Uma mudança de comportamento em cães idosos pode acontecer de inúmeras maneiras diferentes. Afinal de contas, essa mudança pode estar relacionada ao convívio, gasto ou falta de gasto de energia, alimentação e até dores localizadas.
Por exemplo, um cão idoso que está sentindo dor, pode passar a vocalizar muito mais dentro de casa. Afinal, ele está com algum desconforto que está gerando dor. Em contrapartida a isso, ele pode se tornar um cão agressivo – mesmo que antes ele não fosse.
Portanto, entender mais sobre o convívio com cães idosos é muito importante, principalmente se você já notou algumas mudanças de comportamento no seu dog.
Continue lendo e saiba mais sobre o tema.
Coisas que geram mudança de comportamento em cães idosos
Existem muitas coisas que geram mudança de comportamento em cães idosos. Não é raro que você tenha que, eventualmente, treinar o seu dog novamente para situações que ele já sabia.
Sim, cães idosos podem desaprender onde é o banheiro e podem começar a fazer xixi em lugares diferentes da casa. Isso pode estar acontecendo por alguma dor que, por sua vez, faz o cão sentir mais necessidade de banheiro – e em lugares longe do tapete higiênico.
Além disso, o próprio ambiente em si pode gerar mudança de comportamento em cães idosos. As vezes a troca de um móvel já é suficiente para que o animal sinta algum tipo de ansiedade ou até estresse. Afinal, eles gostam de rotina e das coisas no lugar.
Veja por que seu cão idoso pode ter mudanças bruscas de comportamento:
- Ansiedade de separação.
- Situações de agressividade canina.
- Mudanças de rotina.
- Falta de companhia do tutor.
- Falta de enriquecimento ambiental.
- Poucas consultas periódicas em um veterinário.
- Sons e ruídos irritantes.
A seguir, entenda mais sobre cada situação da lista acima.
Ansiedade de separação
Você certamente já leu ou já ouviu falar sobre a ansiedade de separação e como ela pode ser desastrosa para o seu cão, certo? Pois bem, é muito comum que você possa, dessa forma, notar uma mudança de comportamento notável em seu melhor amigo que já está idoso.
Afinal, se ele sente ansiedade, ele vai agir de maneiras diferentes quando você está e não está em casa.
É muito comum que o cachorro idoso fique extremamente ansioso quando o tutor sai de casa. Essa ansiedade pode gerar falta de apetite, o cão deixa de ir ao banheiro, deixa de brincar e também não faz questão de descansar.
Em alguns casos, o cão fica ao lado da porta até que o tutor retorne.
Não só para o cão idoso, mas especialmente para ele: ansiedade de separação é péssimo e você deve trabalhar para que não aconteça. Leia mais sobre o tema: Síndrome da Ansiedade da Separação.
Situações de agressividade canina
As situações de agressividade canina podem começar a aparecer em um cão idoso. Principalmente se ele está com algum tipo de dor ou desconforto.
Não é raro que um cão idoso, com dor ou com algum problema de saúde, se torne agressivo. Afinal, a agressividade faz parte do instinto de defesa. Logo, se o cão está desconfortável, ele precisa se defender – e a agressividade muitas vezes é o caminho.
Se o seu cão idoso passou a ser agressivo “do nada”, pode ser que ele esteja com algum tipo de dor localizada. Ou, ainda, pode ser que ele esteja com medo ou ansioso por algum motivo.
Faça observações constantes para tentar entender o que levou ele a ficar agressivo.
Mudanças de rotina
As mudanças de rotina também podem ser o estopim para mudança de comportamento em cães idosos.
Afinal de contas, a rotina é fundamental para os cães. Eles amam rotina. Principalmente os cães idosos que, por sua vez, se sentem confortáveis e seguros dentro de uma rotina.
Agora, se você muda de casa com frequência ou faz ajustes grandes no ambiente do cão, ele pode sentir isso de alguma maneira. As mudanças podem gerar agressividade, falta de entendimento de comandos básicos, sensações de desconforto em geral e por aí vai.
É fundamental tomar cuidado para não ficar quebrando muito a rotina de um cão idoso. Eles precisam da rotina para se sentirem alocados e confortáveis.
Falta de companhia do tutor
Outro fator que pode gerar mudanças bruscas no comportamento de um cão idoso, é a falta de companhia do tutor.
Muitas vezes você até pode achar que está muito próximo dele. Mas as vezes, é pouco. Afinal, cães idosos tendem a se sentir mais calmos e tranquilos. E na presença do tutor, isso é ainda mais agradável.
