Como ensinar o cão o que é não, muitas vezes pode ser um processo altamente complexo. No entanto, se fizer do jeito certo, os resultados acabam surgindo e você consegue ter um cachorro obediente e que sabe entender aos seus comandos. Para isso, é importante seguir alguns critérios que vamos explicar no decorrer do texto. Por isso, acompanhe até o final.

Como ensinar o cão o que é não

Se você está tentando entender como ensinar o cão o que é não, está no lugar certo. Com alguns critérios importantes a serem levados em consideração, vamos abordar este tema de forma objetiva e prática. Afinal, tudo que não queremos, é que nosso cão seja desobediente e mal educado, não é mesmo?

Assim sendo, existem formas de você ter um cão acostumado e que entenda quem é o dono de quem. Entretanto, é extremamente importante você entender que ele é um animal. E que sua paciência será testada. Por isso, não desanime, siga firme e acompanhe o texto.

Como ensinar o cão o que é não

Ensiná-lo enquanto filhote é a melhor solução

Podem existir dezenas de técnicas de adestramento de cães que surtem resultados. Mas a forma mais prática de fazer o seu cão entender o que você quer dele, é aproveitar a fase em que ele ainda é filhote. Nesta fase, ele está aprendendo tudo e o cérebro dele ainda está condicionando o estilo de vida que ele vai ter.

Neste caso, o que você precisa fazer, é tratar a situação como uma oportunidade de ensinar o que é não. Pois depois que ele for mais velho, algumas manias e atitudes serão extremamente difíceis de remover. Portanto, promover práticas saudáveis de conduta desde que ele é filhote é uma das formas mais assertivas.

Entretanto, se o seu cão for mais velho, os ensinamentos também serão válidos. No entanto, poderá levar mais tempo para a total compreensão. E você precisa entender isso para que não gere estresse nem situações desagradáveis para você e para o seu cão.

Como ensinar o cão o que é não

Use recompensas durante os ensinamentos

Esta é uma das técnicas mais assertivas para condicionar o cão a entender o que ele pode e o que ele não pode. Dar recompensas como biscoitos caninos, passeios ou carinhos é uma forma inteligente de promover a cultura do entendimento no cérebro do cachorro.

Assim sendo, toda vez que o seu cão fizer o que você quer depois de um treinamento intensivo, entregue uma recompensa para ele. Ele verá isto como uma forma de agradecimento e entenderá que, toda vez que ele reproduzir aquilo, ganhará um biscoito. No caso de fazer o cachorro entender o que é “não”, toda vez que ele sentir-se com medo e recuar depois de você dizer, é hora da recompensa.

O tom de voz precisa ser imponente e curto

Cães são movidos a sentimentos. Sejam eles positivos ou negativos. E quando você brigar com ele de forma enfática, com um “não” bem curto e grosso, ele entenderá aquilo como algo sério. Portanto, quando você dizer “não” ao cão, seja firme e diga apenas o “não”. Descarte outras expressões ou dizeres, pois poderá confundi-lo.

Outro ponto muito importante, é nunca usar o nome do cão associado ao “não”. Pois ele poderá entender que o “não” que você disser, pode fazer parte do nome dele. E isso é extremamente negativo para a formação da conduta do cachorro. Portanto, use o “não” de forma imponente e curta.

É importante entender que o cão precisa entender o que ele pode e o que ele não pode. E esta é uma forma de deixá-lo envergonhado do que eles fez ou vai fazer. E, depois que o “não” for aceito e você notar a obediência, entregue a recompensa.

Como ensinar o cão o que é não

Dê tempo ao tempo

Pode ser que o seu cão demore a entender o que você tem a dizer. Por isso, dê tempo ao tempo. Isto facilitará e muito o processo, pois você não se desgastará e nem deixará o cachorro estressado. Como falamos, eles são animais. E precisam de um tempo para assimilar a conduta que devem ter. Esta é a forma de como ensinar o cão o que é não.

Assim sendo, siga este processo até que o seu cachorro passe a obedecer a sua ordem de comando e torne-se educado. Leve o tempo que for, é desta forma que você proporcionará qualidade de vida para o cachorro de forma pacífica.