Você quer saber tudo sobre o temperamento do chihuahua? Então, está no lugar certo. No texto de hoje, vamos entender um pouco mais sobre este adorável cãozinho que pode ser um animal extremamente respeitoso, carinhoso e meigo. Mas, ao mesmo tempo, pode se tornar um cão estressado e até mesmo agressivo, caso você não cuide dele da forma certa.
Na verdade, esta é uma condição geral para todos os cães. Afinal, quanto pior for a educação e o treinamento que você fornecer ao animal, mais ele poderá se condicionar da forma errada. Por isso, é fundamental que você entenda tudo sobre a raça que está pensando em adotar. Seja se você for tutor de primeira viagem ou não.
Afinal, cada raça é única e possui características próprias. E isto talvez seja o diferencial positivo na hora de ensinar seu cão e aprender a conviver com ele. Sendo assim, no texto de hoje, vamos abordar o comportamento e o temperamento do chihuahua de uma forma objetiva e voltada para situações do seu interesse.
Continue lendo e entenda!
O temperamento do Chihuahua – Saiba tudo sobre
O temperamento do chihuahua pode estar relacionado com uma série de fatores. E estes fatores são extremamente importantes para que o cão determine-se como um animal tranquilo, calmo, agitado ou agressivo. Mas, mesmo que você seja tutor de primeira viagem, sabe que o temperamento de qualquer animal está completamente relacionado ao estilo de criação e educação que ele recebe.
Um cachorro, antes de mais nada, é um animal. E, como você sabe, um animal possui instintos e sentimentos que, por muitas vezes, moldam o seu comportamento. Um cachorro com medo, por exemplo, pode ser reflexo de maus cuidados, ambiente sonoramente poluído, outros animais ameaçadores no local, etc. Ou seja, há motivos para tudo.
E no caso do temperamento, não é diferente. Por mais que hajam situações em que cada cão desenvolverá um comportamento específico, não podemos esquecer daquilo que pode ou não influenciá-los. No caso do chihuahua, você notará alguns quesitos relacionados a raça, e outros relacionados a criação.
E detalhe para algo importante: não há regras fixas para definir um temperamento animal. Tudo que você lerá aqui, estará baseado e relacionado a uma série de fatores. Ou seja, não necessariamente seu cão apresentará comportamento X ou Y. Este é apenas um panorama geral para você ficar de olho.
Desta forma, vamos aos pontos que iremos explorar sobre o temperamento do chihuahua:
- Comportamento com crianças e pessoas estranhas;
- Gasto de energia;
- Necessidade de destruição;
- Agressividade canina;
- Ambiente ideal de criação do chihuahua;
- Necessidade de latir;
- Fidelidade ao tutor;
- Reação a temperaturas altas e baixas;
- Adestramento;
Vamos lá?
Como o Chihuahua se comporta com pessoas estranhas e crianças?
Bom, talvez este seja um dos pontos mais procurados pelos tutores que querem ter um chihuahua. Afinal, é importante entender como o cachorro se comporta com crianças e pessoas estranhas. Pois estas situações são corriqueiras e fazem parte do dia a dia de qualquer família. Assim sendo, já podemos afirmar que ele é um cão extremamente dócil e cativante!
Ou seja, o temperamento do chihuahua com crianças e pessoas estranhas pode ser algo “fora da curva”, uma vez que ele poderá não demonstrar absolutamente nenhuma reação. Porém, esta situação somente será mais garantida, caso haja a socialização do cão. Este processo do adestramento faz com que os cachorros possam entender que eles não são o centro do universo e que precisam conviver com outros seres.
Se você tem filhos e está buscando um cachorro para fazer companhia, talvez o chihuahua seja uma boa opção. Além do cão ser pequeno (o que ajuda a não assustar as crianças), ele pode ser dócil ou pode demonstrar irrelevância. Ou seja, ele não será agressivo na maioria do tempo. E falamos em “maioria do tempo” pois é preciso tomar cuidado para não encurralar o animal (e sabemos que crianças muitas vezes fazem isto, mesmo que de brincadeira).
Quando encurralado, o chihuahua pode realmente demonstrar um pouco de agressividade. Mas, é uma agressividade defensiva. Pois os instintos fazem com que ele tenha que se defender desta situação de perigo. Ele pode morder e causar acidentes. Por isso, cuidado com esta situação envolvendo crianças.