Mas é muito importante tomar cuidado para que não haja um excesso de companhia. Pois isso pode gerar a ansiedade da separação, o que também deixa o seu cãozinho muito mal.
Falta de enriquecimento ambiental
A mudança de comportamento em cães idosos também pode ser causada pela falta de enriquecimento ambiental.
Mesmo que seu cão esteja muito velhinho e já não tem mais tanta energia para correr e brincar, ainda assim, o enriquecimento ambiental é importante.
Ou seja, deixar brinquedos pelo chão, criar cantinhos pra ele ficar confortável e por aí vai. Tudo isso ajuda a manter o cão estimulado e feliz.
Falta de consultas periódicas em um veterinário
A falta de consultas periódicas junto a um veterinário também podem causar mudança de comportamento em cães idosos.
Afinal, se você não está acompanhando a saúde dele de perto, pode ser que ele esteja com algum problema ou alguma dor e você nem perceba. E as mudanças, claro, começam a aparecer após esse tipo de situação.
Portanto, não abra mão de fazer consultas regulares em um veterinário, pois é isso que vai gerar mais conforto e segurança pra você e para o dog.
Sons e ruídos irritantes
Alguns cães não toleram ruídos irritantes. E eles acabam refletindo esse estresse em mudanças de comportamento muito visíveis no dia a dia.
O que não é diferente com cães idosos. Afinal, se eles estão desconfortáveis com alguma situação ou contexto, podem mudar abruptamente determinados comportamentos.
Como cuidar de um cachorro idoso
Para cuidar de um cachorro idoso você precisa considerar alguns aspectos importantíssimos relacionados a saúde, rotina e alimentação do dog.
Veja o que considerar para que não haja mudanças bruscas de comportamento na rotina do seu melhor amigo:
- Idas frequentes ao veterinário.
- Ajuste na alimentação.
- Conhecimento sobre potenciais problemas da raça.
- Paciência e carinho.
- Ambientes confortáveis.
- Reforço positivo.
A seguir, entenda mais sobre cada item da lista.
Idas frequentes ao veterinário
As idas frequentes ao veterinário são fundamentais não só para manter o cão idoso saudável.
Mas também, para diagnosticar potenciais problemas e evitá-los a tempo. Afinal, como você entendeu durante o artigo, um cão pode mudar de comportamentos porque está com alguma dor localizada. E o veterinário pode ajudar a identificar isso.
Mudança de comportamento em cães idosos – Ajuste na alimentação
Os ajustes na alimentação do seu cãozinho também é um fator importante.
Afinal, se a alimentação dá energia demais ao cão, ele pode se sentir mal por ter esse acúmulo. E se a alimentação dá energia de menos, ele vai ficar com menos vontade de brincar e fazer o que já fazia antes.
Ou seja: ele muda os comportamentos e você, claro, fica preocupado.
Conhecimento sobre potenciais problemas da raça
Algumas raças tem doenças e problemas em potencial. Por exemplo, os cães braquicefálicos têm dificuldades para respirar. E por isso, se eles se movimentarem demais, podem se sentir mal.
Portanto, se a sua raça já tem algum tipo de pré-disposição de doenças, é importante ficar atento. Pois pode ser isso que está fazendo o cão mudar de comportamentos.
Mudança de comportamento em cães idosos – Paciência e carinho
A paciência e o carinho são outros pontos fundamentais para lidar com um cão idoso que está mudando de comportamentos. Muitas vezes é a própria idade que faz o cão deixar de gostar de algumas coisas e passar a gostar de outras.
E você precisa lidar com ele de maneira calma e tranquila. Afinal, se ele mudou de comportamentos, isso tem um motivo. E esse motivo precisa ser descoberto sem que haja forçação de barra ou situações extremas para o dog.
Nunca submeta seu cão idoso a situações de desconforto só para ele “reaprender” alguma coisa que esqueceu. Reforço positivo é importante em todas as idades. Inclusive, na idade idosa.
Mudança de comportamento em cães idosos – Ambientes confortáveis
A sua casa precisa ter ambientes confortáveis para o seu melhor amigo idoso. Se o ambiente já não é mais confortável para o cão, ele pode se sentir mal e, portanto, pode mudar de comportamentos do dia para a noite.
Por exemplo, se você mudar a caminha dele de lugar ou mesmo trocar os potes de ração, pode ser que haja uma reação adversa. Ele pode mudar os comportamentos e você pode não entender nada.
Mudança de comportamento em cães idosos – Reforço positivo
E por fim, nunca esqueça do reforço positivo: é fundamental para os cães. Inclusive, na idade idosa. Afinal, eles precisam sempre relembrar comandos e adestramentos.
Cuide sempre bem do seu dog idoso!