Já reparou que é comum encontrar um chihuahua ou um poodle com mais de 15 anos de idade, mas raramente vemos um dog alemão ou um são bernardo com mais de uma década de vida? Vamos descobrir porque os cães pequenos vivem mais.

Isso acontece porque no universo canino, o tamanho interfere na expectativa de vida. Os cães pequenos costumam viver mais tempo do que os grandes. Basta ver a lista das 10 raças que costumam ter mais anos de vida para perceber isso.

Um estudo realizado nos Estados Unidos concluiu que cães maiores morrem mais cedo porque envelhecem mais rápido.

E aparentemente, a prática da reprodução feita por criadores pode ter culpa parcial. Porque a seleção artificial resultou em tamanhos de corpos drasticamente diferentes, o que significa que os filhotes foram modificados geneticamente para cresceram mais rápido e a consequência disso é o envelhecimento acelerado.

Por que os cães pequenos vivem mais?

A expectativa de vida média dos cães varia consideravelmente dependendo da raça e tamanho do cão. 

Existe uma crença comum de que um ano humano é igual a sete anos caninos. Mas esta afirmação é falsa, pois é necessário saber quantos anos um cão pode viver, seu tamanho e, portanto, sua raça.

Para determinar quais raças de cães têm a expectativa de vida mais longa e mais curta, Wall Street analisou a idade média de morte de 148 raças de cães com base em um estudo publicado pelo National Center for Biotechnology Information.

As 40 raças de cães com vida mais curta vivem em média pouco menos de 10 anos, mais de dois anos a menos do que a média de vida de todos os cães.

Por outro lado, o tempo médio de vida das raças da lista de cães que vivem muitos anos é de 14,3 anos, dois anos a mais do que o tempo médio de vida.

Nos mamíferos, os grandes animais vivem mais do que os pequenos. Por exemplo, os elefantes vivem muito mais do que os ratos.

No reino animal, o tamanho geralmente é igual ao tempo de vida: elefantes e baleias podem viver cerca de 70 anos, um rato comum – dois. O inverso acontece no mundo dos cães.

Enquanto um cão de tamanho gigante será considerado velho aos seis anos, um cão grande aos oito e um cão de tamanho médio aos dez, alguns cães de tamanho pequeno começarão a envelhecer aos doze ou treze.