Os primeiros socorros, como o prĂłprio nome diz, referem ao primeiro procedimento a ser feito momentos depois do acidente. É normalmente utilizado em pacientes com risco de vida, para que seja feita a estabilização e, em seguida o animal possa ser encaminhado imediatamente a uma clĂ­nica ou hospital, ou seja, a um local onde seja feita uma assistĂȘncia devida. Essa prĂĄtica, no momento crĂ­tico, Ă© de suma importĂąncia, pois na maioria das vezes que o paciente nĂŁo recebe os primeiros socorros adequados, chega a Ăłbito.

Os primeiros socorros, não necessariamente, ocorrem quando o animal corre risco de morte. Até mesmo numa queimadura ou numa perfuração, é de suma importùncia que seja feita a estabilização. Ao contrårio dos seres humanos, os animais, mesmos  os mais mansos, reagem de forma mais violenta no momento de dor. Por conta disso, ao se aproximar de qualquer animal lesionado, é necessårio cautela e equipamento para a segurança de quem for ajudar.

No momento da aproximação do cĂŁo, Ă© importante que se coloque uma focinheira de imediato, ou se nĂŁo tiver, improvise com um cadarço de calçado. Isso pouparĂĄ vocĂȘ e o pet de inconvenientes. Como dito anteriormente, o cĂŁo quando estĂĄ com dor, reage de forma agressiva mordendo atĂ© mesmo os tutores. Depois de imobilizar o cĂŁo, Ă© necessĂĄrio observar se hĂĄ alguma hemorragia no corpo do animal, cortes profundos, como tambĂ©m alguma fratura aparente.

Primeiro-socorros em cães. Foto: Reprodução

Primeiro-socorros em cães. Foto: Reprodução

Depois de uma breve avaliação do animal, é necessårio estabilizar o quadro para que seja levado a uma clínica veterinåria. Os principais acidentes em cães que necessitam de primeiros socorros, são:

Queimaduras: Esse caso é bastante encontrado em acidentes domésticos, mas também pode acontecer de forma proposital, quando executado por malfeitores. A conduta que o tutor deve tomar de imediato é lavar a queimadura com ågua corrente e limpa, não aplicar sabão, gelo ou ågua fria e se possível cobrir o ferimento com pano limpo.

Fraturas: Esse caso Ă© bastante encontrado em atropelamentos. Nessa situação Ă© indicado imobilizar o local fraturado com algo fixo, como: tĂĄbua ou papelĂŁo. Em caso de fratura exposta, cubra-o com pano limpo e leve imediatamente Ă  clĂ­nica veterinĂĄria. É importante ressaltar que jamais tente por o osso no local, pois agravarĂĄ o quadro.

Cortes: É importante que o corte seja lavado com água limpa, e em seguida, pressionado com um pano limpo a fim de parar o sangramento. No momento que for levar o cão à clínica, manter a lesão coberta para que não haja infecção.

Em casos de cĂŁes com parada cardiorrespiratĂłria, ou seja, a parada do batimento cardĂ­aco e da respiração, Ă© importante que seja feito uma manobra de emergĂȘncia. Por isso, a rapidez no atendimento Ă© fundamental, devendo o animal ser socorrido antes de completar 20 minutos, sob alto risco de Ăłbito.

Em qualquer caso, leve o pet imediatamente à uma clínica. Os primeiros socorros dão uma estabilização no quadro clínico, até que o animal chegue a um médico veterinårio. Não tente tratar em casa, isso pode custar a vida do cão.

 

Por: George Augusto von Schmalz Portella de Macedo

Ocupação: AcadĂȘmico de Medicina VeterinĂĄria

Contato: [email protected]