Cinofobia (fobia de cachorros) é o medo irracional e anormal de cachorros. Mais comum do que imaginamos, essa fobia está sob a categoria de fobias animais, e é particularmente debilitante pela quantidade de cães em diversos países, tornando a vida de quem tem a fobia ainda mais delicada.

As pessoas que têm medo de cachorro geralmente o adquirem devido a uma experiência traumática que tenham passado, como serem atacados e mordidos por um cão. São poucos os que buscam tratamento, por vergonha ou medo da ignorância alheia.

dog at home, pet, communication with an animal, child and dog, family

dog at home, pet, communication with an animal, child and dog, family

É importante lembrar que as fobias são medos reais e paralisadores para quem as têm, impactando suas vidas de maneira extensa. Os que possuem cinofobia se sentem ameaçados só de falar em cães, ou seja, o medo se manifesta até mesmo quando eles não estão presentes. Eles acreditam que podem ser atacados a quaquer momento, independe de raça e tamanho. Para eles, qualquer cachorro é um perigo.

Fobia de cachorros: sintomas

Sintomas incluem ansiedade, ataques de pânico, tremores, dificuldade de respiração, sudorese, insegurança, crises de choro, aceleração cardíaca e sensação de perigo iminente.

O auxílio de um psicólogo é fundamental para a superação do medo e, felizmente, existem formas de tratamento, como a dessenssibilização sistemática e a técnica de exposição.

Tratamento

Durante o tratamento de fobia de cachorros, o paciente é exposto à cachorros e estimulado a ficar na presença cães adestrados, para que aos poucos e em um ambiente controlado, veja que não há problema. O intuito é que ele vá gradativamente perdendo o medo.

Conhece alguém que tem cinofobia? Seja compreensivo e o encoraje a buscar tratamento.