O Border Collie Blue Merle é um cão belíssimo, que atrai muito a atenção das pessoas que desejam ter um cão dessa raça, mas também gera uma série de dúvidas.
A primeira delas e, mais importante é o que leva o animal a ter essa cor. Ademais, pergunta-se se existe algum tipo de problema genético relacionado a isso.
São muitos os questionamentos, principalmente em relação ao estado de saúde desses cães, uma vez que os tutores se preocupam com o bem estar deles.
Essa coloração se refere ao aspecto “marmorizado” da pelagem, que pode se dividir entre blue merle (com tonalidades de preto, cinza e branco) e, red merle (branco com vermelho ou marrom).
Este animal é marcado também pelas mucosas e focinho com tonalidade mais clara, puxada para o róseo.
Todas essas características conferem ao animal uma aparência belíssima e bastante curiosa, considerada exótica.
Os cães Border Collie Blue Merle são realmente muito lindos, mas antes de levar um para casa, há muito o que se saber à respeito deles. Então, continue lendo este texto.
Border Collie Merle: o que significa?
O termo Merle se refere, na verdade, a um padrão de pelagem, que inclusive acontece em várias raças.
Isso inclui animais de diferentes portes, como o Pastor Australiano, Dogue Alemão e Dachshund, por exemplo.
Esse padrão de coloração é bem diferente e, chama a atenção. As manchas se contrastam com os olhos e as mucosas mais claras.
Essa cor é considerada exótica e, existem criadores de cães que se dedicam a fazer cruzamentos que levem ao nascimento de animais assim.
Mas para se fazer isso, é necessário ter bastante cuidado, uma vez que este padrão de coloração possui algumas peculiaridades.
Esses animais surgem a partir de mutações genéticas e, é importante verificar sempre o impacto que isso pode ter sobre os pets e o bem estar deles.
É sabido, por exemplo, que o Merle tem uma maior tendência a apresentar alguns problemas graves de saúde.
Por isso, muitas pessoas que conhecem essa informação ficam com medo de adquirir um animal com essa característica.
Pior ainda é quando o indivíduo adquire um cão sem ter nenhuma informação sobre essas alterações.
Border Collie é um cão incrível
O Border Collie é considerado o cão mais inteligente que existe atualmente e, justamente por isso, pode surpreender em muito ao seu tutor.
Com uma capacidade impressionante de aprender e memorizar informações, esse cachorro tem muitas habilidades.
Inclusive, é bem comum que os tutores desses animais se surpreendam com comportamentos deles. As vezes eles aprendem coisas bem inesperadas.
Se você ainda duvida disso, deve saber que um estudo publicado na revista científica Elsevier chegou à conclusão de que o Border Collie consegue compreender, aprender e memorizar mais de mil comandos.
Isso considerando os comandos de voz que estejam associados aos mais diversos objetos ou ações que o animal deva executar.
Isso se deve a um processo de seleção artificial dos indivíduos que se saíssem melhor em algumas atividades e, que pudessem auxiliar adequadamente aos seus tutores nos seus trabalhos em propriedades rurais.
Para isso, além de inteligentes, eles deveriam também ter uma boa resistência física. E foi assim que os Border Collie se tornaram excelentes em cães de trabalho, demonstrando uma resistência física impressionante.
Atualmente, mesmo que eles já não trabalhem mais em propriedades na maioria dos casos, ainda assim eles continuem se dando muito bem em atividades como o canicross e agility.
Essas são atividades que contribuem bastante com o desenvolvimento dos cães, uma vez que para essas atividades ele deve ser veloz e, ao mesmo tempo bastante inteligente.
Eles podem se divertir bastante dessa forma e, essa é uma ótima opção para desenvolver o animal e ajuda-lo a gastar bastante energia.
Aliás, deve-se dizer que qualquer pessoa que pense em ter um animal dessa raça deve estar disposto a gastar a sua energia, uma vez que às vezes ela parece não acabar.
Personalidade do Border Collie
Algo que se deve saber sobre o Border Collie é que a personalidade desse animal é incrível, o que faz dele um excelente companheiro.
Por mais que os cães dessa raça sejam de certo modo independentes, eles também gostam de estar junto com os tutores.
Por isso, eles são excelentes companheiros de aventuras e, adoram passar momentos em família, sobretudo se for ao ar livre.
Aliás, esse é um cão que precisa gastar energia ao ar livre. Por isso, deve-se levá-lo a passeios diversos, em ambientes bem variados, estimulando o cão física e mentalmente.
Inclusive, os cães dessa raça adoram as crianças, uma vez que elas também têm muita energia e disposição para brincadeiras.
