Otohematoma em cães

O otohematoma é normalmente desconhecido pelo tutores com essa nomenclatura técnica. Essa enfermidade é a famosa “orelha estourada”, encontrada mais em pessoas praticantes de arte-marciais, como: MMA e Jiu Jitsu. Ao contrário do que muitos pensam, essa condição não acomete somente os seres humanos. Acredite se quiser, os animais também podem apresentar “orelhas de lutador”. Esse quadro clínico é bastante comum nas clínicas e hospitais veterinários, fazendo com que seja muitas vezes considerado um quadro rotineiro, principalmente em cães com orelhas pendulares (orelhas caídas).

O otohematoma é causado por rompimentos de vasos, normalmente micro vasos, da orelha do animal. Com o rompimento dos micro vasos, o sangue fica acumulado debaixo da pele, fazendo com que surja uma bolsa de sangue. Com o tempo que o sangue fica acumulado na orelha em forma de bolsa, ocorre a deposição de fibrina, fazendo com que a orelha fique mais grossa. A causa principal do aparecimento do otohematoma é um traumatismo empregado na orelha do animal, podendo ter várias origens, tais como:

– Mordida numa briga com outro animal;

– Animais que apresentam otite, fazendo com que o pet se coce bastante e traumatize a orelha;

– Batidas em móveis ou objetos duros, ou até mesmo em brincadeiras com outros animais.

É importante enfatizar que o otohematoma, pode ser uni ou bilateral, ou seja, pode acometer uma só orelha ou as duas ao mesmo tempo.

Otohematoma em cães. Foto: Reprodução
Otohematoma em cães. Foto: Reprodução

Os sinais clínicos que o animal apresenta quando é acometido pelo o otohematoma são de fácil diagnóstico. Ao contrário de outras patologias que atingem os cães, o otohematoma, normalmente, não influencia na alimentação e na vida normal do pet. Os principais sinais clínicos a serem observados pelo tutor do cão, são:

– O pet apresenta dor ao tocar na orelha acometida;

– Apresenta inchaço em uma orelha só –ou em ambas- e Coceira (em casos da presença de otite).

Por mais que o tutor observe o aumento nas orelhas, só quem pode fechar o diagnóstico, se é ou não um otohematoma, é o profissional médico veterinário. O diagnóstico é feito através da anamnese e exame clínico do cão. Quem vai definir o tratamento a ser empregado é o profissional de sua confiança.

O tratamento do otohematoma normalmente é cirúrgico. Isso tem que ser feito somente por um médico veterinário. Jamais tente tratar o problema sem o acompanhamento de um profissional. É importante que o tutor, assim que perceber o inchaço na orelha do pet, leve-o imediatamentoe para uma avaliação. Como dito anteriormente, quando se demora muito, há a deposição de fibrina, endurecendo e espessando a orelha do cão. Dependendo do grau do quadro clínico, a orelha pode não voltar a ser como antes.

A prevenção é basicamente ter cuidado com a saúde do cão. Levar sempre a um profissional habilitado,  no caso de aparecimento de otite ou moscas. Um ponto também importante para se evitar a presença deste quadro é não deixar seu cachorro solto na rua para não brigar com outros cães e, no caso de aparecimento de inchaço na orelha, levá-lo imediatamente a uma clínica veterinária para uma avaliação médica. Lembre-se: quanto mais cedo tratar, as chances de uma recuperação bem sucedida aumentam.

 

[george]

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Assine nosso Newsletter
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail nossa seleção de conteúdo com dicas e curiosidades sobre cães.

Veja também!

Piloto da F1: Charles Leclerc faz pedido de casamento para namorada de um jeito diferente com ajuda de seu cão. Veja como foi!
O piloto da Ferrari, Charles Leclerc, surpreendeu ao pedir a influenciadora Alexandra Mleux em casamento de forma criativa, com a...
Na Argentina: Cachorro idoso é resgatado após dias preso em esgoto e ganha nova vida. Leia o desfecho!
Um cachorro idoso, surdo e quase cego, foi resgatado de um esgoto na cidade de Goya, na Argentina, após uma...
Rafael Vitti adota Leôncio, cachorro de três patas do filme “Caramelo”
Rafael Vitti adotou Leôncio, um cachorro de três patas que participou das filmagens do filme Caramelo, da Netflix. O animal,...
Salvador terá Instituto Médico Legal Veterinário pioneiro. Veja detalhes
Nova unidade especializada em perícias com animais será a primeira do Brasil no Instituto Médico Legal Veterinário...
Img de rastreio

Localize algo no site!