A prefeitura de Sorocaba confirmou na manhã de sexta-feira (26) o sexto caso de morcego infectado com o vírus da raiva na cidade. O animal foi encontrado no dia 22 de setembro no Jardim Novo Horizonte, região norte do município. A ocorrência acende um alerta para tutores de cães e gatos sobre a importância da vacinação antirrábica atualizada.

Histórico de casos em Sorocaba
Este é o sexto morcego identificado com raiva em diferentes pontos da cidade. Os casos anteriores foram registrados nos bairros Paineiras e Vila Melges (zona norte), São Carlos e Vila Barão (zona oeste), e Alto da Boa Vista (zona leste), demonstrando a dispersão geográfica dos animais infectados.
A presença do vírus em diferentes regiões da cidade é um risco potencial para animais domésticos não vacinados que possam entrar em contato com morcegos infectados, e consequentemente um risco para a saúde humana também. A raiva é uma doença viral quase sempre fatal quando os sintomas se manifestam.
Sobre a raiva, veja essa notícia promissora: Brasil celebra uma década sem casos de raiva humana transmitida …
Após a confirmação do caso, a equipe de Zoonoses iniciou um bloqueio preventivo, visitando imóveis em um raio de 500 metros do local onde o morcego foi encontrado. Os agentes estão orientando moradores sobre os hábitos dos morcegos e distribuindo materiais informativos sobre a raiva.
Durante as visitas, os profissionais verificam possíveis abrigos de morcegos e realizam uma busca ativa para identificar se cães, gatos ou humanos tiveram contato com o animal infectado. Também é verificado se os pets da região estão com a vacinação antirrábica em dia.
A Secretaria da Saúde informou que não há risco imediato para a população, mas enfatiza que as ações preventivas são essenciais para evitar a transmissão da doença.
Recomendações para tutores de cães
Se você é tutor de cães ou gatos em Sorocaba, especialmente nas regiões onde foram encontrados morcegos com raiva, siga estas orientações:
- Mantenha a vacinação antirrábica do seu pet em dia – esta é a principal forma de proteção
- Caso encontre um morcego caído ou com comportamento anormal, não toque no animal
- Entre em contato imediatamente com o serviço de Zoonoses da sua cidade
- Se seu cão ou gato teve contato com um morcego, procure atendimento veterinário mesmo que o pet esteja vacinado
Leia esse artigo: Novo caso de raiva destaca a importância do cuidado. – Portal do Dog
Em caso de animais domésticos que tiveram contato com morcegos, a equipe da Zoonoses realiza o reforço vacinal. Quando há registro de contato humano com o animal infectado, é feito encaminhamento para atendimento antirrábico específico.
