Você sabe onde denunciar cachorro bravo solto na rua? Conhece a importância de ter essa atitude?
Todos os dias, nos deparamos com inúmeros animais em situação de rua. Alguns são calmos e carentes, enquanto outros são agitados e raivosos.
Infelizmente, encontrar cachorros na rua é uma realidade bem comum e devemos ajudar como podemos.
No caso dos animais bravos soltos na rua, devemos sempre procurar ajuda das autoridades para saber como lidar com a situação.
Aprenda hoje onde denunciar cachorro bravo solto na rua!
Veja também: Como saber se o cachorro está com verme?

Cão bravo na rua: O que fazer?
Cachorro bravo solto na rua é algo bem comum de se ver. Infelizmente, a realidade do nosso país é essa, diversos animais, não só cães, abandonados nas ruas.
Os cachorros que estão em situação de rua fazem de tudo para garantir sua sobrevivência, eles estão com medo, assustados, com fome e frio, por isso, muitas vezes são bravos.
A vida difícil faz com que esses cachorros sejam raivosos e algumas vezes violentos, até mesmo com quem tenta ajudá-los.
Porém, sabemos que, por mais que seja algo que aconteça porque os cachorros estão com medo, ainda assim a braveza deles pode ser bem perigosa, tanto para nós humanos quanto para eles.
Um cachorro bravo pode acabar machucando alguém e pode acabar sendo maltratado pelas pessoas. Por isso, ao notar um cachorro bravo solto na rua, é importante saber que atitudes tomar e nunca agir precipitadamente.
Um dos primeiros passos que você pode tomar é denunciar a situação para as autoridades responsáveis da sua cidade.
Mas, além disso, você poderá ajudar o cão de outras formas, como contatando serviços de resgate animal, ou você mesmo pode resgatá-lo, mas sempre com cuidados e seguindo as orientações de profissionais acostumados com resgates.
Veja mais: Como identificar cachorro com raiva
Onde denunciar cachorro bravo solto na rua?
Cachorro bravo solto na rua pode ser um perigo, tanto para a população quanto para o próprio cão. Cachorros que vivem em situação de rua são expostos a diversos perigos e também a muitas doenças.
Então, um cão bravo pode acabar mordendo alguém ou outro animal e transmitindo doenças perigosas. Por isso, não é legal deixar esses animais na rua oferecendo perigos, não só para os outros, mas também para eles mesmos.
Sabemos que existem diversas pessoas que podem fazer mal a um animal. Então, se um cachorro bravo avança e ataca uma pessoa, ele pode se ferir e coisas piores podem acontecer com ele.
Por isso, saber onde denunciar cachorro bravo solto na rua é importante e pode ajudar a mudar a realidade desse animal.
Portanto, você poderá ligar para as autoridades de sua cidade, tanto para a polícia, quanto para os bombeiros, eles podem te ajudar e te orientar sobre como auxiliar esse pet.
Além disso, é possível entrar em contato com serviços de proteção animal, ONGs, veterinários que se voluntariam para ajudar animais de rua e muito mais.
Se informe na sua cidade se a prefeitura oferece serviços de recolhimento e acolhimentos desses animais em situação de rua.
A atitude simples de denunciar esse cachorro bravo solto na rua pode ajudar a mudar a vida dele.
Mas se o cachorro pertencer a alguém e essa pessoa estiver negligenciando os cuidados com o cachorro e deixando ele solto na rua, você poderá denunciar a situação para a polícia.
Assim sendo, os órgãos públicos devem te ajudar nessa tarefa de auxiliar esse animal bravo na rua. Procure ajuda e não tente agir por conta própria para não acabar sendo machucado ou machucando o animal sem querer, beleza?
Confira também: Como ensinar filhote de cachorro fazer necessidades no lugar certo
Posso adotar um cachorro bravo que está solto na rua?
Ao ver um cachorro bravo solto na rua, é bem comum que pessoas de bom coração queiram ajudar e resgatar o animal. Porém, é importante tomar alguns cuidados antes de tomar essa atitude. Apesar de muito bonita, você deve estar preparado e seguro dessa decisão.
Você pode sim adotar um cachorro bravo que está solto na rua, porém, antes disso, é importante se preparar. Cachorros de rua, que são bravos, são assim porque já sofreram muitos maus tratos vindos de diversas pessoas.
Por isso, é importante se aproximar sempre com calma e aos poucos, é interessante deixar primeiro que o cachorro se acostume com sua presença antes de pegá-lo e levá-lo para casa.
Aqui, recomendamos que você conte com a ajuda de um profissional qualificado para resgate. Afinal, tentar resgatar por conta própria pode ser perigoso, especialmente se estivermos falando de um animal extremamente agressivo.
Então, depois que você fez o contato com o animal e conseguiu tirá-lo da situação que estava, é super importante levá-lo ao veterinário.
Como dissemos anteriormente, cachorros em situação de rua sempre estão expostos a diversas doenças e isso pode ser perigoso, ainda mais se você já tiver cachorros em casa.
Leve-o ao veterinário, realize um check-up geral, realize exames, vermifugação, desparasitação e coloque as vacinas do animal em dia.
Além disso, você poderá precisar da ajuda de um adestrador para ajudar a controlar a braveza do animal para assim ele ser capaz de realizar uma boa socialização com outros animais.
Realize uma adoção responsável de um animal de rua! Só adote se puder manter aquele animal e puder oferecer coisas boas para ele, como boa alimentação, um lar seguro, amor, carinho e auxílio médico sempre que for necessário.
Leia mais: Qual a primeira vacina do cachorro?
Existe solução para cachorro bravo solto na rua!
Um cachorro bravo solto na rua não é um problema sem solução! Procure ajuda das autoridades competentes e se for adotar, que seja com responsabilidade e seguindo os cuidados necessários.
Assim, é possível lidar com essa situação da melhor forma possível, oferecendo qualidade de vida ao animal e, ao mesmo tempo, garantindo a sua segurança no processo de adaptação do bichinho à nova realidade.
Veja também: Saiba por que alguns cachorros têm o hábito de comer cocô