Sendo assim, animais dessa raça são ótimos para famílias que possuem crianças. O cão pode ser um excelente companheiro para todas as horas.
Carinhoso, esse cão gosta muito de carinho e, também consegue retribuir de maneira bastante agradável às pessoas que o cercam.
Border Collie Blue Merle tem padrão genético diferente
Dotado de uma aparência impressionantemente bonita e exótica, o Border Collie Blue Merle conta com uma determinação genética bem diferente dos demais exemplares da raça.
O termo “Merle”, na verdade, se refere a um gene manifestado em heterozigose, que apresenta uma dominância incompleta.
A principal característica que se observa no animal que possui essa genética, é a presença de manchas que aparecem sobre a coloração sólida ou bicolor da pelagem.
O Border Collie Blue Merle geralmente tem também os olhos azuis, mas pode acontecer a heterocromia, ou seja, quando existe um olho de cada cor.
Uma questão importante de se esclarecer também é que nem todos os Border Collie Merle vão manifestar a cor característica.
Em algumas situações o tutor pode desconfiar que o cão tem o gene Merle, mas a coloração da pelagem não aparece. Nesse caso, costuma-se dizer que o animal é um “Merle Fantasma”.
Nesse caso, é fundamental que se faça um exame de DNA que detecte a presença do gene relacionado ao padrão Merle.
Aliás, é extremamente importante que se verifique isso, sobretudo em animais que não serão castrados e, que irão reproduzir.
Isso porque os animais que possuem o gene Merle não devem cruzar com um animal que carregue a mesma característica.
Os criadores responsáveis se ocupam de realizar essa caracterização, uma vez que é preciso ter bastante atenção com a reprodução dos cães.
Por isso, se você adquirir um animal com esse padrão, sempre exija comprovações. E se você não tiver certeza sobre o pet, a melhor coisa a se fazer é castrar o cão para evitar assim uma gestação indesejada e possíveis problemas.
Quais são as cores de Border Collie merle?
Algo interessante de se saber é que o Border Collie Merle é um cão que possui uma coloração única e bastante exótica, com misturas de tons bastante graciosas.
No entanto, mesmo que todos os cães carreguem um gene específico, algumas variações podem ocorrer dentro desse gene.
Ou seja, não é porque os animais carregam essa informação genética em comum que eles terão exatamente a mesma cor.
O gene deixa a pelagem com aspecto manchado, ou marmorizado. Mas existem variações nas cores. As principais a se conhecer são:
- Border Collie red merle
- Border Collie red merle tricolor
- Border Collie blue merle
- Border Collie blue merle tricolor
O Border Collie chama a atenção pela sua beleza. Algo que todos os exemplares possuem em comum é a aparência da pelagem mesclada, que sempre traz a cor branca.
As manchas podem ser pretas, vermelhas ou acinzentadas. E existem animais que possuem as extremidades do corpo cinza.
Border Collie Blue Merle: não se deve cruzar dois exemplares iguais
Por mais que o Border Collie Blue Merle seja belíssimo, é preciso ter um pouco de atenção em relação aos cuidados com esse padrão genético.
A pelagem Merle apenas não leva a problemas nos animais. Pelo menos nada além do que é observado para a raça de maneira geral.
No entanto, deve-se ter muito cuidado com animais chamados de duplo Merle, ou seja, provenientes de cruzamentos nos quais os dois progenitores carregam o gene.
Nesse caso, existem vários problemas relacionados com o cruzamento e, os indivíduos podem nascer com problemas como:
- Cegueira;
- Surdez;
- Microftalmia (olhos pequenos);
- Esterilidade;
Existem vários outros problemas que podem aparecer nesses animais que possuem o gene em dose dupla.
Sendo assim, o cruzamento entre dois animais com essa característica genética não é recomendado, uma vez que leva ao aparecimento de animais com desequilíbrio genético, que é extremamente prejudicial.
Por isso, esse tipo de cruzamento é proibido e, os criadores responsáveis realmente não o fazem. Mas muitas vezes podem nascer cães assim a partir de cruzamentos realizados por leigos.
Ademais, o Border Collie duplo merle resulta em um cachorro quase branco, o que não é reconhecido oficialmente pela Federação Internacional de Cinologia (FCI).
Conclusão
O Boder Collie Blue Merle é um cão exótico, bonito e, considerado incomum. No entanto, quem deseja ter um animal desses deve conhecer bem a variação, além de ter cuidado em não fazer o cruzamento entre dois indivíduos iguais para não nascer um pet duplo merle.