Muitos tutores se perguntam se presunto é um alimento seguro para os cães comerem. Isso porque esse é um ingrediente prático e muito saboroso.
Para os humanos, esse é um dos itens que sempre estão presentes no café da manhã ou nos lanches de muita gente.
Os cães sem dúvidas também adoram o cheiro e o sabor do presunto. Mas será que esse é um dos alimentos proibidos para esses animais ou ele é permitido?
Muitos dos ingredientes usados em alimentos consumidos por humanos são proibidos para os cães.
Por isso é fundamental ter bastante cuidado com o que oferece ao seu animal de estimação. Sendo assim, continue lendo esse post para descobrir se o presunto é um alimento seguro para cães.
Presunto é um alimento seguro para os cães?
É muito difícil falar não para um cachorro, ainda mais se ele fizer carinha de dó para pedir comida, não é mesmo?
Justamente por isso, muitos tutores acabam cedendo e oferecendo um lanchinho para o cãozinho.
Existem alguns problemas nessa prática. A primeira questão é que se o animal ficar beliscando com o tutor o dia inteiro, a alimentação dele ficará desregrada.
Com isso, a ingestão de alimentos pode acabar sendo maior do que o necessário, de modo que o cão pode acabar engordando.
Além disso, diversos ingredientes usados na alimentação do cão não são indicados para os nossos animais de estimação.
No caso do presunto, não existem componentes tóxicos que justifiquem a contraindicação. Apesar disso, esse não é o petisco mais adequado para os cãezinhos.
Alguns dos ingredientes usados na fabricação do presunto podem ser prejudiciais para a saúde do animal. Por isso, evite oferecer esse alimento.
Presunto é um alimento seguro para os cães – Os maiores perigos do presunto:
Por mais que o presunto seja um alimento saboroso, essa não é a opção mais saudável nem para as pessoas e nem para os animais.
De maneira geral, os embutidos possuem uma composição repleta de ingrediente que podem fazer mal para a saúde. Alguns dos principais são:
- Sódio: o presunto é um alimento que tem altíssimas concentrações de sódio e, o consumo dessa substância é muito prejudicial. Além do aumento da pressão, o animal pode sofres com excesso de sede, diarreia, vômitos e letargia;
- Gordura: por serem onívoros, os cães precisam de certas quantidades de gordura na alimentação. No entanto, a quantidade presente no presunto é alta demais. Esse excesso pode gerar problemas como pancreatite, obesidade, entre outros;
- Temperos: de maneira geral, o presunto é um alimento bem temperado, cheio de saborizantes e uma série de outros aditivos. Tudo isso pode ser tóxico para o animal;
- Conservantes: muitos presuntos possuem conservantes que também podem ocasionar problemas para a saúde do cão de maneira geral.
Diante de tantos pontos negativos, o melhor a se fazer é evitar dar presunto para o cachorro e selecionar outros tipos de petiscos que sejam mais seguros para o seu bichinho, não é mesmo?
O que fazer se o cão comer presunto?
Muitas vezes, por não saber desses problemas pode ser que um cachorro acabe comendo presunto.
Além disso, mesmo com todos os cuidados, podem acontecer alguns acidentes. Alguns pets são muito espertos e até roubam alimentos do armário ou geladeira.
Se isso acontecer com o seu cãozinho, não há motivos para e preocupar, afinal de contas, o presunto não é tóxico para os cães.
O problema é que se a ingestão acontecer com grande frequência, aí sim o alimento pode provocar problemas de saúde no animal.
De qualquer maneira, se o cão comer presunto acidentalmente é bom ficar de olho nas reações que ele pode ter.
Isso é especialmente importante se ocorrer a ingestão de grandes quantidades do alimento.
Se você perceber que o cão apresenta sinais como letargia, sede excessiva, apatia, vômito ou diarreia, o ideal é buscar por um veterinário o mais rápido quanto for possível.
Dessa forma o médico veterinário poderá avaliar o estado de saúde do cão e, se necessário, prescrever o tratamento ideal.
De qualquer forma, agora que você já sabe que o presunto não é um alimento seguro para cães, o melhor é evitar o consumo.
- Veja também: Cachorro pode comer frango?
Troque o presunto por petiscos saudáveis
A carne de porco não é a mais adequada para os cães. Além disso, o presunto é cheio de ingredientes que podem prejudicar a saúde do seu animal de estimação.
Há várias opções de petiscos saborosos, que são bem mais seguros para a saúde do seu animal e, que vão deixar o seu bichinho com água na boca.
Existem várias frutas e legumes deliciosos que fazem parte de uma lista bem extensa de alimentos permitidos para o animal.
Os principais ingredientes que você pode usar como petisco na alimentação do seu cão são:
- Batata cozida;
- Cenoura crua ou cozida;
- Banana;
- Maçã;
- Abobrinha cozida.
Essas são apenas algumas opções de petiscos que você pode incluir com segurança na rotina do animal.
Além de serem de origem vegetal e de serem naturais, eles não têm muita caloria, não interferindo no ganho de peso do cão.
Mas é claro que não se deve jamais exagerar nas quantidades ou isso vai provocar um desequilíbrio nutricional.
A melhor maneira de oferecer esses petiscos para o seu cãozinho é eliminando a casca e as sementes.
Além disso, os legumes devem ser cozidos (a cenoura pode ser crua) e, não devem ser temperados com nada.
Além dos ingredientes naturais, você também pode utilizar petiscos industrializados que sejam elaborados especificamente para os animais.
- Veja mais: O cachorro pode comer caqui? Dúvidas principais
presunto é um alimento seguro para os cães – Como preparar carnes para o cão:
Sempre que for oferecer carne ao seu cãozinho, prefira cortes magros, que não tenham muita gordura.
Além disso, é imprescindível cozinhar muito bem a carne e cortar ela em pedacinhos pequenos, que facilitem a ingestão pelo cão.
E nada de oferecer carnes velhas para o cachorro, ok? Isso pode leva-lo a ter um problema gastrointestinal grave. Então, tenha cuidado.
Tome cuidado com ossos, porque dependendo do tipo e do tamanho dos pedaços que se soltam, eles podem provocar obstruções intestinais.
Conclusão
Pronto. Agora você já sabe que o presunto não é um alimento seguro para a alimentação dos cães. Por isso, evite oferecer esse petisco ao seu pet.