Os cães têm medo de fogos de artifício e isso não é nada bom, pois em todas as datas comemorativas muitas pessoas soltam fogos.
É bem comum que tenham fogos de artifício em festas como Natal, Ano Novo, festas de igreja e muito mais.
Os cães detestam, ficam nervosos, assustados e ansiosos por conta de todo barulho, o que não faz nada bem para a saúde mental deles.
Portanto, hoje, nós do Portal do Dog vamos te contar o por que cães têm medo de fogos de artifício e como você pode ajudar o seu cão nesses momentos. Vamos lá!

Efeitos do barulho dos fogos de artifício
Durante as celebrações, principalmente nas de final de ano, como Natal e Ano Novo, é bem normal que as pessoas soltem fogos.
Os fogos de artifício são uma forma de comemorar um momento muito importante da vida de alguém.
Porém, nem todo mundo gosta dos fogos de artifício, algumas pessoas não suportam o barulho e os animais também não, principalmente os cachorros.
Os cães têm medo de fogos de artifício, muito mesmo, eles podem ter inúmeras reações diferentes quando ouvem esse barulho.
Mas não é só de fogo de artifício que eles têm medo, mas de diversos barulhos que são altos e diferentes.
Bombas, sons altos, fogos de artifício e outros, podem incomodar muito o seu cachorrinho, o que não é legal.
Ao ouvir um barulho forte e incômodo, como no caso dos fogos de artifício, os cães podem sentir:
- Ansiedade;
- Nervosismo;
- Mal-estar;
- Cansaço psicológico;
- Medo extremo.
Tudo isso poderá acontecer caso o seu cachorro escute os fogos de artifício e tenha medo deles.
Além disso, o seu cão pode ficar mais agressivo, até mesmo com você, pois ficam tão assustados que não sabem como reagir.
Os cachorros tem diversas reações quando tem medo de algo, além dos que comentamos, eles podem chorar muito e querer seu colo.
Veja mais: 10 curiosidades sobre o Schnauzer Miniatura
Por que os cães têm medo de fogos de artifício?
Mas, por que eles têm esse medo? Bem, os cães têm medo de fogos de artifício porque o barulho é muito alto e assustador, esse é o principal motivo.
Os rojões fazem muito barulho e qualquer um pode se incomodar com eles, principalmente um animal que tem a audição sensível.
Esse é outro motivo, a sensibilidade na audição dos cães faz com que eles escutem esses barulhos bem fortes, mesmo que estejam longe deles.
Cães que tiveram traumas durante a infância podem interpretar os fogos de artifício como uma forma de ameaça contra eles, por isso o medo.
Os cães podem entender que depois de um rojão, outro pode vir, gerando assim uma ansiedade muito forte neles por saber que vem mais por aí.
Portanto, além de tudo isso, outros motivos podem causar esse medo. Veja abaixo:
- Genética: algumas raças de cães são naturalmente mais medrosos que outros;
- Infância: A infância do cachorrinho pode ter sido traumática e os barulhos podem incomodá-lo muito;
- Estresse: O seu cachorro pode estar tão estressado que qualquer barulho pode deixá-lo ainda mais nervoso;
- Ansiedade: um animal que sofre de ansiedade pode acabar tendo gatilhos fortes ao ouvir barulho dos fogos de artifício;
- Instinto de sobrevivência: Qualquer cachorro tem um instinto de sobrevivência e pode sentir medo ao ouvir barulhos, pois se sentem ameaçados.
Portanto, esses podem ser alguns dos motivos pelos quais os cães têm medo de fogos de artifício.
Assim sendo, quando o seu cachorrinho sentir medo dos fogos de artifício é importante saber como ajudá-lo nessa situação. Veja o próximo tópico!
Leia também: Gatos e Água: Por Que Muitos Gatos Não Gostam de Água?
Como ajudar seu cão que tem medo de fogos de artifício?
Agora você já sabe que existem muitos motivos para o cão ter medo de fogos de artifício, que vão desde fatores genéticos, até problemas com ansiedade.
Nesses casos, é muito importante que você saiba como ajudar o seu cachorrinho nesse momento, afinal, ele pode ficar frágil e com medo.
O cachorro, quando está com medo de algum barulho, pode ficar muito assustado, nervoso e ansioso.
A tarefa do tutor é tentar ao máximo mantê-lo calmo e longe das preocupações que surgem nesse momento.
Pois se o seu cachorro não se acalmar nesse período de medo, é possível que algumas coisas aconteçam, como uma possível fuga ou até mesmo problemas mais graves de saúde.
O ideal é evitar que qualquer coisa ruim aconteça com seu cachorro durante uma comemoração em que os fogos de artifício são utilizados.
Com isso em mente, veja como ajudar seu cão que tem medo de fogos de artifício:
- Mantenha-o em um lugar seguro, longe de todo barulho, de preferência um quarto aconchegante, onde seu cachorro se sinta bem. Tente fechar o máximo possível as entradas de som desse lugar. Vedar portas e janelas pode ajudar nessas situações;
- Utilize músicas e ruído branco para acalmá-lo e ajudar a abafar o barulho dos fogos de artifício. Cuidado apenas para não exagerar nesse barulho também, pois um ruído intenso e extra também não ajuda em casos de fogos de artifício;
- Se puder, leve-o para um local longe do barulho, pode ser uma casa no interior, onde os fogos de artifício não sejam ouvidos. Claro, isso se você tiver condições de fazer isso pelo seu cão e quando é possível ter uma previsão de que os fogos serão lançados;
- Tente distraí-lo, seja com brincadeiras diversas, carinho e você poderá até mesmo ligar a TV de casa para que mude o foco dos fogos de artifício. Porém, lembre-se de que não é legal forçar interações nesse momento. A ideia é distrair, não irritar o cachorro;
- Utilize algodão na orelha do seu cachorro para ajudar a abafar os barulhos. Mas cuidado, viu, se o seu cão não se sentir confortável com algodão, remova o quanto antes, e use da forma como o veterinário indicar, para não correr o risco de fazer com que o algodão acabe preso na orelhinha do pet;
- Fique ao lado do seu pet sempre, não o deixe sozinho, faça companhia e acima de tudo, não brigue com ele por chorar ou latir nesses momentos de medo. Se ele se esconder e ficar “longe” de você por isso, esteja sempre por perto mesmo assim, tentando supervisionar os comportamentos dele para protegê-lo.
Agora que você já sabe o por que os cães têm medo de fogos de artifício e como ajudá-lo, é só dar muito amor e carinho e colocar nossas dicas em prática.
Também lembre-se de sempre conscientizar as pessoas acerca de que os fogos de artifício com barulho podem prejudicar muitos animais e pessoas.
Afinal, nem todo mundo sabe que o barulho pode ser realmente um problema. Por isso, se possível, converse com seus amigos e familiares sobre os efeitos negativos dos fogos de artifício.
Quem sabe, assim, conseguimos reduzir esse barulho no dia a dia das cidades, não é mesmo?
Veja mais: Cachorro tem expressão facial única e vira meme: “Está me julgando”