrecer. No entanto, muito além disso, vamos entender também o que você precisa fazer para complementar os exercícios.
Afinal, somente sair no parque para correr com o cachorro ou mesmo privar ele de ração para “forçar” um emagrecimento, não é a melhor ideia!
Para oferecer uma melhor qualidade de vida para o cachorro, precisamos nos dedicar a uma série de coisas que estão relacionadas ao conforto e bem-estar dele: Vacinas, veterinário, alimentação, exercícios e saúde mental.
O conjunto disso tudo é o que vai fazer o cão emagrecer com saúde.
E se você não sabe muito bem o quanto a obesidade pode ser maléfica para o animal, leia este artigo aqui: Obesidade do Cachorro: Tudo Que Você Precisa Saber.
Exercícios para cachorro emagrecer
Os melhores exercícios para cachorro emagrecer não são aqueles que estão na moda ou que você viu no Instagram. Os melhores exercícios para cachorro emagrecer são aqueles que fazem sentido para o seu pet, a partir das necessidades físicas dele.
Ou seja, há cães com pré-disposições para doenças, fraturas ou síndromes. Logo, é preciso considerar isto para que os exercícios não tragam problemas. Por exemplo, o Pug é um cão que pode engordar muito.
Mas sair para correr ou praticar exercícios intensos com ele, pode resultar em sérios problemas na respiração do animal, pois ele é um cão braquicefálico.
Portanto, nossa primeira dica, é: respeite as características individuais do seu pet. Depois, opte por alguns exercícios que façam sentido para ele, como:
- Passeios na coleira (corrida e caminhada);
- Brincadeiras com obstáculos;
- Subir e descer escadas;
- Natação e exercícios na água;
- Brincadeiras diversas com “graveto”, por exemplo;
- Agility para cães;
Vamos entender um pouco mais sobre cada uma destas atividades caninas a partir de agora. Continue lendo.
Passeios na coleira (corrida e caminhada)
Passear com o cachorro na coleira é uma das melhores atividades para o animal. Pois é uma atividade que estimula uma série de funções instintivas no cachorro. E além disso, claro, os passeios são excelentes exercícios físicos que ajudam o animal a se condicionar e a emagrecer.
Nós já fizemos um artigo para indicar os melhores cachorros para corridas. Portanto, estas raças podem se adaptar muito bem para esta atividade mais intensa.
No entanto, se você tem um cachorro com qualquer tipo de problema de saúde em geral, evite as corridas. Neste caso, as caminhadas podem ser melhor.
Procure um veterinário para fazer uma avaliação no animal e ter um diagnóstico mais preciso sobre a liberdade para correr com ele ou não. Se não for possível correr, não se preocupe: as caminhadas regulares também ajudam a queimar energia e emagrecer!
Brincadeiras com obstáculos
Cachorros adoram brincar e se desafiar em obstáculos e outras coisas.
Por isso, este tipo de brincadeira é um dos melhores exercícios para cachorro emagrecer, uma vez que ele ficará entretido por muito tempo e nem verá o tempo passar. Consequência: queimará calorias!
Enfrentar obstáculos pode ser uma atividade bem cansativa e que exige bastante do pet. Por isso, prepare ele antes da prática: alimente-o suficientemente bem e, se ele tiver algum problema na estrutura óssea, evite pulos ou impactos.
A recomendação é sempre de procurar um veterinário antes de práticas mais intensas.
Subir e descer escadas
Uma das maneiras mais simples, práticas e rápidas de fazer o cachorro queimar calorias, é fazendo ele subir e descer escadas.
Este tipo de atividade pode ser feita rapidamente até mesmo na sua casa, caso tenha escadas por perto. Se você tiver um cão preguiçoso e que não gosta muito de praticar atividades, vai ser mais difícil acostumá-lo. Mas é possível!
Utilize a técnica do reforço positivo para estimular o animal a queimar calorias. Busque por biscoitos lights e leves, só para ele sentir o gosto da recompensa. Ou, se preferir, use elogios e carinhos para fazer o cachorro subir e descer os degraus.
Se o cachorro não quiser fazer essa atividade, não force-o. Cachorros obesos podem ter algum tipo de resistência na estrutura óssea e articulações. Por isso, este exercício pode ser de alto impacto e você deve evitar!
Exercícios para cachorro emagrecer – Natação e exercícios na água
Outra maneira de queimar as calorias do seu cãozinho, é através da natação! Este é um dos melhores exercícios para cachorro emagrecer, pois os cães geralmente gostam de água e nem vão perceber a queima de calorias.
Se você praticar natação, é muito importante acompanhar o animal. Não deixe ele nadando sozinho, principalmente se ele nunca fez este tipo de atividade. Fique observando o animal e estimule ele a nadar atrás de alguma recompensa ou objetivo divertido.
Caso não queira levá-lo até uma piscina, poderá brincar alguns minutinhos com o cão no quintal, usando uma mangueira. Em dias quentes, eles vão adorar. Vão correr e brincar e isto, claro, vai gastar energia.
Não fique muito tempo com a água aberta. Apenas poucos minutos vão ser o suficiente para cansar o animal.
Brincadeiras diversas com “graveto”, por exemplo
Você não precisa reinventar a roda para fazer o seu cão emagrecer, com atividades complexas e cheias de desafios. Muito pelo contrário: simplesmente fazer o cão queimar energia e se cansar, vai ser mais do que suficiente para que, no longo prazo, ele emagreça.
Brincar com gravetos, por exemplo, é uma ótima ideia para ele fazer uma atividade física que o desgaste e queime calorias. Além disso, você pode apostar nas brincadeiras com bolinha e outros brinquedos. Estimular o cão e correr pra lá e pra cá é o ponto chave para ele emagrecer.
Exercícios para cachorro emagrecer – Agility para cães
Se você quer investir e criar um espaço dedicado a prática de exercícios e se tiver um bom quintal em casa, uma boa ideia é criar um circuito de atividades.
Este circuito é chamado de agility para cães. Ou seja, é como se fosse um crossfit em versão canina!
O cachorro terá rampas para subir, túneis para atravessar, obstáculos para pular e muitas outras coisas. Serve tanto como um exercício para emagrecer, quanto para um treinamento de adestramento canino.
O cachorro ficará tão entretido que o emagrecimento será uma consequência.
Os exercícios para cachorro emagrecer devem acompanhar uma boa nutrição
Por mais que haja vários tipos de exercícios para cachorro emagrecer, nunca podemos esquecer de algo fundamental e indispensável: a nutrição canina.
De nada adianta você fazer uma série de exercícios pesados e aeróbicos com o seu cachorro, se a nutrição não estiver em dia. Por isso, procure um veterinário para indicar uma ração adequada, de forma que o cão não passe fome e nem falte energia para os exercícios.
Cuide bem do seu cachorro e ajude-o a emagrecer!