De forma geral, o chihuahua poderá nem ligar para pessoas estranhas. O que é bom, caso você queira um animal pouco interessado em defender o território.
O Chihuahua gosta de gastar energia?
Muito! O temperamento do chihuahua faz com que ele tenha que ter um gasto energético acima da média. Na maioria das vezes, os tutores se perguntam como um cão tão pequeno pode ter tanta energia acumulada. E ele tem mesmo! Por isso, se você estiver buscando um animal dentro destas características, saiba que o chihuahua pode ser o seu grande melhor amigo!
Mas, é importante também prestar atenção em algumas situações, caso você resolva adotá-lo. Como o chihuahua precisa ter este gasto energético, é fundamental que você também ofereça para ele um espaço para correr e brincar. Por isso, mesmo que você more em apartamento, oferecer área útil para o gasto energético será fundamental.
Quando um cachorro acumula muita energia no corpo, ele realmente precisa fazer de tudo para sentir-se bem fisicamente. Eles podem sentir-se extremamente irritados e agoniados quando a energia está acumulada. E isto pode ser maléfico para o comportamento do animal. Afinal, ele poderá desencadear situações ligadas a desobediência, destruição e até agressividade canina em alguns casos.
Por isso, considerar este aspecto na hora da adoção é fundamental. Faça sempre seu chihuahua gastar energia!
Ele é um cão destruidor de móveis e objetos?
Sim e não. Na verdade, esta condição pode ser aplicada para todos os cães. Pois isto não está necessariamente ligado ao comportamento dele. Mas sim, a uma reação a alguma situação. Por exemplo, um cachorro com fome, vai fazer o que? Obviamente, comer! No caso de um cão angustiado, agoniado, estressado e ansioso, o que ele poderá fazer para combater estes sintomas? Entre diversas coisas, destruir móveis e objetos.
Ou seja, não é uma questão da raça em si. Mas sim, do comportamento e educação que o cão recebe. Por isso, o temperamento do chihuahua quando não controlado, pode fazê-lo ter muitas necessidades como roer objetos e móveis. Principalmente quando filhotes e principalmente quando não adestrados!
Por isso, antes mesmo de adotar um chihuahua, você precisa ter em mente que, se o animal não sentir-se bem, ele realmente poderá demonstrar um comportamento baseado em necessidades deste tipo. E como resolver? Bom, para isso, você precisará fazê-lo praticar exercícios, alimentá-lo com nutrientes vitais, oferecer atenção com brincadeiras e jogos para cães, etc. O ponto chave é fazê-lo não se sentir sozinho, ansioso e estressado.
E se caso mesmo assim ele ainda sinta a necessidade de roer objetos, é preciso contar com uma ajuda profissional para condicioná-lo a outras atividades.
A agressividade do Chihuahua é um problema?
Depende. Até mesmo porque não necessariamente seu chihuahua será um cachorro agressivo. Pelo contrário! O temperamento do chihuahua em momento nenhum faz com que ele tenha que ser agressivo. A agressividade canina está muito relacionada ao temperamento animal, a situações do dia a dia, acúmulo de energia, maus hábitos ensinados desde filhote e, claro, instinto. Todo cão, como você já sabe, possui instintos. De defesa e sobrevivência, na maioria dos casos. E quando eles são ativados, o animal pode ficar agressivo.
Um exemplo disso, é no tópico em que falamos sobre o chihuahua e as crianças. Bom, quando uma criança inocente resolve brincar com o cão, podem ocorrer situações de encurralamento. Afinal, o chihuahua é pequeno e não é difícil fazê-lo sentir-se preso. Neste caso, poderá haver algum tipo de agressividade para defesa. Tome cuidado!
Outro ponto que deve ser considerado, é a questão de outros animais no ambiente. Como via de regra, os cães de forma geral não gostam muito da presença de outros cães. Principalmente, se tiverem ciúmes do tutor. Por isso, antes mesmo de expor seu cachorro a uma situação assim, faça com calma e com muito cuidado.
Talvez você já tenha ouvido o famoso ditado “tamanho não é documento”, não é? Pois bem. Isto é válido para os chihuahuas. Eles são cães pequenos que, em determinados momentos, não se dão conta de seu tamanho. E podem inclusive confrontar cães de grande porte, sem medo!
O Chihuahua é um cachorro para criar em apartamento?
