O cão salsicha é um cachorro extremamente popular e famoso em diversos lugares do mundo. Logo, em cada local ele ganha um apelido próprio e carinhoso. No Brasil, ele é chamado de salsicha. Porém, o seu nome verdadeiro é de origem alemã. Por lá, o cão é chamado de dachshund!
A popularização do cãozinho aqui no país fez com que milhares de pessoas o adotassem. Afinal, uma raça tão fofa e tranquila muitas vezes chama a atenção das pessoas, não é mesmo? Por mais que este cão possa ter algumas características próprias (como o próprio corpo), saiba que não é difícil de criá-lo e mantê-lo feliz e saudável.
Explicaremos tudo a partir de agora. Acompanhe o texto!
Cão Salsicha (Dachshund) – O que considerar antes de ter um?
O cão salsicha é um cachorro extremamente carinhoso, dócil e fofo. Muitas vezes tudo que ele quer é ficar tranquilo, na dele, esperando o tutor acariciar seus pêlos ou mesmo encher a tigela de ração. E isto, por si só, já faz do animal um cachorro fofo e muito “requisitado”.
Somando-se isso a facilidade de criá-lo, muitos tutores acabam optando pela raça. Porém, se você também está buscando adotar um cão salsicha e não entende muito bem o que considerar na hora da escolha, este texto vai te ajudar. Separamos alguns critérios importantes que você precisa levar em consideração. Acompanhe!
Evitar o sobrepeso é essencial
O primeiro ponto que precisa ser considerado para criar um cão salsicha com saúde, é evitar o sobrepeso do animal. É claro que esta característica muitas vezes faz com que as pessoas considerem o animal ainda mais fofo. E ele realmente fica! Mas, é preciso tomar cuidado. Afinal, a obesidade canina é maléfica não só para o cão salsicha, mas para todos os cães! Quanto mais gordura o animal acumular em seu corpinho, mais doenças podem se proliferar. E isto é péssimo.
Veja aqui alguns sinais de doenças cardíacas em cães.
Alguns problemas na coluna podem surgir
Como o cão salsicha é um animal longo, alguns problemas na coluna podem surgir. Por exemplo, ele poderá sentir dores e desconfortos em suas vértebras, devido ao peso longo que carrega. E esta é mais uma motivação para evitar o sobrepeso: quanto mais pesado for o cachorro, mais ele sofrerá com a coluna.
Um cão que precisa de exercícios – Mas pode ter limitações
O cão salsicha, assim como todos os outros cães, precisam de exercícios constantes. Porém, o que você precisa entender no caso deste animal, é que ele não tem um porte físico muito propenso a desenvolver atividades físicas. Suas patinhas curtas e seu corpo extenso requerem alguns cuidados. Por isso, sempre que for exercitar o animal, faça isso aos poucos, com cuidado e sem forçar demais.
Um cachorro inteligente que pode absorver rapidamente um bom adestramento
E, por último, não poderíamos deixar de falar da inteligência deste cãozinho. Ele é incrivelmente inteligente e pode aprender rapidamente os comandos de um bom adestramento de cachorro. Por isso, se você adotar um filhotinho, faça ele se acostumar desde cedo com treinamentos e adestramentos!
Cuide bem do seu cão e boa sorte.