Ao entender o que são comandos básicos para o cachorro, você consegue desenvolver uma série de treinos e instruções para o dog. Isso vai fazê-lo se sentir mais confiante, seguro e feliz no dia a dia.
Por isso, neste artigo, o Portal do Dog vai te ajudar a entender tudo sobre o que são comandos básicos para o cachorro e como ensiná-los para o seu melhor amigo.
Continue lendo!
O que são comandos básicos para o cachorro?
Comandos básicos são aqueles comandos no estilo “fica”, “senta” ou “deita”. Ou seja, uma palavra para pedir ao cão que faça ou deixe de fazer alguma ação/movimento.
Esse tipo de instrução é muito importante para todos os cães, visto que eles podem se sentir mais confiantes, seguros e tranquilos no ambiente. Além disso, eles se conectam muito mais com o tutor – que vira o seu verdadeiro líder.
A importância dos comandos básicos para o cachorro
Os comandos básicos para o cachorro são fundamentais para que você possa “controlar” o animal. Além disso, eles são importantes também para situações de risco, como:
- Para casos de fuga.
- Mordidas ou ataques.
- Fazer ou deixar de fazer algo.
- Desenvolvimento de comportamentos.
Entenda mais sobre cada uma das situações acima e veja como os comandos básicos podem ajudar o seu melhor amigo a ter um dia a dia mais saudável.
Para casos de fuga
Quando um cachorro foge, um montão de problemas começam a aparecer. Além de toda a questão da segurança, há também situações de estresse e ansiedade. Afinal, um cachorro longe de casa pode passar por perrengues inimagináveis.
Seja se você está passeando com o cachorro ou seja se você está em casa e ele escapa pelo portão, o comando básico deve entrar em ação. Se o cachorro reconhece a sua voz e a palavra em questão, ele vai obedecer.
Por exemplo, se ele estiver condicionado a entender o que é “não” ou o que é “senta”, problemas com fugas podem ser mais controlados. Ou seja, o cachorro fica mais seguro.
Mordidas ou ataques
As mordidas e os ataques, quando acontecem, podem ser um problema. Seja para o cão atacado, o cão que está atacando ou a pessoa que está sendo mordida. É sempre uma situação delicada e deve ser evitada ao máximo.
Quando o cachorro reconhece a voz do tutor ou mesmo o comando para alguma ação, ele tende a parar de morder. No entanto, só vai funcionar se houver um condicionamento muito grande.
Afinal, o cachorro, ao atacar, está seguindo seus instintos. E é muito difícil ir contra os instintos do cachorro – mesmo com adestramentos e condicionamentos.
Mas os comandos básicos podem ajudar muito a evitar e parar uma situação dessas.
Fazer ou deixar de fazer algo
Se o cachorro está fazendo algo que não deveria ou mesmo se ele deve fazer algo, o condicionamento pode ajudar. Ou seja, os comandos básicos, quando bem ensinados, tem o poder de intervir em várias situações que o cão está envolvido.
Por exemplo, se o cão está muito agitado e quer pular na sua perna quando você chega em casa, o comando “senta” pode ser fundamental. Ele vai ouvir o comando e vai ficar paradinho, pois sabe o que isso significa.
Mas para que você tenha êxito com isso, muito reforço positivo precisa se empregado. Ou seja, você deve ensinar e treinar o seu cão todos os dias. Mesmo se ele já entende os comandos, continue reforçando positivamente uma situação.
Desenvolvimento de comportamentos
Os comandos básicos para o cachorro ajudam o animal a, também, desenvolver bons comportamentos. Ou seja, comportamentos adequados e próprios para a convivência no dia a dia.
Ensinar comandos básicos ajuda a manter o cachorro mais calmo e tranquilo para situações de estresse. Além disso, ajudam o cão a ser apresentado para outros cães (socialização) e por aí vai.
Portanto, ensine muitos comandos básicos para o seu cão. No início, pode ser difícil. Mas quando ele pega o jeito, a relação fica muito melhor e ele tende a ser um cão bem comportado.
Principais comandos básicos para o cachorro
Existem muitos comandos básicos que você pode ensinar ao seu cachorro. Todos eles são de suma importância para um relacionamento mais saudável e próximo.
Um comando básico é, também, um sinal. Ou seja, a partir do momento em que o cão ouve ou vê esse sinal, ele já sabe o que fazer ou deixar de fazer. Funciona muito bem, principalmente no longo prazo.
Veja alguns comandos básicos que você pode ensinar ao seu melhor amigo:
Senta
O comando “senta” é um dos mais populares. É um dos primeiros que você pode ensinar para o seu cão. Esse comando ajuda a controlar algumas situações no dia a dia do animal.
Deita
O comando “deita” também tem a função de controlar o cachorro. Se eles estiver muito agitado ou até com um indício de agressividade, ensiná-lo a deitar é bem importante.
O que são comandos básicos para o cachorro – Fica
Se você quer que seu cão não saia correndo desesperadamente até o portão de casa ou de encontro a uma visita, ensine o comando “fica”. Esse comando é excelente para manter o cão sempre por perto – principalmente quando ele escapa.
Vem
O comando “vem” é ótimo para fazer o cão retornar ao ponto de partida. Por exemplo, se ele está no portão latindo para outro cachorro na rua, ensiná-lo a regressar é uma boa ideia.
O que são comandos básicos para o cachorro – Não
O “não” deve ser ensinado desde filhote. É uma palavra que deve ser tida de maneira forte e marcada. Assim, o cão sabe quando não deve fazer alguma coisa.
Sobe
Para ensinar o cão a subir em algum lugar, poderá usar a palavra “sobe”. Condicione ele a entender que, quando essa palavra é dita, ele deve ir até algum lugar.
O que são comandos básicos para o cachorro – Desce
Com a palavra “desce”, o mesmo acontece. É um comando para quando o cão está no sofá (exemplo) e não deveria estar lá – e coisas do tipo.
Ensine comandos básico ao seu cão e cuide bem dele!