Sim. O temperamento do chihuahua faz dele um cão para apartamento. Mas, não se engane de pensar que basta ter o animal e ponto final. Pelo contrário! Por mais que o chihuahua se adapte bem a apartamentos, é importantíssimo ter um espaço para ele brincar, correr e gastar energia. Afinal, se você acompanhou o texto até aqui, sabe que eles são animais que precisam ter um gasto energético muito elevado.
Por isso, nunca hesite em brincar com o seu cachorro em ambientes externos, como parques ou ruas. Isto fará com que ele não sinta-se ansioso e estressado dentro do apartamento – principalmente se o espaço for pequeno. Por mais que ele seja um cão de pequeno porte, não se engane de pensar que ele precisa de pouco espaço.
Se o cão não puder gastar energia de forma adequada, saiba que ele estará fadado a contrair comportamentos muito ruins no médio e longo prazo. E um destes comportamentos, é justamente o que já mencionamos acima: necessidade de roer objetos e destruir móveis.
O Chihuahua gosta de latir?
Não necessariamente. O chihuahua não é um cachorro que faz muita força para latir. Ele somente sentirá esta necessidade em casos extremos. E o que seria um caso extremo? Bom, quando ele sentir-se encurralado, incomodado ou quando alguma situação estiver fora do controle dele. Estes são pontos que demonstram uma necessidade maior de o chihuahua latir.
Mas este não é, de maneira nenhuma, um cachorro que fará força para latir em qualquer situação. Por mais que os cães menores tem uma tendência maior a latir, como o caso do temperamento do Pinscher, o chihuahua é diferente neste aspecto. Então, se você busca por um cão tranquilo e que não faz algazarra neste sentido, o chihuahua pode ser o seu melhor amigo!
Mas isto também não significa que o cão seja mudo, ok? É óbvio que tudo dependerá de uma série de situações e condicionamento. Há cães condicionados a não latir e cães condicionados a latir por qualquer coisa. Isto dependerá de como você condicioná-lo quando ainda filhote.
A fidelidade ao tutor pode ser meiga e problemática
Você quer um cão fiel? Bom, o chihuahua é uma excelente opção! Na verdade, ele é considerado um fiel escudeiro dos tutores pelo simples fato de amar a sua presença. Ou seja, pelo simples fato de você existir na vida do seu cão, ele já estará eternamente grato. E demonstrará isso em atos de carinho e muito amor.
Mas, ao mesmo tempo, é importante tomar cuidado com esta fofura toda. O seu cachorro, quando extremamente meigo e próximo, poderá também sofrer quando você não estiver por perto. Esta é a chamada síndrome da ansiedade da separação. Ou seja, o seu cachorro poderá sofrer muito quando você não estiver por perto.
Isto acontece pelo fato de ele sentir-se extremamente feliz, completo e amado quando você está próximo. E ele não consegue sentir-se bem quando você está longe, sentindo-se ansioso e estressado. Neste caso, ele poderá deixar de comer, de beber e de brincar. O que é um perigo e dificilmente você notará – pois não estará por perto.
Por isso, mantenha um equilíbrio saudável e faça com que seu cãozinho sinta-se bem também quando você não puder estar perto!
Estes cães reagem mal a troca brusca de temperatura
A mau reação dos chihuahuas às trocas bruscas de temperatura podem fazer com que o comportamento dele também seja alterado. Estes cãozinhos sentem muito frio. Logo, evite de banhá-los em dias de frio extremo. Eles poderão desenvolver comportamentos ruins pois os níveis de estresse poderão subir muito.
Por isso, se você notar o seu cachorro ansioso ou estressado aparentemente “do nada” ou “sem motivo”, saiba que a temperatura pode ter influenciado bastante nesta condição. Eles não sabem o que é “frio” ou “calor” e associam isso a algum desconforto corporal. Logo, podem reagir de formas exaltadas. Mantenha seu chihuahua sempre a uma temperatura amena – nem muito frio, nem muito quente.
O adestramento quando filhote pode evitar ou resolver muitos problemas
E, por último, o adestramento! Este é talvez um dos pontos principais! Quando você proporciona um bom adestramento canino para seu cãozinho, oferece a ele a oportunidade de viver mais, de forma mais tranquila e muito mais saudável. Por isso, adestre o seu chihuahua para que o temperamento dele seja moldado de acordo com um padrão de qualidade de vida.
Cuide do seu pet!